Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading content…
Loading…
Transcript

ÁLVARO JOAQUIM DE MELO SIZA VIEIRA

ARQUITETO PORTUGUÉS 1933- 2016

BUSCA ESPAÇO PARA RETRATAR EMOÇÕES (EXPRESSIONISMO) TAL COMO O ARTISTA. SUAS FORMAS MOLDADAS PELA LUZ, MANTÉM A PALAVRA DE QUE OS ARQUITETOS NÃO INVENTAM NADA AO CONTRÁRIO, ELES TRANSFORMAM EM RESPOSTA OS PROBLEMAS QUE ENCONTRAM.

Bilbao Bizkaia Kutxa Bilbao ES - 2011

Piscina de Leça das Palmeira - 1966

Museu Iberê Camargo Porto Alegre RS - 2008

Centro Metereológico Barcelona ES - 1992

Office Buildings Novartis Campus Bilbao, ES - 2012

casa de chá da boa nova - 1963

Biblioteca Municipal Viana de Castelo PT - 2007

Auditório Público Llinars del Vallès, ES - 2016

Faculdade de Arquitetura de Porto PT - 1994

Pavilhão de Portugal EXPO 98 - 1998

A SIMPLICIDADE ALIADA À SOFISTIFICAÇÃO NO QUE DIZ RESÉITO À CONCEPÇÃO E REALIZAÇÃO DE SEUS PROJETOS ARQUITETÔNICOS RENDERAM A SIZA AMPLO RECONHECIMENTO MUNDIAL E GRANDE INFLUÊNCIA SOBRE O URBANISMO NA CONTEMPORANEIDADE AS OBRAS DE ÁLVARO SIZA EMERGEM DO AMBIENTE SEM A NECESSIDADE DE DOMINÁ-LO.O TRABALHO DO ARQUITETO É PROFUNDAMENTE MARCADO POR INFLUÊNCIAS MINIMALISTAS E MODERNISTAS, A ELIMINAÇÃO DOS EXCESSOS E A NECESSIDADE A SE EXPLORAR AO MÁXIMO DOS MATERIAS E ELEMENTOS SÃO AS CARACTERISTICAS MAIS MARCANTES DO SEU ESTILO.

ERIKA MIZOBE

LANA VITÓRIA DE ALMEIDA

WAGNER AMANCIO SILVA

WILLIAM G. CAVALCANTE

SIZA TEM UM TRAÇO CLÁSSICO SUA ARQUITETURA É AO MESMO TEMPO MODERNA E ESTRUTURALMENTE ARROJADO, MAS O QUE CHAMA ATENÇÃO É SUA PREOCUPAÇÃO EM HARMONIZAR O AMBIENTE E PRESERVAR O ESTILO DA ARQUITETURA.

PARA SIZA A ARQUITETURA É FEITA PARA AS PESSOAS, PARA ATENDER AS RELAÇÕES HUMANAS, ELA É FEITA PARA O BEM E O CONFORTO DOS SERES HUMANAS. APESAR DE NÃO SER O PONTO DE DESENVOLVIMENTO ÚNICO, ESSE É O PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA DA ARQUITETURA. A SITONIA DE SIZA COM O AMBIENTE É DE UMA CARACTERISTICA MAIS ABSTRATA, MAIS DIFICIL. O LUGAR É A PARTE EXISTENTE DA OBRA, A PARTE QUE SERÁ COMPLETADA OU ALTERADA PELO PROJETO.

NASCEU NA CIDADE DE MATOSINHO PORTUGAL. CURSOU A FACULDADE DE ARQUITETURA NA ESCOLA SUPERIOR DE BELAS ARTES DO PORTO ENTRE 1949 – 1955.

A FORMA ÔRGANICA DO MUSEU IBERÊ SEGUNDA SIZA É RELACIONADA AS CURVAS DA ESCARPA QUE DELIMITA O TERRENO E QUE LEVARAM Á DEFORMAÇÃO A PARTIR DO GEOMÉTRICO E ORTOGONAL ATÉ A SOLUÇÃO FINAL. ESTA OBRA DO MUSEU IBERÊ É APONTADO PELO ARQUITETO COMO UM NOVO MUNDO EXATAMNETE DE UM DOS MESTRES DA ARQUITETURA ORGÂNICA, ONDE SE ASSEMELHA AO MUSEU DE GUGGENHEIN DE NOVA YORK DE FRANK LLOYD WHIGHT. A DIFERENÇA ENTRE AMBOS É QUE NO IBERÊ AS RAMPAS SÃO INDEPENDENTES DOS PISOS ONDE SE DÃO AS EXPOSIÇÕES. A ESPIRAL DEFORMADA DAS RAMPAS DE SIZA EM PARTE LADEIA O ÁTRIO SEGUIDO O FECHAMENTO SINUOSO, E EM PARTE DELIMITA UMA PORÇÃO DO ESPAÇO EXTERNO, NUMA LINHA ANGULOSA.

SUA ARQUITETURA DEMONSTRA QUE SE PODE CHEGAR A SER UNIVERSAL SEM PRETENSÃO DE UM BRILHO COSMOPOLITA, RESOLVENDO PROBLEMAS COTIDIANOS NUM ENTORNO MUITO LOCALIZADO. PARA ÁLVARO O QUE SE DEVE TREINAR É A PERCEPÇÃO VISUAL, OU SEJA, RECONHECER O AMBIENTE. UM ARQUITETO DEVE SE IMPREGANAR DA ATMOSFERA DE UMA CIDADE OU DE UM SITIO PARA O QUAL PROJETA.ELE RELATA QUE FERNANDO TÁVORA O ENSINOU A HUMANIDADE DA ARQUITETURA, QUE É A IDÉIA DE QUE A ARQUITETURA E SERVIÇO, DEVE ESTAR A FRENTE DE TUDO.

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi