Ação Humana
Exemplo de uma Ação Humana
Deliberação/ Decisão
- A deliberação é a análise das hipóteses, das consequências e dos motivos da ação que, em principio, antecede a decisão.
- A decisão consiste na escolha de alternativas possíveis em função de determinadas razões e motivações. Mas nem todas as ações são deliberadas, já que, muitas vezes, não há reflexão prévia ao agir.
Motivos/ Fins/ Projetos
Agente (Livre/ Responsável)
Intenção/Desejo
- O motivo consiste em tentar compreender a ação. "... é tudo aquilo que é capaz de mover a vontade de agir, é a razão consciente do agir".
- O motivo pode ser voluntário, ao referir-se a razões ou crenças, ou involuntário, enquanto se aproxima do desejo.
- A finalidade ou meta é o objetivo que se pretende atingir com a realização de uma determinada ação. Muitas vezes é difícil distinguir a finalidade do motivo. Mas os motivos antecipam os fins.
- As intenções, os motivos e os fins estão na base dos projetos. Sendo estes, um conjunto de ações que o agente se propõe a realizar.
O autor da ação é o agente. Realizando as ações de forma consciente, voluntária e intencional, ele pode ser responsabilizado. Há uma relação direta entre liberdade e responsabilidade. Responsabilizar o agente por uma ação é pressupor que ele é livre, que tem poder de escolher.
- A intenção é em que se constitui a motivação de agir do agente. Isto é, o objetivo que guia a ação.
- O desejo é a condição necessária para alguém ter a intenção de fazer algo. Embora o desejo possa ser inconsciente a intenção tende sempre a ser consciente.
Rede Conceptual da ação
Distinção entre ação e acontecimento.
Ação Humana.
- Um acontecimento é algo que ocorre num determinado tempo e lugar e que é costume afetar o sujeito, mas que, em principio, não depende da sua vontade.
A Rede Conceptual da ação
divide-se em:
- Intenção/ Desejos
- Motivos/ Fins/ Projetos
- Deliberação/ Decisão
- Agente ( Livre/ Responsável)
- Enquanto que a ação pode ser algo que fazemos de modo :
-Inconsciente e involuntário Involuntário por
-Consciente e involuntário ser por efeito do hábito.
-Consciente e voluntário - Implica uma ação humana
- A ação humana é, então, o que fazemos voluntariamente e conscientemente dando origem a algo livre, racional, intencional e responsável.