Assista ao vídeo e discuta no chat:
Quais os prós e contra da educação
mediada pelas TCD?
Acesse: http://editora.globo.com/pesquisas/quiz_epoca_070907.htm
Acessibilidade: o usuário, estudante, professor, aprendente precisa ter acesso aos objetos digitais em qualquer lugar que estes estejam disponibilizados. Espaços com cadastros, senhas, não intuitivos e amigáveis dificultam esse acesso. A identificação do Objeto, em acordo com padrões estabelecidos, garante que ele seja encontrado e possa ser recuperado. (RONCARELLI, 2012, p.119)
Reusabilidade: possibilidade de compor diversas unidades de aprendizagem. (RONCARELLI, 2012, p.119)
- Interoperabilidade: permitir que os objetos de aprendizagem sejam independentes do ambiente onde estão instalados ou do repositório onde estão armazenados. Constitui-se na possibilidade de ser transportado, empacotado e enviado para outros espaços e modos de atuação, independente do espaço em que está abrigado. (RONCARELLI, 2012, p.119)
Portabilidade: possibilidade de mover-se e abrigar-se em diferentes plataformas, ou melhor, independente da plataforma.
Durabilidade: os objetos precisam antever e estarem dentro de determinados padrões que possam suportar mudanças de tecnologias, sem acarretar custos excessivos, permanecendo intactos frente às atualizações de softwares e hardwares. Devem suportar mudanças da tecnologia sem alterações custosas. (RONCARELLI, 2012, p. 120)
Para Haetinger et al (2006) objeto digital de aprendizagem é um recurso, material ou ferramenta digital, interativo, flexível, durável, reaproveitável, alterável e adaptável a diferentes contextos e circunstâncias, que possa ser utilizado para potencializar situações de ensino (presencial e a distância) e aprendizagens
(HAETINGER et al, 2006, p. 3).
Discutir sobre a formação docente e o momento atual da educação mediada pelo uso das tecnologias de comunicação digital.
Roncarelli define os objetos de aprendizagem de forma mais abrangente como “qualquer entidade, digital ou não digital, que pode ser utilizada, reutilizada ou referenciada, apoiada pelas tecnologias”, ou, “qualquer recurso que possa ser reutilizado para suporte ao ensino”
(RONCARELLI, 2012, p. 107).
As características dos objetos de aprendizagem são importantes no sentido de possibilitar que eles possam ser armazenados adequadamente, possam ser encontrados facilmente, possam ser reagrupados e utilizados em diferentes contextos, sem perder sua potencialidade pedagógica e suas funcionalidades. Respeitar os padrões ajuda na hora de empacotá-los e despachá-los para outro espaço-tempo, em outra ambiência. (RONCARELLI, 2012, p.119)
As características mais usuais são acessibilidade, reusabilidade,
interoperabilidade, portabilidade e durabilidade. (SILVA, CAFÉ,
CATAPAN, 2010).