Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris, França, em 1879. Em 1902 Wallon se formou em filosofia, se formou também em medicina e psicologia. Henri presenciou as duas Grandes Guerras e, inclusive, atuou como médico na Primeira Guerra Mundial cuidando de pessoas com distúrbios psiquiátricos.
Seu anfitrião foi o sociólogo Gilberto Freire.
Wallon morreu aos 83, em Paris
Em 1920 Henri se tornou professor na lendária universidade de Sobornne, na França. Lá ele foi encarregado de ministrar conferencias sobre psicologia da criança. Henri Wallon também lecionou em outras instituições e foi o primeiro teórico reconhecer a importância da afetividade no ensino infantil.
Henri Wallon foi um grande político.
Em 1925, fundou um laboratório para pesquisa e atendimento às crianças deficientes. Ainda neste ano, publica sua tese de doutorado, intitulada “A Criança Turbulenta”, o primeiro de inúmeros livros voltados a psicologia da criança.
Em 1931, enquanto consolidava paralelamente seu interesse pela Psicologia da Criança, exerceu a função de médico de instituições psiquiátricas,
Nesse mesmo ano, em uma viagem para Moscou, passa a integrar o Círculo da Rússia Nova, grupo formado por intelectuais que tinha por objetivo estudar profundamente o materialismo dialético e examinar as possibilidades oferecidas por este referencial aos vários campos da ciência.
Foi nomeado Secretário da Educação Nacional em 1944, e de 1945 a 1946 atua como presidente da comissão de reforma educacional.
É neste período que propõe o famoso Plano Langevin-Wallon.
Na Segunda Guerra Mundial foi perseguido pela Gestapo, tendo de viver na clandestinidade.