Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Seminário cultural : Austrália

Pré colonização

História

O responsável oficial pela descoberta da Austrália pelos norte-europeus foi o Capitão James Cook, que reclamou o vasto continente para a coroa do Reino Unido no dia 21 de Agosto de 1770 e lhe chamou Nova Gales do Sul. Porém, sem contar com a colonização aborígene, a viagem do Capitão Cook foi apenas o ponto de partida de várias expedições exploratórias aos mares do Sul em busca do mítico continente.

Apesar de processos de colonização já terem sido movidos pelos mais diferentes motivos, o processo colonial australiano se deu por conta de um objetivo realmente nefasto: esvaziar as cadeias da Inglaterra.

Os Estados Unidos tinham acabado de se tornar independentes, o que fez com que os ingleses tivessem de buscar alternativas para o envio de condenados ou presos, que até então eram enviados para a América.

  • inúmeras tribos de aborígenes, os povos nativos da região, que segundo pesquisas, viviam lá a mais de 60 mil anos, com aproximadamente 175 mil aborígenes no total.

  • no inicio da colonização existissem na Austrália cerca de 500 tribos espalhadas por toda a região, que falavam 300 dialetos diferentes,

  • a Austrália só foi invadida quando, em 1770, um capitão inglês foi enviado para investigar as terras até então desvalorizadas.

Não demorou muito para os colonizadores perceberem que a região onde foi feito o desembarque não era adequada para iniciar as bases para a primeira colônia na Austrália.

então o deslocamento para o norte, se estabelecendo na região onde hoje fica a cidade de Sidney, onde foi fundada a primeira colônia em inglesa em solo australiano, no dia 26 de janeiro de 1788.

Colonização Australiana

Colonização

A colonização teve inicio em 1788,

quando a Inglaterra resolveu fazer

da nova terra uma colónia penal, enviando

para aquela região os presos com penas superiores a 7 anos.

Por volta de 1835 os prisioneiros ingleses deixaram de ser enviados a Austrália, e os condenados que lá estavam já haviam cumprido suas penas. partir de 1850 o país passou a ser destino de aventureiros, sobretudo de chineses, pois em várias regiões foram descobertas minas de ouro. Como consequência da colonização os aborígenes foram dizimados da Austrália. No entanto, este processo de expansão foi bem mais lento do que o processo nos Estados Unidos, por exemplo, já que muitos colonos, durante os primeiros anos, sequer saiam dos limites da baía de Sidney.

Ópera de Sydney

um dos edifícios de espetáculo mais marcantes em nível mundial, e um dos símbolos da Austrália, localizada na cidade de Sidney. A construção, projetada por Jørn Utzon, começou em 1959 e está localizada sobre a Baía de Sydney. O edifício foi inaugurado em 20 de outubro de 1973. A Ópera de Sydney é a primeira atração turística da Austrália. Anualmente, os seus 8,2 milhões de visitantes geram um retorno de mais de 520 milhões de euros.

OK

Uluru

Uluru é um monólito situado no norte da área central da Austrália, no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta perto da pequena cidade de Yulara. É o segundo maior monólito do mundo. Tem mais de 318 m de altura e 8 km de circunferência, e se estende em 2,5 km de profundidade no solo. Foi descrito pelo explorador Ernst Giles em 1872 como "o seixo notável." Uluru é notável pela sua qualidade de coloração variável de iluminação diversa que ocorre em diferentes horas do dia e do ano, apresentando ao pôr-do-sol uma visão particularmente notável.

OK

Austrália contemporânea

Austrália : o Brasil que deu certo

Grande Barreira de Coral

A Grande Barreira de Coral Australiana é uma imensa faixa de corais composta por cerca de 2 900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral, situada entre as praias do nordeste da Austrália e Papua-Nova Guiné, que possui 2.200 quilômetros de comprimento, com largura variando de 30 km a 740 km. A Grande Barreira de coral pode ser vista do espaço e é a maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos.

OK

Alano Queiroz

escritor jornal hora extra

  • A diferença de desenvolvimento entre os dois países se dá principalmente por razões económicas, ou nem tanto. É importante lembrar que tanto o Brasil como a Austrália são primordialmente exportadores de matéria-prima (commodities). Bem a grosso modo, soja e carne no primeiro e carvão e gás natural no segundo. A única diferença que nosso irmão da Oceânia adotou os princípios do liberalismo.

  • A Austrália, diferente do Brasil, adota uma economia livre que reduziu a pobreza e expandiu a oferta de empregos até para os menos qualificados. O mercado aquecido e competitivo por ter poucas burocracias e impostos deu direitos incríveis ao empregado. Se ele está de saco cheio de seu patrão, pode pedir demissão porque sabe que terá um emprego garantido no outro lado da rua. A taxa de desemprego no país paradisíaco não passa de 6%, enquanto no Brasil estamos em 13%. As dificuldades criadas pela CLT e pelas Juntas Comercias impedem o pleno emprego.

  • A facilidade de ganhar dinheiro empreendendo no país permite muitas vezes que o salário de um profissional, recém saído da faculdade não seja muito diferente de um faxineiro, um garçom ou porteiro.

  • O Estado enxuto faz a Austrália ter pouca corrupção. Os políticos e servidores públicos australianos por não terem privilégios como no Brasil, não tem como vender facilidades para empresários, amigos e familiares.

  • Em média os australianos vivem 8.7 anos a mais do que os brasileiros. No Brasil você tem cerca de 25 vezes mais chances de ser assassinado do que na Austrália. O australiano ganha em média 72% a mais que o brasileiro.

foi um explorador, navegador e cartógrafo inglês tendo depois alçado a patente de capitão na Marinha Real Britânica. Cook foi o primeiro a mapear Terra Nova antes de fazer três viagens para o Oceano Pacífico durante a qual ele conseguiu o primeiro contacto europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélago do Havaí, bem como a primeira circum-navegação registrada da Nova Zelândia.

James Cook

vivendo a Austrália

localização

Vivendo

a Austrália

A Austrália está entre os seis maiores países do mundo. Localiza-se entre os oceanos pacíficos e indico, sendo que não possui fronteiras terrestres. A Austrália é um dos países mais áridos do mundo, só perdendo para a Antártida.

moeda

A moeda utilizada na Austrália é o dólar australiano, que uma de suas principais características são as cores chamativas que as notas possuem. As cédulas são pintadas em cores fortes e retratam personalidades famosas e importantes do país. A moeda foi introduzida em 1966 no lugar da libra australiana, antiga libra esterlina, que era utilizada no local.

Curiosidade: A Austrália é conhecida também como a terra do dinheiro de plástico. Já que foi o primeiro pais a introduzir a cédula em 1988, como uma edição comemorativa. A partir de 1992 iniciou a substituição para papel-moeda.

população

A Austrália, segundo o censo realizado em 2018, tem 25.067.900 de habitantes. A taxa de crescimento populacional é pequena, de 0,824 ao ano (2007), enquanto a expectativa de vida é grande , chegando aos 80,62 anos. Cerca de 90% da população australiana vivem nas grande cidades ao longa da costa. O restante habita o interior do país, embora não haja uma diferença significativa de renda dessas pessoas, o clima é bem diferente.

  • crescimento populacional de toda Austrália

FUSO HORÁRIO: + 13 horas em relação à Brasília

COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: europeus meridionais e setentrionais 95%, asiáticos 3,5%, grupos étnicos autóctones - aborígenes 1,5%

CLIMA: árido tropical (maior parte), subtropical (SE),

tropical (N e NO), mediterrâneo (S)

CIDADES DA AUSTRÁLIA (PRINCIPAIS): Sydney, Melbourne, Perth, Adelaide , Newcastle, Camberra, Brisbane

Oceânia

LOCALIZAÇÃO: sudoeste da Oceânia – maior ilha do Mundo

Dados principais:

Políticas e Religiões Australianas

Política e Religião

  • A Religião na Austrália é muito variada. Seção 116 da Constituição da Austrália de 1901 proíbe o governo de estabelecer uma igreja ou interferir com a liberdade de religião .

Políticas Gerais

O sistema de governo é o parlamentarista, que implica o reconhecimento da rainha Elizabeth II como soberana simbólica do país, integrante da Comunidade Britânica de Nações (Commonwealth).

Sua primeira constituição foi feita em 1901, antes disto seus estados eram colônias britânicas. Depois de se tornar federação a Austrália adotou um modelo próprio de governo. Os poderes do estado são divididos em 3: Legislativo, executivo e judiciário assim como no Brasil.

A Austrália sempre foi conhecida por sua hospitalidade aos imigrantes e intercambistas. Por ser um país pouco populoso, não possui grande concorrência no mercado de trabalho.

Em diversas áreas o país sofre com falta de mão de obra e incentiva a vinda de profissionais estrangeiros.

Brasão de armas da Austrália

Religião na Austrália,censo 2016

A paisagem religiosa da Austrália está mudando e diversificando. Em 2016, 30,1% dos australianos declararam "sem religião" e outros 9,6% optaram por não responder à pergunta. Durante grande parte da história australiana, a Igreja Anglicana era a maior denominação religiosa e continua sendo hoje um dos maiores provedores de serviços de assistência social da Austrália.

Enquanto a Igreja da Inglaterra originalmente ocupava uma posição de privilégio no início da colonização australiana, um arcabouço legal que garantia a igualdade religiosa evoluiu dentro de poucas décadas. Um grande número de católicos irlandeses foram transportados para a Austrália através do sistema britânico de justiça criminal.

Religião indígena Australiana

Anterior à colonização europeia, em 1788,

pessoas de várias fés tiveram contato com

os povos aborígenes australianos. Este contato

se dava através de exploradores, pescadores e sobreviventes dos inúmeros naufrágios. Tiveram inúmeros artefatos recobrados por estes contatos, embora não haja nenhum registro de influência à religião aborígene.Na época da colonização britânica, os Australianos Indígenas tinham suas próprias tradições religiosas do sonhar (como Mircea Eliade disse) "Existe uma crença geral entre os Indígenas australianos que o mundo, o homem e os vários animais e plantas foram criados por certos seres sobrenaturais que depois desapareceram, quer subindo para o céu ou entrando na terra.

Antes da colonização europeia em 1788, havia contato com indígenas australianos de pessoas de várias religiões. Esses contatos foram com exploradores, pescadores e sobreviventes dos numerosos naufrágios. Houve incontáveis ​​artefatos recuperados desses contatos. Os aborígines do norte da Austrália ( Arnhem Land ) mantêm histórias, canções e pinturas de comércio e interação cultural com pessoas de barco do norte. Essas pessoas são geralmente consideradas como sendo do arquipélago indonésio oriental.

Habitos e tradições culturais

Cultura Australiana

A Austrália contém eventos culturais muito conhecidos. São festivais de grande porte que englobam vertentes artísticas, como teatro, cinema e música – inclusive, com grandes shows de artistas renomados. Mais do que isso, existem festividades gastronômicas, desde as de grande porte até as mais simples. Não é à toa que muitas cidades sãoconhecidas devido

às suas atividades esportivas e de aventura.

Explorar esses cenários é costume das

pessoas engajadas em esportes, como o surfe, uma das

principais modalidades praticadas no país. A cultura australiana também está muito presente nos esportes praticados em equipe. Um exemplo é o futebol australiano – o AFL, além dele, existem outros, como rugby, golfe, cricket, bowls – esporte parecido com a bocha – e netball – modalidade que se parece com o basquete, mas traz algumas regras exclusivas.

  • Diferente de muito lugares, os tradicional dia para dar e ganhar presentes no dia seguinte ao Natal, conhecido como Boxing Day. Ele é comemorado, no dia 26 de dezembro, exceto quando a data cai no fim de semana – quando isso acontece, ele é comemorado na segunda-feira seguinte.
  • A Austrália é famosa pelo turismo gastronômico e rotas de vinhos, com suas áreas de produção vinícola que somam mais de 160 mil hectares.
  • A culinária típica do país é uma mistura das tradições dos indígenas australianos com os hábitos dos colonos britânicos, somada às influências de imigrantes da China, Índia, Malásia, Japão, França, Itália e Grécia.
  • Os alimentos ancestrais recebem o nome de bush foods ou bush tuckler, que são alimentos frescos utilizados pelos aborígenes.
  • Entre as frutas típicas estão a kakadu lime, cedar bay cherry e blue tongue, além de vegetais como o sea almond e native kang kong e carnes de canguru, emu e wallaby.
  • A bebida icônica do país é o Billy Tea, um chá preparado com folhas de eucalipto e limão.
  • No entanto, a gastronomia popular continua sendo de domínio britânico, com o famoso fish and chips, carne assada e tortas de carne.
  • Falando em pratos de sucesso, ninguém resiste ao brownie australiano, pão damper, pavlova (bolo de merengue com creme e frutas vermelhas) e a suculenta costela com molho barbecue ou “ribs on the barbie”

Na Austrália, o churrasco está presente como uma tradição para se reunir, seria uma desculpa para qualquer reunião. Os australianos adoram fazer churrasco na praia ou em parques, o governo australiano disponibiliza churrasqueiras em espaço publico para que a população faça o churrasco ao ar livre.

BYO (Bring your own). É um outro costume australiano que é levar sua própria bebida aos restaurantes sem constrangimento algum.

Os australianos também são loucos por esportes, especialmente aqueles que envolvem a natureza. São muito ligados aos esportes aquáticos como surfe, remo e nado. Eles também são fanáticos por trilhas.

Work smarter, not harder. Os australianos não vivem para trabalhar, é da filosofia deles trabalhar, mas priorizar a qualidade de vida. É por isso que na maioria das empresas começa-se cedo para encerrar o expediente cedo e curtir a vida depois.

A Austrália é um país conhecido por abrigar uma grande quantidade de espécies de insetos dos mais venenosos aos mais inofensivos, portanto, é bastante comum você encontrar alguns em seu cotidiano. Mas os australianos não os matam, a preservação de insetos está estabelecida em códigos ambientais, é da cultura local eles não serem eliminados.

o passado esquecido

Apesar de ser um tema pouco abordado, muito do que é a cultura australiana hoje em dia se deve ao povo que habitava o território antes da colonização: os aborígenes. De origem pré-histórica, eles eram subdivididos em 500 grupos e totalizavam 300 dialetos diferentes, além de terem estilos de vida, culturas e religiões que variavam de acordo com a região que ocupavam.

Eles viviam de uma maneira muito organizada socialmente, à frente de sua época, e tinham costumes que foram passados de geração em geração e que influenciaram diversos aspectos da cultura, o modo de vida e a economia atuais do país. Além disso, faziam da arte uma maneira de se comunicar, com pinturas e outras representações.

grupo 1A :

André Morri

numero: 2

Pedro Chimetto

numero: 30

João Domingos

numero: 18

Fabrizio Capellini

numero: 8

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi