Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

"O crescimento económico é um meio e não o fim"

IDH

Trabalho realizado por:

-Diana Ramos (nº8)

-Inês Costa (nº12)

-Irina Gomes (nº13)

IDH

Índice de Desenvolvimento Humano

O que é?

O índice de Desenvolvimento Humano foi criado pela Organização das Nações Unidas para medir, classificar e avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento das populações de cada país.

Como é calculado?

É calculado através dos dados de Esperança Média de Vida à Nascença (EMVN), da Educação (média de anos de escolaridade e anos de escolaridade esperados), e nível de vida (PIB per capita).

Como avaliá-lo?

O IDH é indicado num valor entre 0 e 1. Um valor igual ou superior a 0,700 indica um país desenvolvido (sendo designado como Muito Elevado ou apenas Elevado), e um valor inferior a 0,700 indica um país em desenvolvimento (sendo designado como Médio ou Baixo).

Ao contrário do que alguns países apresentam ...

...Desenvolvimento não é sinónimo de crescimento económico. Antes pelo contrário, pode existir crescimento económico sem haver, contudo, verdadeiro desenvolvimento.

Crescimento Económico:

Desenvolvimento:

É um fenómeno qualitativo, ou seja, requer crescimento económico mas pressupõe melhorias em vários setores do ramo produtivo, implica planeamento territorial, preocupa-se com uma distribuição mais equitativa da riqueza, pressupõe que o bem-estar esteja assegurado à generalidade da população, deve ser sustentável e deve garantir a salvaguarda dos Direitos Humanos.

É um fenómeno quantitativo, ou seja, implica o aumento da produção de bens, de riqueza, um maior desenvolvimento num setor num ramo produtivo, não se preocupa com a satisfação das necessidades básicas da população, não contempla a sustentabilidade e não salvaguarda os Direitos Humanos.

Comparação

Noruega

Vamos comparar...

O IDH é de 0,944, o que representa um nível elevado de desenvolvimento (considerado até muito alto), sendo, inclusive, em 2014 (e desde há cinco anos) o país mais desenvolvido do mundo.

Portugal

Noruega

Camboja

Camboja

Portugal, encontra-se no grupo dos países com desenvolvimento humano elevado e tem uma pontuação de 0,830.

A Noruega é um país nórdico do norte da Europa, situado na Península Escandinava. Faz fronteira com a Suécia, Rússia e Finlândia e possuiu uma longa costa com o Mar do Norte.

O Camboja é um país asiático localizado na Península da Indochina. Faz fronteira com a Tailândia, com Laos e com Vietname, sendo banhado pelo golfo da Tailândia.

A sua capital é Phnom Penh e tem uma área de 181 035 Km2. É uma Monarquia Constitucional e a principal língua é o Khemer. Possui um clima tropical e é o 68º país mais populoso do mundo.

O Camboja tem um IDH de 0,555, o que representa um nível médio, ocupando a 143 posição do ranking mundial, em 2014.

A sua capital é Oslo e tem uma área de 323 877 km2. É um país bastante montanhoso e de costa recortada, sendo que as principais montanhas(e, consequentemente, mais altas) estão quase sempre cobertas de neve. É uma Monarquia Constitucional, e a principal língua é o bokmal (linguagem escrita) e nynorsk (novo norueguês).

...com Portugal ...

IDH no Mundo

A distribuição do IDH no mundo é bastante desigual. No geral, os valores mais elevados estão associados aos países do Norte do planeta, e os valores mais baixos aos países do Sul, principalmente os da África Subsariana.

Nem todos os países do mundo têm IDH.

Conclusão

Países desenvolvidos e países em desenvolvimento

Desenvolvidos

Alto nível de desenvolvimento económico e social.

Estes países oferecem maior qualidade de vida, postos de trabalho, e, normalmente, uma esperança média de vida elevada, porque têm direito à saúde, acesso a uma maior diversidade , quantidade e qualidade de alimentos e a água potável .

Em Desenvolvimento

Baixo nível de desenvolvimento económico e social, não oferecem qualidade de vida. A maior parte destes países não tem uma esperança média de vida tão elevada como os países desenvolvidos, porque têm difícil acesso aos alimentos, à saúde e a água potável.

Em suma, a Noruega já não tem muito por onde se desenvolver. Já o Camboja tem apostado cada vez mais no seu desenvolvimento, mas, e isso revela-se no seu IDH, o seu desenvolvimento tem vindo a ser progressivo e só vai estar mais destacado com o passar dos anos.

Portugal, tal como sabemos ainda tem diversas deficiências a serem combatidas. Claro que, em comparação com o Camboja, Portugal está muito mais desenvolvido, mas temos que ter em conta que este se trata de um país em desenvolvimento. Tal como fez a Noruega, tem que inovar a níveis de saúde, aumentando o seu acesso à população, o que obviamente tem que ser conjugado com uma economia mais estável e propícia à qualidade de vida da população, assim como investir na qualidade de ensino e no fomento pela maior instrução dos seus jovens.

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi