Loading…
Transcript

os senhores do tempo

FIM

Feito por:Santos,Gabriela Marques

Fontes:

CONTEUDO:

Rodrigues, Joelza Ester Domingues

História em Documento: imagem e texto, 7 ano / Joelza Ester Domingues Rodrigues. -- Ed. renovada. -- SÃO PAULO( : FTD , 2009. -- ( Coleçao História em Documento: imagem e texto) p.64

IMAGEM( de fundo):

http://mitographos.blogspot.com.br/2012/01/o-calendario-maia-e-o-fim-do-mundo.html(imagem 1-4)

Maias

O Fim dos Maias

A civilização maia foi a mais duradora da América. Durou do século IV ao XV, quando os espanhois destruiram a última cidade maia.

Os Maias

Os maias foram um povo que habitava as Américas antes dos europeus aqui chegarem.

Foram conhecidos por seus cálculos extraordinariamente corretos e seus calendários.

Fonte (da imagem):

http://www.arteealgomais.org/2011/06/maias-o-povo-maia-tem-origem-incerta.html (imagem 4-4)

Localização

A civilização maia formou-se por volta do século IV , numa região próxima ao oceano Pacífico , na atual fronteira entre o México e a Guatemala para depois se espalhar pela Guatemala e outros países.

Calendários Maias

Fonte-Imagem :

http://eternosaprendizes.com/2009/01/26/2012-nao-havera-juizo-final/mapa-dos-maias/

As construções maias tinham numerosas inscrições com nomes de reis e datas. Para os sacerdotes uma grande preocupação era marcar o tempo . Usavam dois calendários, o civil e o religioso. A cada 52 anos eles coincidiam marcando o início de uma nova Era, que era comemorada com novas construções feitas em cima das antigas.

Os Centros Cerimoniais

O Fim Do Mundo

Dias Meses e Deuses

Cada dia e cada mês eram, segundo os maias, regidos por uma divindade cujo governo afetava toda a humanidade. Para acalmar os deuses eram feitos sacrifícios humanos e erguidos monumentos.

O vício dos maias em contar o tempo explica-se pelo constante temor de que o mundo fosse acabar. Seus sacerdotes afirmavam que os deuses já haviam destruído o mundo 4 vezes e que o fariam de novo.

A civilização maia era constituída por centenas de centros cerimoniais autônomos que se comunicavam por rotas terrestres e fluviais que possibilitavam a troca de diversos produtos . Esses centros não eram exatamente cidades; apenas os sacerdotes, os governantes e os servidores dos templos podiam morar lá, e eles não tinham muralhas ou fortificações. O restante da população vivia em torno dos centros e apenas os visitavam para o mercado e para cerimonias religiosas.

Fonte-Imagem :

http://www.arteealgomais.org/2011/06/maias-o-povo-maia-tem-origem-incerta.html (imagem 3-4)