Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Tomás de Aquino

Toda criação tem origem em Deus

Pensamento Aristotélico

Integrantes do grupo: Ana Carolina Chaves, Gabrieli Schuler, Larissa Duartte, Lyégi Silveira e Matheus

OBJETIVO DO

TRABALHO

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar ideias sobre a existência de Deus, de acordo com as percepções do filósofo e padre italiano, Tomás de Aquino.

TOMÁS DE AQUINO

Tomás de Aquino nasceu em 1225, em Aquino, em uma comuna italiana (município), no Castelo de Roccasecca. Teve uma boa educação e chegou a ingressar na Universidade de Nápoles, na Cátedra “Artes Liberais”. Aos 19 anos abandonou seu curso e seguiu sua vocação religiosa, transformando-se em dominicano(pregava a palavra de Jesus Cristo).

Acontecimentos importantes

ANO

ACONTECIMENTO

Nascimento de Tomás

1225

Torna-se dominicano

1244

Gradua-se em Teologia

1252

Acontecimentos

ÉTICA E POLÍTICA

ÉTICA E POLÍTICA

A ética de Tomás de Aquino segue de perto o pensamento

aristotélico.

Aquino destaca que toda a criação tem origem em Deus e

nele o seu fim. Portanto, com o auxílio da revelação e

mediante a graça e fé, pode-se alcançar uma felicidade

mais alta, mesmo na vida presente.

Na sua visão religiosa do mundo, ele concluiu que o estado

conduz o ser humano até certo ponto, quando então é

necessário o auxílio da Igreja Católica, por meio da qual

o ser humano atinge a felicidade eterna.

EXISTÊNCIA DE DEUS

Provas da Existência de Deus

Para Aquino existiam “ cinco vias” da existência de Deus, baseadas na obra metafísica de Aristóteles, na qual explica o movimento do mundo pela existência necessária de uma causa primeira.

  • Movimento: Primeiro Motor Imóvel;
  • Causa Eficiente: Primeira Causa;
  • Contingência e necessidade: A Existência depende de outro ser;
  • Graus de Perfeição: Grau máximo de perfeição;
  • Causa Final: No mundo há ordem.

É possível provar a existência de Deus?

Atualmente, para muitas pessoas a realidade se reduz ao que podemos perceber de forma direta, pelos sentidos: seria real aquilo que podemos ver, tocar, ouvir, cheirar, degustar. Para outros, a realidade mais profunda é aquela apresentada pela ciência. Para uma maioria considerável há um ser superior que é responsável pela permanência dos sentidos e da ciência, Deus.

DEMONTRAÇÕES DA EXISTÊNCIA DE DEUS

DEMONSTRAÇÕES

Tomás de Aquino

Tomás de Aquino

  • Tomás de Aquino

“Por conseguinte, é necessário que tudo aquilo cujo ser se distingue da sua natureza passe a ser a partir de outro. E como tudo o que é por outro remete a que é por si, como sua causa primeira, é necessário que haja uma realidade que seja a causa do ser de todas as outras coisas, pelo fato de ela ser tão-somente ser. De outro modo ir-se-ia até ao infinito nas causas, visto que tudo o que não é apenas ser tem uma causa do seu ser, como se disse. Portanto, é evidente que a inteligência é forma e ser e que ela tem o ser a partir do primeiro ente, que é apenas ser. E esta é a causa primeira que é Deus.”

William Pailey

William Paley

  • William Paley (Teólogo, início do século XIX)

“Se eu cruzasse um terreno e batesse meu pé contra uma pedra, e alguém me perguntasse como a pedra foi parar lá, eu poderia provavelmente responder que ela sempre esteve ali; e não seria fácil provar que essa resposta é absurda. Mas suponha que eu encontre um relógio no chão, e alguém me perguntasse como ele foi parar naquele lugar, dificilmente pensaria na resposta que eu havia dado antes de que o relógio sempre esteve lá. Mas por que a resposta que serviria para a pedra não serve para o relógio?”

Anselmo

Anselmo

Anselmo (Bispo de Cantuária, entre 1093-1109)

“Até para o tolo é forçoso admitir que aquilo-que-nada-de-maior-pode-ser pensado existe na mente, já que ele entende isso quando o ouve, e o que quer que seja entendido está na mente. E, certamente, aquilo-que-nada-de-maior-pode ser-pensado não pode existir só na mente. Pois se existir somente na mente, então é possível pensar em algo que existe na realidade, e que seja portanto ainda maior.”

DESTACA-SE A GRANDE IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR O QUE OCORREU NO PASSADO, PARA ENTENDER O PRESENTE, MUDAR O FUTURO E ENRIQUECER O NOSSO CONHECIMENTO.

CONSIDERAÇÕES

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi