Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Estudo do turismo como centro de discussão.
Disciplinas emanadas de outros departamentos.
Melhor maneira de estudar turismo
Transdisciplinar.
Limitações de custo.
•Disciplinar – Quando apenas uma disciplina estuda o problema ou o objeto, sem interação com outras;
•Interdisciplinar – Várias disciplinas estudando o problema para resultar em uma única solução. É feito em conjunto;
•Multidisciplinar – Duas ou mais disciplinas estudando o mesmo problema/objeto com ou pouca ou sem integração;
•Transdisciplinar – É a mais profunda integração dentre todas. O estudo parte diretamente dos problemas, convidando as outras disciplinas a chegar a um consenso.
•Extra disciplinar – é o conhecimento aplicado na prática. Pode ser aplicado na vida profissional diária.
Integrantes
Kaylla Lemes Alves
Mariana Behar
Maria Fernanda Pires
Pietro Sisi Mamede
plataforma de ADAPTAÇÃO( adaptancy platform): Propõe um turismo que considere as necessidades das comunidades receptoras e seus aspectos naturais e socioculturais, apoiando-se em estudos de capacidade de carga e utilização dos recursos locais. (mão-de-obra, produtos agrícolas, etc), e um turismo onde haja mais contato entre visitantes e visitados.
Plataforma de CONHECIMENTO (knowledge-based platform): procura identificar o lugar do turismo dentro do contexto maior que o acolhe, a sociedade. A plataforma de conhecimento engloba funções, estruturas e possíveis conseqüências da prática.
Plataforma PÚBLICA (public platform): No último número publicado da extinta revista Journal of Tourism Studies, Jafari esboçou uma proposta para a existência de uma quinta plataforma, que, no seu modo de ver, é necessária.
A primeira é a plataforma de DEFESA (advocacy platform), na qual afirmava que o desenvolvimento do turismo iria trazer divisas do exterior,criaria empregos e seria bom para economia.Seria um primeiro momento trazendo apenas os aspectos positivos do turismo.Foidisseminado em artigos de jornais,livros e documentos da Organização Mundial do Turismo
A segunda é a plataforma da ADVERTÊNCIA (cautionary platform), onde eram destacados os pontos negativos e maléficos do turismo, o colocando como destruidor da cultura local e dos recursos naturais, se importando apenas com os turistas e esquecendo das necessidades da comunidade local e causando conflitos.Foi publicado, principalmente, em publicações não ligadas ao turismo.Foi o momento de divulgar os pontos negativos do turismo
O Professor Jafar Jafari foi o Editor Fundador da Revista Annals of Tourism Research; É Editor-Chefe da Revista Tourism Social Science Series; Co-Editor-Chefe da Revista Bridging Tourism Theory and Practice series; Editor-Chefe da Encyclopedia of Tourism; Co-Fundador Editor da Revista Information Technology & Tourism; Co-Fundador de TRINET; e Presidente Fundador da International Academy for the Study of Tourism.
Jafari sentiu a necessidade de incorporar no estudo do turismo teorias e conceitos de campos afins como antropologia, sociologia, economia, geografia, ciência política, ecologia e estudos urbanísticos. Sua definição holística para turismo é:
“É o estudo do homem longe do seu local de residência, da indústria que satisfaz suas necessidades, e dos impactos que ambos, ele e a indústria, geram sobre os ambientes físico, econômico e sociocultural da área receptora.”
É Doutorado em Antropologia Cultural (Universidade do Minnesota, EUA) e Mestre em Gestão Hoteleira (Universidade de Cornell, EUA), detém um Doutoramento Honoris-Causa pela Universidade das Ilhas Baleares (Espanha) e o premio “2005 United Nations World Tourism Organization Ulysses Award”. É ainda Professor da Universidade de Wisconsin-Stout (EUA) e Professor Catedrático da Universidade do Algarve.