- O lançamento de opções pode oferecer lucros ao aplicador que acredita numa certa estabilidade, numa pequena ou até numa grande baixa no nível de preços.
- Nessa modalidade, o preço de exercício é expresso em pontos, sendo que cada ponto, equivale a um centésimo da taxa de câmbio real por dólar norte-americano, divulgada pelo Banco Central do Brasil.
Mercado
de
Opções
Antônio Vicente
Ivana Karla
Kassio Victor
Lucas Renan Alves
Luzia Kariany
Nilma Alves Dias
Rafael Oliveira
Nathalia Rita
Pedro Henrique
termos utilizados no mercado de opções
Quando uma série de opções tem sua negociação em pregão autorizada, permanece válida até o seu vencimento, embora possam ser introduzidas novas séries, com diferentes preços de exercício.
Negociações sem certificado (escritural)
- Prêmio – preço da opção: Em função dos direitos adquiridos e das obrigações assumidas no lançamento, o titular (comprador) paga e o lançador recebe uma quantia denominada prêmio.
- Ativo-objeto: É o ativo sobre o qual a opção é lançada (opções e índices)
- Mês de vencimento: é o mês em que expira a opção.
- Preço de exercício: é o preço pelo qual será exercida a opção. Os preços de exercício das opções são determinados pela Bolsa, segundo critérios por ela estabelecidos.
- Uma opção de compra confere ao seu titular o direito de comprar as ações-objeto, ao preço de exercício, obedecidas as condições estabelecidas pela BOVESPA.
- Uma opção de venda dá ao seu titular o direito de vender as ações-objetos, ao preço de exercício, obedecidas às condições estabelecidas pela BOVESPA.
- O mercado de opções é caracterizado por seu controle totalmente escritural. As posições de lançador e titular resultam do registro das operações na Bolsa, em código diferente para cada cliente.
- Negociação de direitos de compra e venda de um lote de ações, com preços e prazos de exercício preestabelecidos.
- As opções são negociadas no mesmo horário de compra e venda das ações-objeto no mercado a vista. Certas séries, podem estar sujeitas a restrições, por determinação da BOVESPA, que impliquem a suspensão, o fim da negociação de qualquer serie de opções ou até mesmo da própria ação-objeto.
- As opções são negociadas no mesmo horário de compra e venda das ações-objeto no mercado a vista. Certas séries, podem estar sujeitas a restrições, por determinação da BOVESPA, que impliquem a suspensão, o fim da negociação de qualquer séria de opções ou até mesmo da própria ação-objeto.
- Quem se interessa por opções deve estar ciente dos riscos do mercado e do valor que pode perder, como em qualquer outra aplicação.
Lançamento de opção de venda
Lançamento de opções de compra
- O lançador de opções de venda deve atender as exigências de margem por meio do deposito de ativos aceitos em garantia pela CBLC (ações que compõem o Índice Bovespa, títulos públicos federais e privados, cartas de fiança bancaria incondicionada e outros).
- As opções são negociadas no mesmo horário de compra e venda das ações-objeto no mercado a vista. Certas séries, podem estar sujeitas a restrições, por determinação da BOVESPA, que impliquem a suspensão, o fim da negociação de qualquer séria de opções ou até mesmo da própria ação-objeto.
- Quando um aplicador assume uma posição lançadora de opções de compra, compromete-se também, contratualmente a, se designar para atender um aviso de exercício, entregar as ações-objeto a que se refere a opção exercida contra o recebimento do preço de exercício.
- Que todos vocês tenham sucesso em seus futuros investimentos!
- Operação casada é a denominação que se dá aos conjuntos de operações: uma operação no mercado de opções e uma compra ou venda de ações no mercado a vista, realizadas num mesmo pregão e liquidadas em conjunto.
Opções referenciadas em dólar