Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

RESUMO:

Sistematizar algumas reflexões sobre a possibilidade de formulação de uma psicologia do adulto, a partir da definição do desenvolvimento psicológico como transformação que ocorre ao longo de toda a vida e da postulação da idade adulta como uma etapa culturalmente organizada de passagem do sujeito pela existência tipicamente humana.

Ciclos de vida

Compreensão aprofundada da organização de diferentes práticas culturais.

Contextualizado historicamente

Uma pesquisa sobre trabalhadores urbanos que freqüentam um curso supletivo com o objetivo de elevação da escolaridade associada à preparação para o trabalho.

Algumas questões sobre a psicologia do adulto

Marta Kohl de Oliveira

• Tabuladas e analisadas as respostas, elaborou-se um roteiro de entrevistas semiestruturadas, com a finalidade de aprofundar a compreensão da história de vida dos sujeitos.

• Os dados da pesquisa explorada diz respeito ao aprofundamento da reflexão sobre os adultos trabalhadores pensam e prendem e ás relações entre funcionamento intelectual e vida adulta, escola e trabalho.

• Resultados: 35% tem novel de escolaridade correspondente ao primário completo ou mais, 90% tem rendimento mensal de até quatro salários-mínimos.

• Artigo escrito por Tulviste, conhecido estudo de Turia, que realizou uma pesquisa sobre processos psicológicos com comunidades soviéticas na Ásia Central.

• Ciclos de vidas devem ser compreendidos a partir dos tipos de atividade em que os sujeitos estão envolvidos e os correspondentes instrumentos, signos e modos de pensar.

• Pesquisa desenvolvida em Cooperação com o Centro de Educação, Estudos e Pesquisas (CEEP), que organizou o Programa de Supletivo Profissionalizante – Educação dos Trabalhadores pelos Trabalhadores.

• Coordenada por quatro pesquisadoras da Faculdade de Educação da USP.

É docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É graduada em Pedagogia pela USP e mestre e doutora em Psicologia da Educação pela Universidade de Stanford, EUA.

A ideia:

Participação em um seminário sobre ciclos da vida, realizado na cidade de Porto Alegre, e o desenvolvimento da etapa preliminar de uma pesquisa junto a adultos trabalhadores.

• Este curso supletivo atende a uma população de trabalhadores adultos mais urbanos e escolarizados do que as populações habitualmente atendidas por cursos de educação de jovens e adultos.

• 80% ingressaram na escola regular com sete anos ou menos e apenas 4% após os dez anos.

• Podem ser considerados , mas do que totalmente excluídos da escola, esses alunos poder ser considerados como produtos do fracasso do sistema escolar em garantir escolaridade básica completa para toda a população.

A participação no referido seminário possibilitou a sistematização de reflexões já em andamento sobre a questão da psicologia do adulto.

• Objetivo: Contribuir para a definição de práticas pedagógicas que possam servir como referência a politicas públicas de educação de jovens e adultos.

• Quatro eixos de investigação: A compreensão do adulto trabalhador como sujeito de conhecimento e aprendizagem, o desenvolvimento de metodologias de ensino para adultos trabalhadores, a construção de itinerários de formação profissional correspondente a diferentes ocupações demandadas no mercado de trabalho e a criação da possibilidade de organização dos trabalhadores em atividades econômicas a partir de princípios associativistas.

• Procedimento: levantamento e organização de documentos e materiais referentes ao curso supletivo, acompanhamento de reuniões pedagógicas de planejamento e avaliação.

Ciclos de vida e estágios de desenvolvimento

Processos de

transformação ocorrem ao longo de toda a vida

do sujeito e estão relacionados a um conjunto

complexo de fatores.

Num outro contexto teórico, Palacios elabora essa mesma idéia.

1) A etapa da vida em que a pessoa se encontra.

2) As circunstâncias culturais, históricas e sociais nas quais sua existência transcorre.

No contexto da psicologia, essa idéia remete aos estágios de desenvolvimento humano, um modo de organização das etapas da vida humana.

Podemos definir desenvolvimento, sinteticamente, como transformação.

3) Experiências particulares privadas de cada um e não generalizáveis a outras pessoas.

Processos de transformação ou de desenvolvimento

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi