Loading…
Transcript

Habilidades Médicas

Urgências e Emergências no Brasil República e SUS

Conclusão

Ana Luiza Machado, Fernanda Cota, Fernanda Barros,

Isadora Basilio, Izabella Deprá, Julia Faleiros e Larissa Stork

Brasil

República

SUS

Welfare State

Ministério

da Saúde

Brasil República

Marketing

A economia da época, baseada quase inteiramente no café, começa a atrair novos imigrantes para o país. Com isso, passa-se a ter uma preocupação maior com a saúde pública - o que gerou muitos avanços e melhorias na área.

Apesar de terem sido criados , em 1892, os primeiros institutos de pesquisas, como os laboratórios Bacteriológico, Vacinogênico e de Análises Clínicas e Farmacêuticas, os governos estaduais ainda não se dispuseram a investir em órgãos de saúde pública.

Gráfico

Gráfico da queda da taxa de mortalidade ao longo da República

Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina

Revolta da Vacina

Revolta da Vacina

Rio de Janeiro, 1904

Resposta ao descaso do governo em relação à saúde e políticas públicas

Uma lei aprovada em 1904 pelo Congresso Nacional, proposta por Oswaldo Cruz, tornou obrigatória a vacinação contra a varíola, gerando intensa agitação popular. A população que luta pelo fim da vacinação obrigatória é, principalmente, a camada menos favorecida da sociedade, devido à ausência de informações e abordagem agressiva de vigilantes sanitários e policiais em relação ao povo.

Welfare State

Sales

A ideia de Estado de bem-estar social moderno nasceu na década de 1880, na Alemanha, com Otto von Bismarck.

De acordo com seu ideal, caberia ao Estado,garantir serviços públicos e proteção à população, provendo dignidade aos naturais da nação.

Grande Guerras

Mundiais

Primeira e Segunda Guerra

Ambulância em 1899

Com as experiências das Grandes Guerras, as ambulâncias e serviços de emergência foram aprimoradas e melhor adequadas, primeiramente pelas equipes como da Cruz Vermelha Internacional e depois assimiladas pelos serviços do Corpo de Bombeiros.

Técnicas e protocolos foram melhorando à medida que novas situações de urgência apareciam e o maior destaque foi dado às situações de guerra e militaria.

Ambulância em 1920

Ambulância em 1950

Governo de Vargas

Era Vargas

A partir de 1930, na estrutura sindical Getulista, o Estado passou a implantar políticas de cunho social. Foi então instituído um sistema corporativista ligado aos trabalhadores, que eram incentivados a se integrar ao sistema sindical criado por Vargas, Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs), ligados as empresas e seus trabalhadores, que garantiam assistência médica aos associados (Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência).

No segundo período presidencial de Getúlio Vargas, a partir de 1951, foi criado o Ministério da Saúde.

Ministério da Saúde

HR

A ideia de um órgão especializado em cuidar da saúde existe desde 1808, na monarquia. Apesar disso, o primeiro Ministério com ações na área da saúde foi criado em 1930, durante o governo de Getúlio Vargas.

Em 25 de julho de 1953 foi definido oficialmente o Ministério da Saúde, com serviços de combate a endemias existentes no país.

Período Militar

Ditadura

No período militar, o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) era o responsável pelo tratamento individual dos doentes, enquanto o Ministério da Saúde elaborava e executava programas sanitários e assistia à população durante as epidemias. Como complemento do INPS, surgiu o Plano de Pronta Ação (PPA) - que objetivava atender os casos médicos de urgência.

Todavia a população ainda carecia de um acesso democrático à saúde. Assim, no I Simpósio de Política Nacional de Saúde, em 1979, o Centro Brasileiro de Estudos da saúde propôs a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir daí, o Congresso Nacional introduziu medidas de integração dos serviços médico-hospitalares do país.

Sistema Único de Saúde

Finance

Diante da falência do INAMPS, Instituto Nacional de Assistência Medica da Previdência Social, a Constituição de 1988 declarou a saúde como um direito social a ser assegurado pelo novo Sistema Único de Saúde, por meio da Lei Orgânica da Saúde de 1990. Assim, o SUS tornou-se um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e o único a garantir assistência integral e gratuita para a totalidade da população.

Protocolo de

Manchester

Corpo de

Bombeiros

Corpo de Bombeiros

A ideia inicial do Corpo de Bombeiros era de prevenção e combate aos incêndios. Porém, ao longo do tempo, para suprir necessidades da população no atendimento de urgências e emergências, seu serviço foi expandido também a atender às vítimas de acidentes, procurando dar socorro imediato adequado e condições ideais de transporte aos hospitais. O objetivo é evitar o agravamento das lesões e melhorar as condições de sobrevivência do acidentado, voltado exclusivamente ao trauma.

SAMU

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

É o serviço brasileiro de atendimento às urgências pré-hospitalares, utilizado em casos de urgência e emergência.

Foi idealizado na França, em 1986. No Brasil, foi implantado em 1995 e funciona como central de regulação de urgência e emergência, composta por médicos que atendem a demanda do sistema telefônico e definem uma hipótese diagnóstica.

No governo de Lula, no final de 2003, foi lançada a Política Nacional de Urgência e Emergência, visando organizar os atendimentos de acordo com sua prioridade, podendo oferecer orientação médica ou, se necessário, o recurso mais complexo, com o envio de viaturas.

Conclusão

Other

Ao recuperar a história do sistema de atendimento às urgências e emergências e do Sistema Único de Saúde, espera-se ressaltar a importância dos dois programas para a universalização da saúde brasileira, e destacar o caminho percorrido pelo SUS, desde o Brasil República, até se transformar, hoje, em um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo.

Referências

http://www.saude.mg.gov.br/sus https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=E1RtAwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA1&dq=sus+historia&ots=PPeVJi8ryR&sig=lFsF7FCPhpm2TFnwFjGTD_S0-3k#v=onepage&q&f=false

Barjas Negri e Ana Luiza d´Ávila Viana, “O Sistema Único de Saúde em dez anos de desafio”

BRASIL. PE - PODER EXECUTIVO FEDERAL. . Decreto nº 27664 de 30/12/1949.

Disponível em: <https://www.diariodasleis.com.br/legislacao/federal/114512-institui-o-servico-de-assistencia-medica-domiciliar-e-de-urgencia-da-previdencia-social-e-da-outras-providencias.html>.

Ministério da Saúde. Portaria Nº 2048/GM de 5 de novembro de 2002. Regulamenta o atendimento das urgências e emergências [Internet]. Brasília (Brasil): Ministério da Saúde; 2002