Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Trabalho Realizado por:
Gonçalo Lopes nº12 11ºH
Certos minerais quando estão sob a presença de uma luz UV mostram certas cores que mostram as suas características, sendo mais fáceis de identificar minerais tanto naturais como artificiais sob condições de pouca ou nenhuma luz, usam-se várias ferramentas para a identificação sendo uma delas uma simples lanterna de luz ultravioleta.
Ágata Polida em Ágata Polida em
Luz Natural Luz UV
Opala em Opala em
Luz Natural Luz UV
A fluorescência isoladamente não é
um método seguro para identificar um
mineral ou uma gema de qualquer natureza,
mas é particularmente útil na identificação
de rubi sintético, pois no rubi natural a
fluorescência é mais fraca e a fosforescência
não aparece.
Fluorita em Fluorita em
Luz Natural Luz UV
Willemita em Willemita em
Luz Natural Luz UV
Lanterna de luz ulltravioleta
Calcita em Calcita em
Luz Natural Luz UV
Se um mineral está num ambiente totalmente escuro, obviamente fica invisível, aos nossos olhos, porque quando vemos um objeto na verdade o que vemos é a luz que dele origina, seja luz gerada por ele mesmo, seja aquela refletida por outra fonte.
Se esse mineral receber uma radiação invisível, como luz ultravioleta é de se esperar que continue invisível para nós, já que essas radiações não são visíveis.
Fluorescência, portanto, é uma luminescência de cor variável, emitida por uma substância enquanto está sob efeito de uma radiação invisível.
A fluorescência é útil, na Geologia, de duas maneiras.
A primeira e mais usual é na identificação de minerais. Para tanto, utiliza-se principalmente a luz ultravioleta com um longo comprimento de onda, fornecida por lanternas de luz ultravioleta. Este modelo fornece tanto luz ultravioleta quanto luz normal, de modo que se pode trabalhar no escuro sem necessidade de ficar levantando para acender e apagar a lâmpada que ilumina o ambiente ou sem precisar empregar uma luminária de mesa.
Uma das propriedades mais interessantes dos minerais, embora exibida por poucos deles, é a fluorescência. Além de ajudar na sua identificação, ela mostra-se pelas cores extraordinárias que leva o mineral a mostrar.
A fluorescência ocorre porque, sob o efeito da radiação invisível, eletrões da substância absorvem energia e passam do estado fundamental para o estado excitado. Ao voltar ao estado fundamental, eles libertam o excesso de energia na forma de radiação.
A palavra fluorescência vem de fluorita, porque foi nesse mineral em que o fenômeno foi descoberto. Outros minerais fluorescentes são diamante, zircão, fluorita, willemita, safira amarela e calcita.
Para observar a fluorescência dos minerais, costuma-se empregar luz ultravioleta de 2.500 angströns (comprimento de onda curto) ou de 3.500 angströns (comprimento de onda longo).