As palavras e atitudes do discípulo devem demonstrar ao mundo a grande transformação de sua vida realizada pelo poder do evangelho.
Perseverança
O viver diário com a nova vida em Cristo tem seus altos e baixos, porque o discípulo ainda é um pecador e sujeito ao pecado. Podem acontecer falhas e derrotas em alguns aspectos da vida, mas também acontecerão momentos de júbilo e vitórias. A tentação que foi vencida uma vez poderá voltar outras vezes. A santidade não significa perfeição absoluta, mas ter como alvo o ser santo como Deus é Santo. Se errar deve confessar o pecado imediatamente, se apropriar do perdão de Deus e continuar a vida.
A Nova Vida em Cristo envolve uma luta intensa e exige sacrifício e perseverança. É disputar uma corrida onde todas as outras coisas são deixadas de lado para se olhar a meta final - a salvação eterna (Hb 12:1-2). O discípulo de Jesus precisa vencer o orgulho, inveja, preconceito, mentira e os demais pecados. A natureza carnal deve ser subjugada diariamente.
O desenvolvimento da vida espiritual
O Discipulado
Ser discípulo de Jesus consiste em estar envolvido numa experiência de aprendizagem que dura a vida toda, em convivência com Ele e obediência à Sua vontade (João 15:14). O discipulado também acontece através dos irmãos mais velhos na fé, que instruem os mais novos na caminhada cristã.
A nova vida constitui-se numa experiência que começa na conversão a Jesus Cristo e que continua por toda a vida terrena, avançando pela eternidade. O desenvolvimento do caráter cristão pode ser comparado à vida física. Depois do nascimento segue-se o crescimento. O cristão deve orar sempre e meditar nas escrituras, para desenvolver uma comunhão profunda com Cristo.
O Domínio do Espírito Santo
O discípulo de Jesus tem em seu coração o Espírito Santo e não vive mais segundo a velha natureza carnal, mas é chamado agora de homem espiritual.
Satanás, o maior opositor
A Bíblia nos ensina sobre a existência de Satanás como inimigo de Deus e dos discípulos de Jesus. Aceitar a Jesus Cristo como Salvador pessoal é o mesmo que declarar-lhe guerra (I Pe 5:8). O inimigo envia demônios atormentadores e tentadores para tentar derrotar os discípulos de Jesus. Mas se buscarmos a Jesus Ele nos faz vitoriosos.
A nossa vida deve ser uma imitação da vida de Jesus Cristo.
Mas como é possível o crente ter as mesmas qualidades de Jesus?
Permitindo que o Espírito Santo controle as nossas vidas para que Ele produza em nós as mesmas características de Jesus Cristo. É isso o que a Bíblia chama de fruto do Espírito Santo.
Esse fruto apresenta-se através de 9 aspectos ou virtudes presentes na pessoa de Jesus Cristo:
amor, alegria, paz, bondade, benignidade, longanimidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
(Gl 5:22-23; I Co 13:1-7)
O cristão pode esperar oposição
João 16:33
Há oposição no mundo e ela pode assumir a forma de privações financeiras, zombaria de amigos, perseguições, maus tratos, etc.
O fruto do Espírito Santo é a evidência da presença do Espírito Santo na vida do cristão e reproduz a pessoa de Cristo no crente.
O alvo maior da
Nova Vida
O propósito maior da nova vida é de sermos a imagem de Cristo.
Na volta de Cristo à Terra seremos glorificados e assim o supremo propósito de Deus será plenamente cumprido em nós: Seremos transformados na imagem de Cristo, em sua plenitude.
Os Conflitos da Nova Vida
O discípulo de Cristo é liberto do pecado para produzir frutos de santidade
Os sinais da nova vida
Ser discípulo de Jesus não é fácil. Podemos enfrentar fortes oposições à nossa fé. Mas a Bíblia nos orienta como proceder para alcançar a vitória sobre a tentação e a provação.
Uma nova natureza
Devemos demonstrar através de um viver santo que temos Jesus, expressando nossa nova natureza em todas as esferas da vida: novos objetivos, novos padrões, novo senso de valores, novo comportamento.
Romanos 6:22-23
22 Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
Uma vida controlada por Cristo
Devemos obedecer a Jesus Cristo. O crente só será realmente um discípulo se Jesus for o Senhor da sua vida.
Uma vida marcada pelo amor de Cristo
Amar é um mandamento! O amor é perdoador e não alimenta raiz de amargura ou espírito de vingança. A nova vida em Jesus deve ser uma constante demonstração de amor. (Mt 5:43-44)
Uma vida marcada pelo amor de Cristo
Deus tem propósitos para o homem. O crente deve ter uma vida com os propósitos de Deus.
A nova vida no crente é um viver sob o governo do Espírito de Deus
( I Pedro 1:15; Efésios 4:25; 5:5)
A nova vida em
Cristo
A NOVA VIDA EM CRISTO
Não existe nova vida sem a presença de Jesus Cristo no coração do homem. Sem Jesus ninguém é filho de Deus, mas tão somente descendência natural de Adão.
Apenas por meio de Jesus podemos ter uma vida com Deus.
Jesus é o fundamento da vida espiritual
Receber a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, lhe dá o poder de ser filho de Deus (Jo 1:12). Diante disso qual é o alvo de Deus para um filho recém-nascido?
1. Deus prometeu a vinda de um salvador logo que nossos primeiros pais pecaram ( l Jo 3:8);
2. Há cerca de 2000 anos Jesus, o Filho de Deus, veio ao mundo;
3. Os judeus não creram em Jesus. Jesus foi morto numa cruz, por amor a nós, recebeu a culpa por nossos pecados, tornando-se o nosso Salvador;
4. Jesus ressuscitou ao 3º dia e conviveu por mais 40 dias com seus discípulos, antes de subir aos céus;
5. Hoje Jesus está junto de Deus Pai, intercedendo pelos seus e aguardando o momento de voltar a este mundo para julgar os que não creram, transformar e ressuscitar os salvos e estabelecer seu reino milenar na Terra.
Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai, enraizados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes instruídos, crescendo em ação de graças.
(Cl 2:6-7)
O apóstolo Paulo usa 7 verbos para ensinar sobre os primeiros passos na nova vida em Cristo:
- receber Cristo como o Senhor;
- andar Nele;
- estar enraizado (ou radicado) e
- edificado nEle;
- ser confirmado na fé;
- ser instruído;
- e crescer em ações de graça.
Todos estes verbos apontam para uma ação completa que leva um filho de Deus à firmeza e maturidade espiritual em Cristo. O fundamento da vida espiritual foi escolhido por Deus e é Jesus Cristo.