Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Para o dicionário Aurélio (1993) incluir (inclusão) é o mesmo que compreender, que por sua vez quer dizer entender, alcançar com a inteligência.
Maria Teresa Eglér Mantoan[3], define inclusão como: “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção.”
XVII - oferta de profissionais de apoio escolar;
I - sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida;
X - adoção de práticas pedagógicas inclusivas pelos programas de formação inicial e continuada de professores e oferta de formação continuada para o atendimento educacional especializado
XV - acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar;
VI - pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva;
XIV - inclusão em conteúdos curriculares, em cursos de nível superior e de educação profissional técnica e tecnológica, de temas relacionados à pessoa com deficiência nos respectivos campos de conhecimento;
Todas as crianças são únicas e especiais e isso não depende de terem ou não alguma deficiência física, motora, cognitiva, emocional ou de qualquer ordem.
* O professor;
* As crianças;
* As famílias;
* E todos os funcionários, envolvidos neste processo.
Para obter sucesso em conversas relacionadas ao comportamento, evolução e aprendizagens dos alunos, se faz necessário desenvolver paciência e cautela ao abordar todas as famílias.
Um sentimento que o professor, a equipe gestora e todos os funcionários envolvidos devem ter é a empatia - saber colocar-se no lugar da família e sempre pensar o que gostaria de ouvir, se a criança fosse seu filho.
Quando trabalhamos com educação, precisamos aprender a lidar com frustrações diárias, pois na maioria das vezes queremos alcançar a mesma evolução com todos os alunos e isso dificilmente ocorre. Assim também, devemos nos adequar aos processos inclusivos para que a criança com deficiência não seja cobrada da mesma forma que as outras. Se faz necessário compreender a diferença entre igualdade e equidade.