Pode ser encontrado também em areias com monazita e em rochas com fosfatos como a linhita. Na natureza, ele é encontrado na forma de três isótopos:
• Urânio-238, empregado largamente na produção de Pu-239 para as armas nucleares, ele também é muito utilizado como projeteis.
• Urânio-235 é utilizado em armas nucleares e reatores devido a sua propriedade de virar U-236 e sofrer fissão logo em seguida se atingido por um nêutron, isótopo fissil.
• Urânio-234, o urânio-234 não é utilizado nem em armas nucleares nem em reatores pois não é físsil, mas se bombardeado por um nêutron se torna U-235 ideal para ser utilizados nos exemplos
Aplicação do uranio atualmente é para a produção de energia, pois a partir dos acontecimentos de Hiroshima e Nagasaki não se pode mais fabricar ogivas nucleares.
Aplicações do Urânio
Presença na Natureza
Elemento Químico
238,03
92
u
2
8
18
32
21
9
2
Urânio
Perigos e Curiosidades
Perigos
O urânio é um elemento químico que não pode ser eliminado pelo organismo, ou seja, ele acumula-se no corpo e fica retido nos ossos. A exposição a radiação causada por urânio pode causar doenças como o câncer. Os efeitos são dor de cabeça, vômito, queimaduras, diarreias, náuseas, sem contar que atinge vários sistemas do corpo humano.
Curiosidades
A primeira bomba atômica era constituída de urânio e foi explodida experimentalmente, no deserto do Novo México, em 1945, a aproximadamente 100 Km da cidade de Alamogordo. Essa bomba é proveniente do projeto Manhattan que foi desenvolvido nos Estados Unidos para a criação de armas nucleares.