Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Texto Descritivo

CPTM

Quarta-feira, 19 de março de 2014

Vol XCIII, No. 311

Estrutura da Descrição

Conceito de Descrição

Os tipos mais comuns de verbos em descrições são os verbos de ligação (ser, estar, ficar etc) porque gramaticalmente esses verbos ligam os seres (substantivos) às características (adjetivos). A estrutura de um texto descritivo contém:

Introdução

é quando o ponto de vista de quem está observando focaliza o ser ou objeto e o distingue.

Desenvolvimento

Conclusão

A descrição é a enumeração das características próprias dos seres, coisas, cenários, ambientes, costumes, impressões etc. A visão, o tato, a audição, o olfato e o paladar constituem a base da descrição.

não há um momento específico para a conclusão em textos descritivos, considera-se a conclusão quando a caracterização estiver completa.

o observador captura elementos do objeto em uma ordem coerente devendo caracterizá-los de forma objetiva ou subjetivamente, ou ambas.

Tipos de Descrição

Quando se descreve os aspectos físicos e tangíveis de algo, como altura, largura, peso, cor etc, ou seja, a realidade concreta, como todo mundo vê o objeto.

Objetiva

Exemplo de texto descritivo

Tipos de Descrição

O cachorro engraçadinho

Subjetiva

participação maior da emotividade de quem escreve, ou seja, tem foco nas impressões causadas pelo descritor nem sempre sendo comprovável por meio da observação.

Há coisa mais triste que um menino sem irmãos nem companheiros, fechado num apartamento ? Foi por isso que a família resolveu arranjar umcachorrinho para brincar com o filho único. Os brinquedos, afinal, sãomáquinas e acabam por enfastiar; o cachorrinho é um brinquedo vivo, quase humano, o melhor amigo do homem etc. E veio o cachorrinho, muitoengraçadinho. Todos os cercaram, encantadíssimos. Dizem que os cãessempre se parecem com os seus donos: este parecia-se com os donos, com os amigos dos donos e até com os empregados da casa. Não se pode ser mais amável. Era pretinho, lustroso, com umas malhas cor de mel em certos lugares do focinho e do corpo. Orelhas sedosas e moles, e um rabinho que o menino logo descobriu poder funcionar como manivela. E assim o utilizou.

(Cecília Meireles)

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi