Loading…
Transcript

Oliver Coronado

Romanos 7:21 Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.

Romanos 7:24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?

-Deus morava nele e lhe deu poder de vencer.

-Nunca se deixou escravizar, nem ser vencido pelo mal.

-Crucificou o pecado na carne.

-Seus pensamentos: puros e imaculados.

-Tomou nossa natureza pecaminosa.

A Natureza de Jesus

João 5:30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

Mateus 19:16 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

Mateus 19:17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

Mateus 19:18 Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;

Mateus 19:19 Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Mateus 19:20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?

Mateus 19:21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.

Mateus 19:25 Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?

Mateus 19:26 E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

“Teria sido uma quase infinita humilhação para o Filho de Deus, revestir-Se da natureza humana mesmo quando Adão permanecia em seu estado de inocência, no Éden. Mas Jesus aceitou a humanidade quando a raça havia sido enfraquecida por quatro mil anos de pecado. Como qualquer filho de Adão, aceitou os resultados da operação da grande lei da hereditariedade. O que estes resultados foram, manifesta-se na história de Seus ancestrais terrestres. Veio com essa hereditariedade para partilhar de nossas dores e tentações, e dar-nos o exemplo de uma vida impecável.”

Ellen G. White em O Desejado de Todas as Nações, p. 25.

“Não tivesse sido pelo poder o qual Deus o deu, Ele não poderia ter nos salvado do poder do inimigo.”

Ellen G. White em 1888 Materials, p. 122.

Hebreus 2:17 Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.

“Nosso Salvador não requer impossibilidade de pessoa alguma. Ele não espera de Seus discípulos coisa alguma para cuja realização não esteja disposto a conceder-lhes graça e força. Não os chamaria a ser perfeitos, caso não dispusesse de toda perfeição e graça para conceder àqueles a quem conferisse tão alto e santo privilégio. Nossa obra é esforçar-nos para atingir, em nossa esfera, a perfeição que Cristo atingiu em todos os aspectos do caráter. Ele é nosso exemplo. Devemos esforçar-nos para honrar a Deus no caráter. ... Importa sermos de todo dependentes do poder que Ele nos prometeu.”

Ellen G. White em A Maravilhosa Graçã de Deus, p. 230.

Romanos 8:3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;

Lucas 1:35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

“Mas aos servos de Deus cumpre ser Seus representantes. Ele quer que usem apenas a moeda corrente no Céu, a verdade que Lhe apresenta a imagem e inscrição. O poder com que têm de vencer o mal, é o poder de Cristo. A glória dEle, a sua força. Devem fixar os olhos em Sua beleza de caráter. Podem então apresentar o evangelho com divino tato e suavidade. E o espírito que se conserva manso em face da provocação, dirá mais em favor da verdade, do que o fará qualquer argumento, por mais vigoroso que seja.”

Ellen G. White em O Desejado de Todas as Nações, p. 245.

Lucas 7:4 E, chegando eles junto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isto,

Lucas 7:5 Porque ama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.

Lucas 7:6 E foi Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado.

Lucas 7:7 E por isso nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará.

Lucas 7:9 E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé.

“Deus fez o homem reto; deu-lhe nobres traços de caráter, sem nenhum pendor para o mal. Dotou-o de altas capacidades intelectuais, e apresentou-lhe os mais fortes incentivos possíveis para que fosse fiel a seu dever. A obediência, perfeita e perpétua, era a condição para a felicidade eterna. Sob esta condição teria ele acesso à árvore da vida.”

Ellen G. White em Patriarcas e Profetas, p. 21.

“Como um de nós, cumpria-Lhe dar exemplo de obediência. Para isso tomou sobre Si a nossa natureza, e passou por nossas provas. ‘Convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos’. Se tivéssemos de sofrer qualquer coisa que Cristo não houvesse suportado, Satanás havia de apresentar o poder de Deus como nos sendo insuficiente. Portanto, Jesus ‘como nós, em tudo foi tentado’. Sofreu toda provação a que estamos sujeitos. E não exerceu em Seu próprio proveito poder algum que nos não seja abundantemente facultado. Como homem, enfrentou a tentação, e venceu-a no poder que Lhe foi dado por Deus. Diz Ele: “Deleito Me em fazer a Tua vontade, ó Deus Meu; sim, a Tua lei está dentro do Meu coração”.

Ellen G. White em O Desejado de Todas as Nações, p. 12.

Depois do Pecado

Mateus 18:16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.

-Seus pensamentos são pecaminosos.

-Em seu corpo habita o pecado.

-Obedecer é contrário a sua natureza, e não e capaz.

-Deus não mora nele, nem domina seu ser.

Mateus 18:17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.

Mateus 18:15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;

Antes do Pecado

-Seus pensamentos eram livres de pecado e maldade .

-Em seu corpo não havia pecado.

-Obedecer era algo natural nele.

-Deus morava e dominava seu ser.

-Era livre e amava a Deus com todo o seu coração.

Salmo 8:4 Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?

Salmos 8:5 Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.

Lucas 11:23 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

Lucas 11:22 Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos.

Lucas 11:21 Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem;

Mateus 12:29 Ou, como pode alguém entrar na casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não maniatar o valente, saqueando então a sua casa?

Gênesis 1:27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gálatas 5:19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;

“Existe em cada coração não somente poder intelectual, mas espiritual — percepção do que é reto, anelo de bondade. Mas contra estes princípios há um poder contendor, antagônico. O resultado de comer da árvore da ciência do bem e do mal, é manifesto na experiência de todo homem. Há em sua natureza um pendor para o mal, uma força à qual, sem auxílio, não poderá ele resistir.”

Ellen G. White em Educação, p. 29.

Gálatas 5:20 idolatria e fentiçaria; ódio, discordia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções

“Existe em cada coração não somente poder intelectual, mas espiritual — percepção do que é reto, anelo de bondade. Mas contra estes princípios há um poder contendor, antagônico. O resultado de comer da árvore da ciência do bem e do mal, é manifesto na experiência de todo homem. Há em sua natureza um pendor para o mal, uma força à qual, sem auxílio, não poderá ele resistir.”

Ellen G. White em Educação, p. 29.

Gálatas 5:21 e inveja; embriaguez,orgias ecoisa semelhantes. Eu os advirto, como antes já os advertir: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Gênesis 2:16 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,

Gênesis 2:17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morerás.

“A fim de entender direito esta questão, cumpre-nos lembrar que nosso coração é naturalmente depravado, e somos incapazes, por nós mesmos, de seguir uma reta direção. É unicamente pela graça de Deus, aliada ao mais fervoroso esforço de nossa parte, que nos é possível obter a vitória.”

Ellen G. White em Cuidado de Deus, p. 165.