Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
2
1
3
Quanto mais complicada se tornou a produção industrial, mais numerosos passaram a ser os elementos da indústria que exigiam garantia de fornecimento. Três deles eram de importância fundamental: o trabalho, a terra e o dinheiro. Numa sociedade comercial, esse fornecimento só poderia ser organizado de uma forma: tornando-os disponíveis a compra. Agora eles tinham que ser organizados para a venda no mercado. Isso estava de acordo com a exigência de um sistema de mercado. Sabemos que em um sistema como esse, os lucros só podem ser assegurados se se garante a autorregulação por meio de mercados competitivos interdependentes.
A consequência do processo de transformação socioeconômica abordado no texto é a
a)expansão das terras comunais.
b)limitação do mercado como meio de especulação.
c)consolidação da força de trabalho como mercadoria.
d)diminuição do comércio como efeito da industrialização.
e)adequação do dinheiro como elemento padrão das transações.
Considerando as diferenças entre extrativismo vegetal e silvicultura, a variação das curvas do gráfico foi influenciada pela tendência de
a)conservação do bioma nativo.
b)estagnação do setor primário.
c)utilização de madeira de reflorestamento.
d)redução da produção de móveis.
e)retração da indústria alimentícia.
Os portos sempre foram respostas ao comércio praticado em grande volume, que se dá via marítima, lacustre e fluvial, e sofreram adaptações, ou modernizações, de acordo com um conjunto de fatores que vão desde a sua localização privilegiada frente a extensas hinterlândias, passando por sua conectividade com modernas redes de transportes que garantam acessibilidade, associados, no atual momento, à tecnologia, que o transformam em pontas de lança de uma economia globalizada que comprime o tempo em nome da produtividade e da competitividade.
Uma mudança que permitiu aos portos adequarem-se às novas necessidades comerciais apontadas no texto foi a
a)intensificação do uso de contêineres.
b)compactação das áreas de estocagem.
c)burocratização dos serviços de alfândega.
d)redução da profundidade dos atracadouros.
e)superação da especialização dos cargueiros.
A instalação de uma refinaria obedece a diversos fatores técnicos. Um dos mais importantes é a localização, que deve ser próxima tanto dos centros de consumo como das áreas de produção. A Petrobras possui refinarias estrategicamente distribuídas pelo país. Elas são responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia, suprindo o mercado com derivados que podem ser obtidos a partir de petróleo nacional ou importado.
A territorialização de uma unidade produtiva depende de diversos fatores locacionais. A partir da leitura do texto, o fator determinante para a instalação das refinarias de petróleo é a proximidade a
a)sedes de empresas petroquímicas.
b)zonas de importação de derivados.
c)polos de desenvolvimento tecnológico.
d)áreas de aglomerações de mão de obra.
e)espaços com infraestrutura de circulação.
Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo e seus derivados e a soja, que, por possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grandes volumes, necessitam de uma infraestrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ociosos nas filas, têm seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade internacional.
No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto seria a
a)isenção de impostos de transportes.
b)construção de terminais atracadouros.
c)diversificação dos parceiros comerciais.
d)contratação de trabalhadores portuários.
e)intensificação do policiamento das rodovias.
O desgaste acelerado sempre existirá se o agricultor não tiver o devido cuidado de combater as causas, relacionadas a vários processos, tais como: empobrecimento químico e lixiviação provocados pelo esgotamento causado pelas colheitas e pela lavagem vertical de nutrientes da água que se infiltra no solo, bem como pela retirada de elementos nutritivos com as colheitas. Os nutrientes retirados, quando não repostos, são comumente substituídos por elementos tóxicos, como, por exemplo, o alumínio.
A dinâmica ambiental exemplificada no texto gera a seguinte consequência para o solo agricultável:
a)Elevação da acidez.
b)Ampliação da salinidade.
c)Formação de voçorocas.
d)Remoção da camada superior.
e)Intensificação do escoamento superficial.
Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova Iorque para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.
A viabilidade do processo de produção ilustrado pelotexto pressupõe o uso de
a)linhas de montagem e formação de estoques.
b)empresas burocráticas e mão de obra barata.
c)controle estatal e infraestrutura consolidada.
d)organização em rede e tecnologia da informação.
e)gestão centralizada e protecionismo econômico.
A África Ocidental é conhecida pela dinâmica das suas mulheres comerciantes, caracterizadas pela perícia, autonomia e mobilidade. A sua presença, que fora atestada por viajantes e por missionários portugueses que visitaram a costa a partir do século XV, consta também na ampla documentação sobre a região. A literatura é rica em referências às grandes mulheres como as vendedoras ambulantes, cujo jeito para o negócio, bem como a autonomia e mobilidade, é tão típico da região.
A abordagem realizada pelo autor sobre a vida social da África Ocidental pode ser relacionada a uma característica marcante das cidades no Brasil escravista nos séculos XVIII e XIX, que se observa pela
a)restrição à realização do comércio ambulante por africanos escravizados e seus descendentes.
b)convivência entre homens e mulheres livres, de diversas origens, no pequeno comércio.
c)presença de mulheres negras no comércio de rua de diversos produtos e alimentos.
d)dissolução dos hábitos culturais trazidos do continente de origem dos escravizados.
e)entrada de imigrantes portugueses nas atividades ligadas ao pequeno comércio urbano.
No início da década de 1990, dois biólogos importantes, Redford e Robinson, produziram um modelo largamente aceito de “produção sustentável” que previa quantos indivíduos de cada espécie poderiam ser caçados de forma sustentável baseado nas suas taxas de reprodução. Os seringueiros do Alto Juruá tinham um modelo diferente: a quem lhes afirmava que estavam caçando acima do sustentável (dentro do modelo), eles diziam que não, que o nível da caça dependia da existência de áreas de refúgio em que ninguém caçava. Ora, esse acabou sendo o modelo batizado de “fonte-ralo” proposto dez anos após o primeiro por Novaro, Bodmer e o próprio Redford e que suplantou o modelo anterior.
No contexto da produção científica, a necessidade de reconstrução desse modelo, conforme exposto no texto, foi determinada pelo confronto com um(a)
a)conclusão operacional obtida por lógica dedutiva.
b)visão de mundo marcada por preconceitos morais.
c)hábito social condicionado pela religiosidade popular.
d)conhecimento empírico apropriado pelo senso comum.
e)padrão de preservação construído por experimentação dirigida.
No Segundo Congresso Internacional de Ciências Geográficas, em 1875, a que compareceram o presidente da República, o governador de Paris e o presidente da Assembleia, o discurso inaugural do almirante La Rouciére-Le Noury expôs a atitude predominante no encontro: “Cavalheiros, a Providência nos ditou a obrigação de conhecer e conquistar a terra. Essa ordem suprema é um dos deveres imperiosos inscritos em nossas inteligências e nossas atividades. A geografia, essa ciência que inspira tão bela devoção e em cujo nome foram sacrificadas tantas vítimas, tornou- se a filosofia da terra”.
No contexto histórico apresentado, a exaltação da ciência geográfica decorre do seu uso para o(a)
a)a preservação cultural dos territórios ocupados.
b)formação humanitária da sociedade europeia.
c)catalogação de dados úteis aos propósitos colonialistas.
d)desenvolvimento de técnicas matemáticas de construção de cartas.
e)consolidação do conhecimento topográfico como campo acadêmico.
A situação demográfica de Israel é muito particular. Desde 1967, a esquerda sionista afirma que Israel deveria se desfazer rapidamente da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, argumentando a partir de uma lógica demográfica aparentemente inexorável. Devido à taxa de nascimento árabe ser muito mais elevada, a anexação dos territórios palestinos, formal ou informal, acarretaria dentro de uma ou duas gerações uma maioria árabe “entre o rio e o mar”.
A preocupação apresentada no texto revela um aspecto da condução política desse Estado identificado ao(à)
a)abdicação da interferência militar em conflito local.
b)busca da preeminência étnica sobre o espaço nacional.
c)admissão da participação proativa em blocos regionais.
d)rompimento com os interesses geopolíticos das potências globais.
e)compromisso com as resoluções emanadas dos organismos internacionais.
Em Beirute, no Líbano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados sírios, a resposta do homem é imediata: “em todos os lugares e em lugar nenhum”. Andando ao acaso, não é raro ver, sob um prédio ou num canto de calçada, ao abrigo do vento, uma família refugiada em volta de uma refeição frugal posta sobre jornais como se fossem guardanapos. Também se vê de vez em quando uma tenda com a sigla ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), erguida em um dos raros terrenos vagos da capital.
O cenário descrito aponta para uma crise humanitária que é explicada pelo processo de
a)migração massiva de pessoas atingidas por catástrofe natural.
b)hibridização cultural de grupos caracterizados por homogeneidade social.
c)desmobilização voluntária de militantes cooptados por seitas extremistas.
d)peregrinação religiosa de fiéis orientados por lideranças fundamentalistas.
e)desterritorialização forçada de populações afetadas por conflitos armados.
Segundo a Conferência de Quioto, os países centrais industrializados, responsáveis históricos pela poluição, deveriam alcançar a meta de redução de do total de emissões segundo níveis de 1990. O nó da questão é o enorme custo desse processo, demandando mudanças radicais nas indústrias para que se adaptem rapidamente aos limites de emissão estabelecidos e adotem tecnologias energéticas limpas. A comercialização internacional de créditos de sequestro ou de redução de gases causadores do efeito estufa foi a solução encontrada para reduzir o custo global do processo. Países ou empresas que conseguirem reduzir as emissões abaixo de suas metas poderão vender este crédito para outro país ou empresa que não consiga.
As posições contrárias à estratégia de compensação presente no texto relacionam-se à ideia de que ela promove
a)retração nos atuais níveis de consumo.
b)surgimento de conflitos de caráter diplomático.
c)diminuição dos lucros na produção de energia.
d)desigualdade na distribuição do impacto ecológico.
e)decréscimo dos índices de desenvolvimento econômico.
A dinâmica hidrológica expressa no gráfico demonstra que o processo de urbanização promove a
a)redução do volume dos rios.
b)expansão do lençol freático.
c)diminuição do índice de chuvas.
d)retração do nível dos reservatórios.
e)ampliação do escoamento superficial.
De acordo com as figuras, a intensidade de intemperismo de grau muito fraco é característica de qual tipoclimático?
a)Tropical.
b)Litorâneo.
c)Equatorial.
d)Semiárido.
e)Subtropical.
No mapa estão representados os biomas brasileiros que,em função de suas características físicas e do modo deocupação do território, apresentam problemas ambientais distintos. Nesse sentido, o problema ambiental destacadono mapa indica
a)desertificação das áreas afetadas.
b)poluição dos rios temporários.
c)queimadas dos remanescentes vegetais.
d)desmatamento das matas ciliares.
e)contaminação das águas subterrâneas.
A imagem representa o resultado da erosão que ocorre emrochas nos leitos dos rios, que decorre do processo natural de
a)fraturamento geológico, derivado da força dos agentesinternos.
b)solapamento de camadas de argilas, transportadas pelacorrenteza.
c)movimento circular de seixos e areias, arrastados poráguas turbilhonares.
d)decomposição das camadas sedimentares, resultanteda alteração química.
e)assoreamento no fundo do rio, proporcionado pelachegada de material sedimentar.