Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA
A PAV é definida como uma infecção pulmonar que surge 48 a 72 h após intubação endotraqueal e instituição da ventilação mecânica invasiva. A suspeita de PAV ocorre quando do aparecimento de infiltrado pulmonar novo ou progressivo à radiografia do tórax, associado à presença de sinais clínicos e alterações laboratoriais.
PNEUMOPATIAS ADQUIRIDAS NO HOSPITAL
As pneumonias adquiridas no hospital (PAH) são processos inflamatórios infecciosos que ocorrem em decorrência do ambiente hospitalar com elevada morbidade e mortalidade.Em geral, entre 0,4 a 1,1% dos pacientes internados desenvolvem PAH, sendo esta a segunda causa de infecção em pacientes hospitalizados, mas a primeira causa infecciosa em unidades fechadas.
A PAH é definida quando apresenta critérios de diagnóstico após 48 horas de hospitalização.
DISCENTES:
NAYARA
NÍVEA
Os fatores de risco para o desenvolvimento da PAV podem ser classificados em modificáveis e não modificáveis. Fatores de risco não modificáveis são: idade, escore de gravidade quando da entrada do paciente na UTI e presença de co-morbidades (insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes, doenças neurológicas, neoplasias, traumas e pós-operatório de cirurgias).
Os fatores modificáveis estão relacionados ao ambiente da própria UTI. Dessa forma, o conhecimento dos germes mais freqüentes na unidade é fundamental. Isto favorece a prescrição racional e dirigida dos antimicrobianos, uma vez que, frente a uma suspeita de PAV, o tratamento empírico deve ser prontamente instituído.
* Pneumopatia ocupacional: Doença pulmonar relacionada ao trabalho, que pode ocorrer quando o indivíduo não respeita as medidas de segurança orientadas para a realização do trabalho;
* Pneumopatia parasitária: Doença pulmonar causada pela presença de parasitas comoAscaris lumbricoides, Taenia solium e Ancylostoma que podem sair do intestino através da corrente sanguínea e se depositar nos pulmões causando a doença.
O termo pneumopatia refere-se a diversas doenças que afetam os pulmões como a pneumonia, por exemplo. Quando a pneumopatia é causada por alguns tipos de vírus ou bactérias seu tratamento é feito com o uso de antibióticos em casa, mas pode ser necessário internamento hospitalar nos casos mais graves da doença.
* Pneumopatia intersticial: Doença que afeta as regiões mais profundas do pulmão, o interstício, como alveolite e fibrose pulmonar;
* Pneumopatia aguda: Doença pulmonar ativa que pode ser tratada com o uso de antibióticos em casa ou no hospital;
* Pneumopatia crônica: Doença pulmonar que dura mais de 3 meses mesmo com o devido tratamento, em alguns casos pode não ter cura;
1. Prade SS, Oliveira ST, Rodrigues R, Nunes FA, Netto EM, Felix JQ, et al. Estudo brasileiro da magnitude das infecções hospitalares em hospitais terciários. Rev Contr Infec Hosp. 1995;2:11-24.
2. Pereira CA, Carvalho CRR, Silva JLP, Dalcolmo MMP, Messeder OHC. Parte II - Pneumonia Nosocomial.Consenso Brasileiro de Pneumonias em indivíduos adultos imunocompetentes. J Pneumol. 2001;27(Supl 1): S22-S40.
3. http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=159