Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Envelhecimento
Normal x Patológico
Envelhecimento
Envelhecimento Normal
O trabalho a seguir visa explicar e exemplificar de forma dinâmica e didática o tema: Velhice entre o normal e o patológico;
Todo o trabalho foi desenvolvido tendo como base livros e artigos;
Trabalho ministrado pela professora Susy Rocha, na disciplina de Ciclo de Vida Humana III;
Equipe composta por: Amanda Dantas, Carina Azevedo, Evelin Brito, Lidiane Costa, Luiza Pizzani e Obélia Freitas.
KAPLAN e SADOCK (2003), afirmam que a velhice é a idade adulta tardia que também é conhecida como maturidade e refere-se ao ciclo vital que se inicia por volta dos 65 anos de idade. Ainda segundo os mesmos autores, “os gerontólogos dividem os idosos em dois grupos de “velhos jovens”, de 65 a 74 anos e de “velhos - velhos”, de 75 anos de idade;
KAPLAN e SADOCK (2003) afirma que o “processo de envelhecimento é chamado de senescência, senescere, signficando envelhecer) e se caracteriza pelo declínio gradual no funcionamento de todos os sistemas, cardiovasculares respiratorios, geniturinario, endocrino e inmunológico e outros”.
Definição;
A velhice traz inúmeras transformações;
Mas será que essas modificações deve, ser consideradas patologias, ou fazem parte do processo de envelhecimento de todo ser humano?
A idade e nem o envelhecimento são observáveis, eles são estimados por uma consideração conjunta de todas as suas consequências.
Dinâmica:
3 pessoas devem opiniar sobre a etapa 1 da dinâmica. Os mesmos devem participar da etapa 2. Etapa 1: Refletir e opinar sobre a determinada música.
Dinâmica: última etapa
Velhice Patológica
Código de acesso:
Entrevista
O envelhecimento é um processo muito complexo e, como tal, existem várias teorias para o explicar como ele ocorre, de entre estas teorias salientámos as teorias biológicas que enfatizam os aspectos genéticos ou as agressões que organismo sofre em função do meio ambiente em que as pessoas se encontram.
Por outro lado, e embora certos autores considerem que a diferença entre o normal e o patológico é ditada pela sociedade, viu-se que a fronteira entre eles esta na perda da autonomia por parte do idoso, derivada de vários défices e disfuncionamentos sobretudo os que têm a ver com a deterioração da função neurológica.
A partir disso surge a importância do psicológico, dos médicos geriátricos e da própria sociedade no sentido de se atender de um modo global a saúde do idoso tornando, assim, o envelhecimento mais suave
Fronteiras entre saúde e doença
Uma qualidade de vida no envelhecimento normal
Fronteiras entre saúde e doença
Há um grande desafio de estabelecer as fronteiras entre a saúde e a doença, na velhice.
Lutando por um envelhecimento bem-sucedido, a geriatria/ gerontologia parece delinear o seu mais ambicioso projeto, que é disciplinar a vida humana em toda a sua extensão.
Falar em saúde na terceira idade significa falarmos em prevenção. Esta é, sem dúvida, a melhor maneira de atingirmos o envelhecimento saudável.
Os médicos do século XVIII e do início do século XIX e a terapêutica tradicional não viam os velhos como uma categoria separada de pacientes, a requerer tratamento específico.
Século XIX, um pequeno grupo de médicos franceses começaria a modificar essa visão tradicional sobre a velhice. Esses autores, entre os quais figuram nomes como Bichat, Broussais, Charcot e Louis, propuseram uma nova maneira de entender e, portanto, de tratar os pacientes idosos.
A grande função dessas ciências seria justamente identificar e combater as patológias que ocorressem na velhice.
Velhice Patológica