Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Conclusão

O Bloqueio Continental foi uma poderosa arma contra o Reino Unido, permitiu que a França se colocasse contra um poder militar que não seria capaz de enfrentar tradicionalmente, mas era praticamente impossível de ser mantido por muito tempo. Napoleão acabou sendo derrotado, não sem mudar os rumos da história.

Consequências do bloqueio continental

A árdua campanha da França contra a Inglaterra e seus aliados já se arrastava por mais de 14 anos. Se por um lado as forças napoleônicas vinham alcançando sucessivas vitórias em terra, nos mares os ingleses confirmavam sua invencibilidade na Batalha de Trafalgar (1805). A essa altura, Napoleão Bonaparte impusera sua hegemonia a toda Europa Central e Ocidental (à exceção da Grã-Bretanha).

  • Alguns países foram bastante beneficiados, como a Bélgica ou a Suíça e a região norte da França, que tiveram um grande aumento nos lucros devido à falta da concorrência britânica.

  • Portugal colocou-se contra a imposição de Napoleão. Com a ajuda dos ingleses, a família real transferiu-se para o Brasil.

Decidido a minar as bases do poderio britânico, que se assentava sobre um comércio marítimo organizado, Napoleão optou pelo estrangulamento econômico da Inglaterra, através do Bloqueio Continental, decretado em Berlim, em 1806.

Objetivo do bloqueio continental

  • Enfraquecer a economia inglesa, que monopolizava o mercado europeu com seus produtos manufaturados, prejudicando assim os produtos franceses, segundo a visão do imperador.
  • Para a estratégia do bloqueio funcionar, era necessário que todos os países da Europa apoiassem a idéia, mas não foi exatamente como ocorreu.

Bloqueio Continental

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi