Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Resumo 8ººº ano

1 bim

Professora Karyne Velasco

Rev. Industrial

Revolução Industrial

Isso é um mecanismo Tecnológico?

Pioneirismo

A Revolução Industrial, leva esse nome pela transformação que surtiu no ritmo e na forma de trabalhar.

Historicamente dividimos essa Revolução em dois períodos, e teve o pioneirismo da Inglaterra.

A Inglaterra tinha uma série de fatores que favoreciam o pioneirismo:

- Márinha desenvolvida.

- Fortalecimento da Burguesia.

- Fator religioso.

- Lei de Cercamento;

1ª Revolução

|Com o aumento populacional devido ao cercamento, e o aumento das vendas de tecidos ingleses fabricados anteriormente nas oficinas, vendidos tanto internamente na Inglaterra, quanto no exterior para as colônias houve uma necessidade de aumentar a produção.

Por questões de interesse houve incentivo dos burgueses no processo de tentativas de aumentar e acelerar a produção.

Para produzir máquinas capazes de tecer cada vez mais, com maior qualidade e em tempo menor, no entanto, era necessário investir na produção do metal, material com o qual as máquinas eram produzidas. Assim, a produção têxtil gerou o desenvolvimento da indústria metalúrgica.

Com o tempo, buscaram-se formas de energia capazes de movimentar as máquinas e aumentar a produ-tividade. A invenção da energia a vapor, alimentada pela queima do carvão, permitiu o estabelecimento da indústria têxtil e revolucionou outras áreas, como o transporte.

Trabalho

Além das inovações tecnológicas, a Revolução Industrial trouxe uma série de mudanças no espaço urbano e na sociedade, como o estabelecimento de fábricas e de bairros operários.

Além de mudanças urbanas, as relações de trabalho vão sofrer mudanças também.

Revoltas

Como a industrialização foi processual, ou seja, as máquinas eram constantemente aprimoradas e renova-das, cada vez menos trabalhadores eram necessários para operá-las. Essa situação gerou demissões e, aglo-merados nas cidades, os desempregados nelas permaneciam, em busca de alguma ocupação em troca de qualquer valor que lhes fosse oferecido

Rev. Francesa

Basicamente a Revolução Francesa nada mais foi que uma Revolução Burguesa, contrária ao Antigo Regime, o absolutismo Francês.

A sociedade francesa era dividida em estados, segmentos definidos pelo nasci-mento, e praticamente não apresentava mobilidade social.

Com a crise econômica que se abateu sobre a França no fim do século XVIII, o ministro das finanças francês, Jacques Necker, aconselhou o rei Luís XVI a con-vocar a Assembleia dos Estados Gerais.

Diante do impasse causado pela escolha da forma de votação, o rei Luís XVI ordenou o encerramento da Assembleia, impedindo os deputados de entrar na sala de reuniões em Versalhes.

Considerado excesso de poder, a população mesmo a que não estavam juntos nas Assembleias, fizeram uma comoção. Em reação à atitude do rei, as pessoas saíram às ruas promovendo uma série de protestos, que culminaram com a invasão da Bastilha, edifício utilizado para aprisionar os inimigos políticos do regime.

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi