Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

INCLUSÃO

CEMEI "Elza maria de souza fava figueira"

SE PARA O MUNDO A INCLUSÃO É UM TEMA ATUAL, PARA O BRASIL É AINDA MAIS RECENTE.

UM FATOR HISTÓRICO RESPONSÁVEL POR ESTA DEMORA, CHAMA-SE PRECONCEITO.

a inclusão no mundo atual

"HÁ CORDAS QUE NÃO AMARRAM E SIM LIBERTAM"

PEDRO SOLÍS

PRECONCEITO X INCLUSÃO

Vejamos um exemplo:“Nós matamos os cães danados, os touros ferozes e indomáveis, degolamos as ovelhas doentes com medo que infectem o rebanho, asfixiamos os recém-nascidos mal constituídos; mesmo as crianças, se forem débeis ou anormais, nós a afogamos: não se trata de ódio, mas da razão que nos convida a separar das partes sãs aquelas que podem corrompê-las.” (Sêneca, Sobre a Ira, I, XV)[2]

RESGATE HISTÓRICO

SIGNIFICADO:

Para o dicionário Aurélio (1993) incluir (inclusão) é o mesmo que compreender, que por sua vez quer dizer entender, alcançar com a inteligência.

O QUE É INCLUSÃO?

Maria Teresa Eglér Mantoan[3], define inclusão como: “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção.”

LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.

LEGISLAÇÃO

ART.1°

É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

CAPÍTULO IV

DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

Parágrafo único. É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.

PODER PÚBLICO

Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

XVII - oferta de profissionais de apoio escolar;

I - sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida;

X - adoção de práticas pedagógicas inclusivas pelos programas de formação inicial e continuada de professores e oferta de formação continuada para o atendimento educacional especializado

XV - acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar;

VI - pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva;

XIV - inclusão em conteúdos curriculares, em cursos de nível superior e de educação profissional técnica e tecnológica, de temas relacionados à pessoa com deficiência nos respectivos campos de conhecimento;

"SE TODOS NÓS SOMOS DIFERENTES, ENTÃO TODOS SOMOS IGUAIS"

TEORIA X

PRÁTICA

Vídeo

reflexão

para pensar:

pare e pense

Todas as crianças são únicas e especiais e isso não depende de terem ou não alguma deficiência física, motora, cognitiva, emocional ou de qualquer ordem.

quem ganha no processo de inclusão?

processo

* O professor;

* As crianças;

* As famílias;

* E todos os funcionários, envolvidos neste processo.

nosso desafio

desafio

  • Somos desafiados a vencer preconceitos, a respeitar a diversidade e a agir de maneira efetiva para a concretização de relações mais humanas.

o professor:

POSTURA

  • Postura inclusiva assumida pelo professor possibilita a eles convívio com as diferenças, respeitando-as em suas especificidades, sem discriminá - las.

EXPECTATIVA:

  • Em geral, os pais (família) que acompanham esta criança desde o nascimento, depositam uma grande expectativa de evolução após a criança ser inserida na escola.

CONTATO COM OS PAIS

REALIDADE

PACIÊNCIA, EMPATIA, FRUSTRAÇÕES.

Para obter sucesso em conversas relacionadas ao comportamento, evolução e aprendizagens dos alunos, se faz necessário desenvolver paciência e cautela ao abordar todas as famílias.

Um sentimento que o professor, a equipe gestora e todos os funcionários envolvidos devem ter é a empatia - saber colocar-se no lugar da família e sempre pensar o que gostaria de ouvir, se a criança fosse seu filho.

Quando trabalhamos com educação, precisamos aprender a lidar com frustrações diárias, pois na maioria das vezes queremos alcançar a mesma evolução com todos os alunos e isso dificilmente ocorre. Assim também, devemos nos adequar aos processos inclusivos para que a criança com deficiência não seja cobrada da mesma forma que as outras. Se faz necessário compreender a diferença entre igualdade e equidade.

VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA/PROFISSIONAL INCLUSIVO?

PARA FINALIZAR

DINÂMICA - EXPLORANDO OS SENTIDOS

DINÂMICA

OBRIGADA!!

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi