Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
A teoria de Perelman baseia-se numa renovação da Retórica. A proposta da Nova Retórica tem como esforço ampliar os horizontes da racionalidade, conferindo-lhes várias formas de racicionar. Ou seja, segundo Perelman a Nova Retórica não pretende remover ou substituir a lógica formal, mas acrescentar-lhe um campo de raciocinio, que até agora não estava devidamente desenvolvido. O dominio é o estudo do pensamento critico da escolha razoável e do comportamente justificado.
O problema não está na lógica formal, a qual Chaim recomhece grande importância.
Filósofo de Direito nascido em Varsóvia (Polónia) a 20 de Maio de 1912 e viveu e ensinou a maior parte da vida na Bélgica, onde posteriormente morreu a 12 de Janeiro de 1984.
É um dos mais importantes teóricos da Retórica do século XX. Autor de várias obras, mas a principal é "Traité de l´argumentation-la nouvelle rhétorique" (Tratado de argumentação) a 1958, com a colaboração de Lucie Olbrechts-Tyteca.
O que é alvo de crítica é o facto de generalizamos a noção de racionalidade apenas aos raciocínios formais, desmostrativos, típicos de matemática.
E com esta transformação, retira-se no âmbito irracional os outros diversos raciocinios que caracterizam a argumentação pratica humana, aquela que se dá na ação humana.
Trabalho realizado por:
Carolina Nicolau, nº 11
Decisões jurídicas
ou
escolhas Morais
ou
Matemática
ou
Liberdade
Não são certamente conclusivas e formalmente válidas, embora possam ser ditas razoáveis se ampliarmos a gama de racionalidade
Meios de prova que permitem concluir, a partir de certas proposições.
Conjunto de técnicas discursíveis permitindo apelar á razão que se traduzem na linguagem da argumentação.