Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

POdem as proposições sobre obras de arte ser objetivas?

Filosofia.2017.ESJM.RolandoAlmeida

Imitação

Tradicionalmente atribuída a Platão e Aristóteles, é a ideia de que toda a arte imita ou representa a realidade (ainda que, obviamente, nem tudo o que imita ou representa a realidade seja arte).

Imitação

Objeções à teoria da imitação ou representação

Objeções à teoria da imitação ou representação: A pintura abstrata, a música instrumental, os ready-mades... há muitas obras de arte que não imitam nem representam a realidade.

Objeções à teoria da imitação ou representação

Expressionismo

Defendida por Tolstói e Collingwood, a ideia central é que a arte é expressão de emoções.

Expressionismo

Objeções à teoria expressivista

Além de haver muitas obras de arte abstrata que não parecem exprimir quaisquer emoções (como o Número 1, de Jackson Pollock), o que dizer dos atores no teatro? Têm de sentir as emoções que exprimem, para que seja arte? E a execução de uma sinfonia, que envolve dezenas de pessoas? Têm todas elas de estar a exprimir o mesmo?

Formalismo

Defendida por Clive Bell (no caso da pintura) e também por Eduard Hanslick (no caso da música), é a mais sofisticada das três teorias. A ideia central é que a arte é forma significante: tudo o que conta para que algo seja arte é que a sua forma provoque emoção estética.

Objeções à teoria formalista

A teoria parece circular: é arte o que tem uma forma tal que provoca emoção estética? E o que é a emoção estética? O que sentimos quando contemplamos arte?

Além disso, muitas obras de arte são indistinguíveis de coisas que não são arte, como o urinol de Duchamp. O que explica que essas coisas sejam arte não pode ser a sua forma.

Objeções à teoria formalista

Síntese das 3 teorias

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi