Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Estimulam o alongamento das células e a sua divisão, provocando alongamento do caule. Afetam a floração e formação dos frutos, sendo por isso, utilizadas pelos agricultores. Encontram-se em grande quantidade nas sementes e desempenham um papel fundamental na germinação.
Promovem o alongamento das células e o desenvolvimento das raízes em baixas concentrações. Estas também estão envolvidas nos fenómenos de tropismo e heliotropismo (como no caso dos girassóis)
Influencia sobretudo o amadurecimento dos frutos e a queda das folhas. Os tomates e as bananas são frutos que quando maduros, são difíceis de transportar e manipular. Sendo por isso colhidos verdes e depois pulverizados com etileno
Inibe o crescimento e promove a dormência das plantas, bloqueando a germinação de sementes. Interfere ainda com a permeabilidade das células estomáticas, provocando o fecho dos estomas.
Estimulam a divisão celular e são responsáveis pelo aparecimento dos orgãos nas plantas e retardam a sua degradação. Quando se corta um ramo de uma planta e o pulverizamos esse mantém-se durante mais tempo.
Como todos os seres vivos, as plantas também respondem a fatores externos que vão afetar o crescimento e o desenvolvimento delas, como a luminusidade e a quantidade de água.
As hormonas vegetais atuam em células-alvo desencadeando respostas anatómicas, fisiológicas e comportamentais.
Toda a informação foi retirada do manual escolar de biologia
Com este trabalho concluímos que as hormonas vegetais desempenham um papel fundamental na vida das plantas e, consequentemente, nas nossas vidas.
Também podem abrir novas portas na área agrícola e no tratamento de novas doenças de plantas.
Darwin e o seu filho investigaram a razão pela qual as plantas apresentam fototropismo (movimento condicionado pela luz). Utilizaram quatro plântulas, uma com o ápice coberto com um material opáco, outro com o ápice coberto mas com a presença da luz, outro descoberto e um ultimo com o ápice cortado.
A questão posta em Darwin foi esclarecida por Boysen-Jensen. Este investigador pôs em evidencia a natureza química da mensagem, uma vez que mostrou que atravessava uma substância porosa (gelatina) e não atravessava uma barreira intransponível (placa de mica).
As hormonas são substâncias orgânicas produzidas em células, tecidos ou órgãos vegetais e que funcionam como agentes reguladores da planta.
Verificaram que só as plântulas na presença de luz e com o ápice é que apresentaram fototropismo. Concluíram então que o coleóptilo é influênciado pela luz e era o que conduzia a planta para a luz. No entanto não descubriram a natureza da mensagem do ápice para a base do coleóptilo.
- o ápice do coleóptilo é influenciado pela luz;
- é enviada uma mensagem química, uma hormona vegetal, a partir do ápice do coleóptilo para a sua região inferior, por difusão;
- o encurvamento resulta de um crescimento desigual das células. Em que nas células com menos luminosidade há uma maior concentração de hormonas e por isso apresenta um crescimento maior.
Devido à agricultura intensiva, onde se utilizam compostos químicos, resultam preços baixos e uma maior quantidade de alimentos, dessa maneira:
- a comercialização e a dosagem na aplicação de fito-hormonas não são objetos de sério controlo;
- os frutos são amadurecidos artificialmente e as plantas forçadas a crescer, e por isso podem não ter o mesmo valor nutricional e não têm o mesmo sabor.