Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Cultura e religião Persa
Os Persas influência cultural dereceberam diversos povos, sobretudo dos egípcios e mesopotâmicos.
No plano religioso os Persas se distinguiram pelo zoroatrismo, uma crença que ainda hoje tem seguidores em várias partes do mundo.
Segundo o zoroatrismo, o dever das pessoas é praticar o bem e a justiça.
Hoje...
Onde antes estavam estabelecidos os medos e os persas, localiza-se o Irã, em que a maior parte da população professa o islamismo. A economia do país está fundamentada na exploração do petróleo.
Em toda a região existem ainda vestígios do Mundo Antigo, como as ruínas de Persépolis, uma das principais cidades persa.
O Império Persa
Os Persas, a princípio ficava sobre controle dos medos que por sua vez matinham hegemonia sobre o território.
A situação mudou quando, sobe o domínio de Ciro, assim os Pesas conquistaram toda a região, por volta de 550 a.C.
Após o governo de Ciro, os Persas mantiveram a política expansionista. Depois seria a vez de Dario I de dominar.
Com essa maneira de dominar os Persas chegaram a dominar os territórios da Ásia Menor, Mesopotâmia, e de boa parte da Ásia Central.
A administração do Império Persa
Dario organizou o território em províncias, cada qual era governada por uma pessoa de confiança do soberano conhecido por sátrapa.
Para melhorar a comunicação entre as regiões que formavam império, foram construídas inúmeras estradas, a principal delas chamava-se Estrada Real.
As Cidades Fenícias
A faixa de terra que se localizava a Fenícia surgiram algumas cidades entre elas Tiro, Sídon, Beritos e Biblos. E estas não possuiam um governo centralizado.
A administração de cada cidade era exercida, em geral, por um soberano, com auxílio de um conselho formado por representantes comerciantes.
A expansão do comércio nas cidades Fenícias e o aumento da população, favoreseram a montagem de diversas colônias ao longo do Mediterrâneo. A maior parte dessas colônias formou-se como ponto de apoio para a realização do comércio e abastecimento dos navios.
Fenícios
Os Fenícios se localizavam numa faixa estreita de terra banhada pelo mediterrâneo oriental. Eles destacavam-se por ser uma sociedade marcada pela navegação e pelo comércio.
Com cenário favorável à navegação e ao comércio, já que o território dos fenícios ficava próximo ao Egito e, com isso, se transformou num ponto de concentração das caravanas que chegavam da Mesopotâmia em direção aquela região. Com essas condições, os Fenícios controlavam boa parte do comércio efetuado ao longo mar Mediterrâneo.
A Sociedade Fenícia
Os Fenícios executavam com habilidade atividades ligadas à construção de navios, produção têxtil e metalúgica.
A religião assumia importância fundamental, cada cidade era representada com um
deus-protetor, os cultos ocorriam em ao ar livre ou em lugares elevados.
A sociedade local contava com muitos comerciantes que tinha muito prestígio e escravos.
Alfabeto Fenício
O alfabeto Fenício é composto de 22 sinais, correspondentes às consoantes. Com o passar do tempo os Gregos introduziram as vogais e aperfeisoaram o alfabeto que é ultilizado hoje pelos povos ocidentais.
Com este sistema era possível registrar qualquer vocábulo de modo eficaz, assim facilitando o registro das transações comercias.
As imagens ao lado representam as civilizações estudadas.
Hoje...
Hoje, a Antiga Fenícia abriga o Líbano e parte da Síria, países que reunem populações Arabes, em sua maioria praticantes do islamismo. O Líbano conquistou a sua autonomia política em 1945.
Nos últimos anos contudo, a situação tornou-se conturbada, sobre tudo por rivalidades nos diversos grupos políticos e religiosos.
Hebreus
O povo hebraico origina-se da região da Palestina, localizada entre o deserto da Arábia, Líbano e Síria. Na proximidade do Mar Mediterrâneo e cruzada pelo rio Jordão, a região da Palestina era considerada um dos mais importantes centros comerciais do mundo antigo. Era uma região de conflito uma vez que era habitada por diferentes povos que disputavam territórios, bens e poder, sendo palco da histórica briga árabes e palestinos, que perdura até os dias de hoje. Os hebreus são um povo com origem semita que se diversificaram de outros povos contemporâneos a eles por meio de uma crença religiosa monoteísta e por possuírem um líder religioso, Moisés. A civilização hebraica foi uma das que mais exerceu influencia sobre a civilização presente, em todas as partes do mundo, uma vez que a sua religião, o judaísmo, forneceu subsídios para a constituição do cristianismo e do islamismo.
Patriarcas e Juízes: Os Primeiros Governos
A população hebraica era organizada em vários clãs patriarcais que eram tribos seminômades. Essas tribos familiares dedicavam-se à criação de gado em pastagem próximas a oásis espalhados pelo deserto da Arábia. Por influencia de seus crenças religiosas os hebreus fundaram uma religião monoteísta baseada no culto ao Deus Jeová. Os hebreus seguiam a liderança de homens que eram escolhidos por Jeová e consideravam-se uma nação santa que deveria expandir a sua população pela terra, desse modo, as famílias eram muito numerosas em integrantes. As mulheres recebiam o papel de criar os filhos e manter o lar, enquanto os homens tinham a função de administrar as tribos e obter o sustento da família. No chamado período dos patriarcas, que foi a primeira parte da história política do povo hebreu, a população esteve sob o domínio da liderança de uma espécie de Rei, que era um membro de uma das tribos que possuía o poder jurídico, militar e religioso. Com relação à atividade econômica os hebreus sustentavam-se por meio de trabalhos pastoris de caráter nômade, ou seja, o povo deslocava-se constantemente para regiões mais férteis.
Hoje...
Israelenses e Pelestinos disputam o local de forma intensa desde meados do século XX, quando foi criado o Estado de Israel. Na época, previa-se também a formação de um segundo Esttado para a brigar a população de origem árabe, os palestinos, que habitavam o lugar havia muito tempo.
Vários conflitos, entretanto, impossibitaram a concretização da proposta.
Em 1993, como consequência de vários acordos de paz assinados entre os dois lados, foi criada a Autoridade Nacional Palestina (ANP), uma espécie de embrião para o futuro Estado árabe. Até os dias de hoje, porém, a situação entre israelenses e palestinos permanece sem solução. Intensos conflitos ainda ocorrem, provocando a morte de muitas pessoas e ampliando a instabilidade em todo o Oriente Médio.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS...!!!
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO...!!!