Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Reformas pombalinas

Marquês de Pombal

biografia

Montesquieu

Marquês de Pombal promoveu importantes reformas a nível económico, social e cultural.

A nível económico, Marquês de Pombal adotou as medidas mercantilistas, a criação de industrias para aumentar as exportações e diminuir as importações, a criação de Companhias Comerciais como o objetivo de apoiar a grande burguesia portuguesa e desenvolver a agricultura.

A nível social, Marquês de Pombal retirou privilégios á nobreza e ao clero, expulsou os Jesuitas, protegeu a burguesia dando-lhe mais cargos na administração do reino, proibiu a escravatura no reino, aboliu a distinção entre cristão-novo e cristão-velho e executou um novo código penal.

A nível cultural (ensino), Marquês de Pombal criou escolas de instrução primária, criou escolas de ensino técnico em Lisboa e no Porto, fundou o Colégio dos Nobres e reformou a Universidade de Coimbra.

Sebastião José de Carvalho e Melo nasceu a 1699 e morreu a 1782.

Iniciou a sua carreira política como diplomata em Londres e em Viena. Regressado a Portugal, D. José nomeou-o Secretário de Estado, em 1750. Foram-lhe concedidos dois títulos- primeiro Conde de Oeiras e, depois, Marquês de Pombal. A sua pessoa e a sua ação política foram objetivo das mais diversas opiniões. Foi ministro todo poderoso durante a vida do rei, caiu em desgraça após a morte deste. A rainha D. Maria I não só ordenou que fossem libertados aqueles que estavam

presos por razões políticas, como reabilitou os nomes

dos fidalgos condenados em 1759. O próprio Marquês

teve que responder a vários interrogatórios e foi-lhes

fixada residência em Pombal.

Montesquieu, na sua obra O Espírito das Leis, defendeu a separação dos poderes do Estado.

O iluminismo

Ideias iluministas

defensores:

Trabalho realizado por:

-Ana Rita nº1

-Mário Diogo nº20

Rousseau

Os defensores do iluminismo (filósofos, matemáticos, cientistas, etc.) consideravam que só a «luz da razão» poderia «iluminar» o espírito humano, permitindo-lhe alcançar a sabedoria que conduziria ao crescimento e libertar o Homem da ignorância. Estes eram os idiais do iluminismo.

No século XVIII, a França era o país em que o iluminismo mais se destacava, como principais filósofos Montesquieu, Rousseau e Voltaire.

Os iluministas criticaram o absolutismo, a existência de ordens sociais privilegiadas, o mercantilismo e a intolerância religiosa.

O que é o Despotismo Esclarecido?

Rousseau considerava que todos os Homens nascem livres, iguais e com os mesmos direitos perante a lei. Na sua obra Do Contrato Social, defendeu também o princípio da soberania popular.

O despotismo esclarecido é um regime político, em que o rei é o senhor absoluto e o seu poder não tem limites. Apenas é guiado pelos princípios da razão.

O Iluminismo:

Ideias iluministas

O que são?

O rei pretende conseguir o maior bem para o povo, ignorante e incapaz, por si só, de procurar o progresso.O rei esclarecido ou «iluminado», deve conduzir e orientar o povo.

O rei recebia o poder diretamente de Deus. Esse poder era tão divino como o do Papa. O rei era ao mesmo tempo, legislador, juiz e executor supremo, sendo apenas responsável perante Deus. Os reis rodeavam-se de ministros todo-poderosos.

Voltaire

As ideias iluministas defendem a razão como crença para alcançar a sabedoria que conduziam ao progresso para saírem da ignorância.

Durante o século XVIII as ideias iluministas espalharam-se pela Europa.

Voltaire, na sua obra Dictionaire Philosophique elogiava a liberdade e a tolerância dos Ingleses e defendia que cada Homem tinha direitos naturais.

O Despotismo

Esclarecido

O Iluminismo

Image by Tom Mooring

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi