Modelos de Cor
Neste modelo a cor preta indica a mistura das cores azul, verde e vermelho devido á absorção desses comprimentos de onda. Já a ausência de cor indica a ausência de cor devido á não absorção desses comprimentos de onda mas sim á reflexão.
Mistura de cores de
pintura ou impressão
No modelo aditivo a ausência de cor corresponde á cor preta enquanto que a mistura das outras cores (verde, vermelho e azul) formam a cor branca. Corresponde á Luz emitida e projectada num ecrã.
Mistura de cores emitidas por fonte de Luz.
Sistemas de cores
RGB
É a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue).
O modelo de cores RGB é um modelo aditivo no qual o vermelho, o verde e o azul (usados em modelos aditivos de luzes) são combinados de várias maneiras para reproduzir outras cores.
O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos como monitores de TV e computador.
É um padrão de quatro cores “primárias”, que combinadas formam cores ilimitadas.
. O padrão CMYK é mais usado para impressão em papel, onde 4 cores de tinta geram uma qualidade final melhor do que apenas 3.
Visto que a imagem no monitor usa um sistema de imagem diferente, após a impressão vai haver alterações.
Os sistemas de cores são RGB e CMY são definidos como cores complementares.
HSB é a abreviatura para o sistema de cores formado pelas componentes Hue (Tonalidade), Saturation (Saturação) e Brightness (Brilho).
Brilho
Traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, indica a quantidade de luz que a mesma contém. O termo luminosidade está relacionado com a luz reflectida, enquanto o termo brilho está relacionado com a luz emitida. Resumindo este parâmetro define o brilho da cor, atingindo também valores entre 0 a 100%.
Saturação
Indica a maior ou menor intensidade da tonalidade. É também chamado de "pureza". Quanto menor é esse valor, mais tons de cinza terá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem, podendo atingir valores de 0 a 100%. Assim o valor 0% indica a inexistência de cor ou a aproximação aos cinzentos e o valor 100% indica uma cor saturada ou pura.
Tonalidade
É a cor pura com saturação e limunosidade máximas. A tonalidade permite fazer a distinção das várias cores puras, isto é, verifica o tipo de cor, podendo ser vermelho, amarelo ou azul. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.
Sistema de cores utilizado pelo sistema PAL.
A componente Y corresponde ao brilho.
U e o V correspondem à cor.
Diferencia-se do RGB pois quer a cor quer o brilho são tratados separadamente. De forma a reduzir a informação transmitida só são transmitidas as intensidades do azul e do vermelho, sendo a intensidade do verde calculada a partir da luminosidade total.
Aditivo
Subtractivo
Cada par de cores subtractivas também cria uma cor aditiva e vice-versa.
K
C
M
Y
-->http://www.Wikipedia.org;
-->http://www.youtube.com;
-->PDF's;