Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
CANTAR
FALAR
MANDAR
Obs.: estes verbos (e derivados) só possuem o particípio irregular: abrir (aberto), fazer (feito), cobrir (coberto), pôr (posto), dizer (dito), ver (visto), escrever (escrito), vir (vindo).
Ganhado, gastado e pagado estão em desuso.
ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO VERBO
CONJUGAÇÕES
ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO VERBO
ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO VERBO
ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO VERBO
VOZES VERBAIS
FORMAS RIZOTÔNICAS E ARRIZOTÔNICAS
Rizotônica: a vogal tônica recai no radical: fal-o, fal-as, fal-a.
Arrizotônica: a vogal tônica recai fora do radical: fal-amos, fala-ais.
VOZES VERBAIS
ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO VERBO
CLASSIFICAÇÃO DOS VERBOS
Quanto à flexão, os verbos podem ser regulares, irregulares, defectivos e abundantes.
Verbos regulares: são aqueles que mantêm o radical inalterado durante a conjugação, e suas terminações seguem um paradigma ou modelo, ou seja, possuem um padrão comum. Se o verbo for regular no Presente e no Pretérito Perfeito do Indicativo será regular nas demais formas.
A. Tempos do Presente
TEMPOS PRIMITIVOS E TEMPOS DERIVADOS
CONJUGAÇÃO DO VERBO AMAR (REGULAR)
A. Tempos do Presente
VERBOS
1. Do radical da primeira pessoa do singular do Presente do Indicativo, formamos o Presente do Subjuntivo e, deste, o Imperativo Negativo;
2. O Imperativo Afirmativo é formado assim: a 2ª pessoa do singular e a 2ª pessoa do plural são tomadas do Presente do Indicativo, excluindo-se o “-s” final; as demais pessoas seguem as mesmas formas do Presente do Subjuntivo.
Exemplificando...
A. Tempos do Presente
RETOMANDO
Notas
- Ao conjunto de flexões verbais dá-se o nome de conjugação.
- Chamam-se modos as diferentes formas que toma o verbo para indicar atitude (de certeza, de dúvida, de suposição, de ordem, etc.) da pessoa que fala em relação ao fato que enuncia.
- O tempo é a variação que indica o momento em que se dá o acontecimento expresso pelo verbo.
CLASSIFICAÇÃO DOS VERBOS
Verbos irregulares: são aqueles que sofrem modificação no radical ou têm a desinência diferente daquela apresentada pelo verbo paradigma. Exemplos: dar, fazer, pedir. A irregularidade pode ocorrer:
a) no radical: sentir (sinto), dizer (digo);
b) na desinência: estar (est-ou), t-er (t-enho);
c) no radical e na desinência: traz-er (troux-e).
VERBO: é a palavra variável que exprime um acontecimento, situando-o no tempo. Esse acontecimento pode ser uma ação, um estado, um processo ou fenômeno da natureza. O verbo, em relação às outras classes gramaticais, é a palavra que mais possui flexões.
A flexão pode ser:
a) de número: singular ou plural;
b) de pessoa: 1ª, 2ª ou 3ª pessoas do discurso;
c) de modo: indicativo, imperativo e subjuntivo;
d) de tempo: presente, pretérito (ou passado) e futuro.
B. Tempos do Pretérito
CONJUGAÇÃO DO VERBO DAR (IRREGULAR)
VOZES VERBAIS
C. Tempos do Infinitivo
B. Tempos do Pretérito
VERBOS TERMINADOS EM EAR
B. Tempos do Pretérito
C. Tempos do Infinitivo
No caso dos verbos terminados em EAR, troca-se o e por ei nas formas rizotônicas.
VERBOS TERMINADOS EM IAR
A. Tempos do Infinitivo
Atenção aos verbos terminados em IAR: a maioria é regular. Apenas cinco verbos trocam o i da penúltima sílaba por ei, nas formas rizotônicas: mediar, ansiar, remediar, incendiar e odiar. Note que a letra inicial de cada verbo forma o nome Mário.
Outros verbos terminados em EAR: atear, cear, folhear, frear, bloquear, hastear, lisonjear, semear, titubear, estrear, nomear.
Encontra-se o tema do Pretérito Perfeito do Indicativo suprimindo-se a desinência número-pessoal da 2ª pessoa do singular (STE). Com esse tema, acrescido das respectivas desinências modo-temporais e número-pessoais, obtemos as formas derivadas. Assim:
A. Tempos do Presente
VERBOS IRREGULARES - OBSERVAÇÕES
Não há imperativo do verbo caber, em virtude do seu próprio significado;
a partir do verbo dizer, conjugam-se todos os seus derivados: bendizer, condizer, contradizer, desdizer, maldizer, redizer, etc.;
a partir do verbo fazer, conjugam-se todos os seus derivados: benfazer, contrafazer, desfazer, refazer, satisfazer, etc.;
a partir do verbo pôr, conjugam-se todos os seus derivados: antepor, apor, compor, contrapor, decompor, depor, dispor, expor, impor, indispor, interpor, justapor, pospor, predispor, prepor, pressupor, propor, etc.;
o verbo prover só não se conjuga seguindo o verbo ver no Pretérito Perfeito do Indicativo (e seus derivados) e no Particípio;
o verbo requerer não segue a conjugação do verbo querer. Requerer só é irregular na 1ª pessoa do singular do Presente do indicativo e, consequentemente, em seus tempos derivados;
partir do verbo ver, conjugam-se os derivados: antever, entrever, prever e rever. Os verbos precaver e reaver não são derivados do verbo ver (veja-os nos verbos defectivos).
VERBOS IRREGULARES - OBSERVAÇÕES
Alguns verbos que apresentam irregularidade em tempos primitivos (levando, consequentemente, essas irregularidades aos tempos derivados):
Frigir Ind.Pres.: frijo, freges, frege, frigimos, frigis, fregem
Fugir Ind.Pres.: fujo, foges, foge, fugimos, fugis, fogem
Ouvir Ind.Pres.: ouço, ouves, ouve, ouvimos, ouvis, ouvem
Pedir Ind.Pres.: peço, pedes, pede, pedimos, pedis, pedem
Seguem essa conjugação: despedir, expedir, impedir, desimpedir e medir
Polir Ind.Pres.: pulo, pules, pule, polimos, polis, pulem
Rir Ind.Pres.: rio, ris, ri, rimos, rides, riem
Construir Ind.Pres.: construo, constróis, constrói,construímos,construís, constroem.
Também seguem essa conjugação destruir, reconstruir.
Diminuir Ind.Pres.: diminuo, diminuis, diminui, diminuímos, diminuís, diminuem.
Assim se conjugam todos os verbos em uir (exceção para construir, reconstruir e destruir)
VERBOS ANÔMALOS
São aqueles cujas profundas irregularidades não se enquadram em classificação alguma; durante a conjugação, apresentam radicais distintos. São os verbos ser (sou, és, fui) e ir (vou, ia, fui).
VERBOS DEFECTIVOS
São aqueles que não possuem conjugação completa, não sendo usados em certos modos, tempos ou pessoas. Veja alguns listados a seguir.
COMPUTAR: não possui a 1ª, a 2ª e a 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo (e seus tempos derivados);
ABOLIR: não possui a 1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo (e seus tempos derivados);
FALIR: só se usa nas formas arrizotônicas (Pres. do Ind.: falimos, falis);
ADEQUAR E PRECAVER-SE: só se conjugam nas formas arrizotônicas;
REAVER, , derivado de haver: só se conjuga nas formas em que o verbo haver conserva a letra v;
VERBOS IMPESSOAIS: chover, ventar, haver (existir, acontecer).
VERBOS DEFECTIVOS
VERBOS ABUNDANTES
São aqueles que apresentam duas ou mais formas em certos tempos, modos ou pessoas. Exemplo: Nós havemos (ou hemos); Vós haveis (ou heis); Tu constróis (ou construís); expulso (ou expulsado) / incluído (incluso).
Os verbos abundantes são mais frequentes no Particípio Passado, que se subdivide em:
• Particípio Regular: terminado em –ado ou –ido. É mais usado na voz ativa com os verbos auxiliares ter e haver. Ex.: Eu tinha (ou havia) limpado a casa.
• Particípio Irregular: é aquele que não possui uma terminação fixa e não termina em –ado ou –ido. É mais empregado na voz passiva com os verbos auxiliares ser, estar e outros. Exemplo: A luz está acesa.
OUTROS CASOS
VERBOS AUXILIARES são aqueles que auxiliam a conjugação de outro, chamado principal (expresso numa das Formas Nominais: particípio, gerúndio ou infinitivo). Os mais usados são estes: ser, estar, ter e haver (todos são verbos irregulares).
LOCUÇÃO VERBAL é o conjunto formado de dois verbos, sendo um auxiliar e outro principal. Nas locuções, conjuga-se apenas o verbo auxiliar, pois o principal vem sempre numa das formas nominais. Atenção: locução verbal é diferente de tempo composto. Exemplos: Estou conversando sobre você./ A menina começou a chorar./ Continuo amando a vida./ Acabo de fazer a tarefa. O homem chegou a chorar.
VERBOS PRONOMINAIS: são os verbos conjugados com pronomes átonos integrantes, ou seja, com pronomes que não exercem função sintática e fazem parte do verbo. São, pois, diferentes dos verbos reflexivos, cujo pronome é acrescentado de acordo com a pessoa a qual o verbo se refere. Exemplos: arrepender-se, queixar-se, debater-se, encontrar-se, etc.