Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
CONCEITO DE MOBILIDADE URBANA:
Deslocamento de pessoas e bens dentro do espaço das cidades, mediante utilização de veículos, de vias públicas e da infraestrutura disponível
Portland, a partir da década de 70, buscou implantar diversas ideias procurando o seu desenvolvimento sustentável, e tirar a imagem de cidade suja levada por anos. Atraindo empresas ligadas a sustentabilidade, criando e preservando áreas verdes e diversificando sua malha de transportes públicos:
Portland, conta com uma malha viária diversificada, conseguindo atrelar bondes, VLT’s, ônibus e a bicicleta para a locomoção de sua população. Possui um eficiente transporte público e a capacidade de integração dos diferentes meios de transporte, justificando assim a marca de 84% dos usuários do transporte público preferirem deixar seus carros na garagem , ajudando assim na redução de emissão de gases poluentes provenientes do uso do automóvel particular.
O Portland Streetcar é um popular bonde que circula em volta da área central/distrito industrial da cidade, contendo três linhas de circulação designadas por cores: Rosa, azul e verde. As linhas rosa e azul fazem ligação entre os dois lados da cidade, cortadas pelo rio e em paradas na PSU (Portland State University)
Expresso metropolitano que liga o centro da cidade com as áreas mais afastadas. Contém cinco linhas (Imagem 9). A Linha azul ligando Hillsboro/Centro/Gresham, Linha Verde entre Clackamas/Centro/PSU, Laranja de Milwaukie/Centro, Vermelha ligando Aeroporto/Centro/Beaverton e Amarela que passa entre Centro de Exposição/Centro/PSU.
Os passes são retirados na estação antes de entrar no VLT, no próprio MAX (Imagem 8), ou em aplicativos e é possível comprar passe livre por tempo determinado, onde também é possível utilizá-lo nos outros meios de transporte, como o Streetcar e o ônibus, mantendo assim a ideia de integração entre eles.
Outro meio de transporte bastante utilizado na cidade é o ônibus, o qual, na maior parte da cidade, utiliza uma faixa exclusiva para ele. Muitas vezes os ciclistas usam ele para deslocamento entre uma ciclovia e outra, pois em alguns ônibus pode-se colocar a bicicleta tanto dentro, em ganchos dedicados para tal, como na frente do mesmo, dependendo do tipo de ônibus. Todas as linhas, se unidas, podem cruzar a cidade inteira, passando pelo centro da cidade, e levando a todas as vizinhanças
As bicicletas, ponto chave da cidade, possuem uma complexa rede de ciclofaixas e ciclovias além de conter adaptações para integra-las com os meios públicos de transporte, onde podem utilizar de espaços dedicados ao seu transporte no Streetcar, MAX e ônibus. Elas podem percorrer a cidade pelos 520Km de ciclovias presentes na cidade além de se integrar com os outros transportes públicos para completar os trajetos dos ciclistas. Podemos ver no mapa a seguir, quão extensa é sua malha cicloviária, dando possibilidade de locomoção por toda a cidade.
Oregon foi o primeiro estado dos Estados Unidos a adotar o carro elétrico (Imagem 12) como meio de transporte. Esse meio de transporte tem alguns benefícios, como: redução da emissão de gases poluentes, rápido carregamento das baterias (que o tempo varia entre 30 minutos e até uma noite inteira). Conta com um serviço de aluguel de carros elétricos, o Zip Car, e custa menos de US$ 8 por hora. Estações de carregamento dos carros elétricos PowerPost são fabricados por Telefonix. O aeroporto internacional de Portland tem 42 estações de carregamento para Veículos Elétricos de nível 1, carregados na voltagem 120 (120v). Os carros podem ser pegos e devolvidos em diversos pontos da cidade e com um bom funcionamento e praticidade.
A acessibilidade, conceituada pela Lei 10.098 como sendo a possibilidade e
condição de alcance para a utilização, com segurança e autonomia, dos espaços,
mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos
sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com
mobilidade reduzida, refere-se a dois aspectos, que embora tenham
características distintas, estão sujeitos a problemas semelhantes, no que diz
respeito à existência de barreiras que são interpostas às pessoas com
necessidades especiais: o espaço físico e o espaço digital. (TAVARES FILHO et
al., 2002).
Em conformidade com o Título VI da Lei dos Direitos Civis e com o Título II da Lei dos Americanos com Deficiências, é política da Cidade de Portland que ninguém seja excluído da participação, negue os benefícios ou seja sujeito a discriminação em qualquer circunstância. Programa, serviço ou atividade da cidade com base em raça, cor, nacionalidade ou deficiência. Para ajudar a garantir o acesso aos programas, serviços e atividades da Prefeitura, a Cidade de Portland razoavelmente: fornece tradução e interpretação de idiomas para indivíduos com proficiência limitada em inglês; modifica políticas e procedimentos; e fornece ajudas auxiliares, serviços e / ou formatos alternativos para pessoas com deficiências.
Todos os bondes estão equipados com rampas no piso inferior do carro, o que facilita o embarque de cadeiras de rodas e dispositivos de mobilidade. Placas de leitura e anúncios de áudio indicam a próxima parada.
As autoridades da cidade chegaram a um acordo provisório depois que três usuários de cadeiras de rodas ou scooters reclamaram que a cidade não estava cumprindo a Lei dos Americanos Portadores de Deficiência. Rampas de freio desempenham um papel central na vida das pessoas que dependem de dispositivos de mobilidade, dizem os defensores, e sua construção é regulada pela ADA. Sem as rampas corretas, as pessoas que usam cadeiras de rodas podem ser forçadas a viajar nas laterais de estradas lotadas, redirecionar-se ou ficar presas tentando atravessar áreas gramadas ou enlameadas.
Além de intensificar seu trabalho para tornar as calçadas acessíveis para as pessoas que usam patinetes, andadores e cadeiras de rodas, a cidade concordou em pagar a cada participante uma pequena quantia pessoal mais os honorários advocatícios. A cidade não é obrigada a admitir irregularidades, de acordo com o acordo proposto.
As Escolas Públicas de Portland se orgulham de manter prédios que fornecem acesso igual a todos os alunos e visitantes. As melhorias incluirão novas rotas acessíveis a partir de áreas de estacionamento e calçadas públicas, melhorias nos corrimãos, novos elevadores em escolas selecionadas e upgrades de banheiros acessíveis.
Nova York é uma das cidades mais bem preparadas do mundo para receber
pessoas com deficiência e fez muitos esforços nos últimos anos para se
tornar acessível.
Portland nos mostra como uma cidade pode mudar seus costumes, buscando a melhoria do modo de vida de seus habitantes assim como poder contribuir para o meio ambiente através de meios sustentáveis de desenvolvimento. Com a substituição da priorização dos automóveis particulares por meios de transportes públicos e sustentáveis, a cidade conseguiu números importantes em indicadores de mobilidade urbana assim como sustentabilidade, para uma cidade de um país onde seu desenvolvimento foi marcado pelo uso do automóvel.
AEROPORTO DE PORTLAND TEM 42 ESTAÇÕES DE CARREGAMENTO PARA VES.
VERDADE SOBRE RODAS. Disponível em:
<http://www.verdesobrerodas.com.br/2015/08/aeroporto-de-portland-tem-42-estacoes.html>. Acesso em: 07 mai. 2019.
CAMPOS, Vânia Barcellos Gouvêa. UMA VISÃO DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL. 2017. Disponível em:
<https://www.researchgate.net/publication/267417557_UMA_VISAO_DA_MOBILIDADE_URBAN A_SUSTENTAVEL>. Acesso em: 07 mai. 2019.
CIDADES COMO LABORATÓRIOS DE POLÍTICAS: EXPERIÊNCIA DE PORTLAND
COM A BICICLETA. SHAREAMERICA. Disponível em: < https://share.america.gov/pt- br/cidades-como-laboratorios-de-politicas-experiencia-de-portland-com-a-bicicleta/>. Acesso em: 07 mai. 2019.
MAPS & SCHEDULES. TRIMET. Disponível em: < https://trimet.org/schedules/index.htm>. Acesso em: 07 mai. 2019.