Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Filosofia - 2º Ensino Médio

Pacto Social

Profª Joce Aquino

segundo Kant

As teorias

O pacto

do jusnaturalismo e do contratualismo repercutiram também no pensamento alemão.

Assim o filósofo Immanuel Kant adotou o contrato social como hipótese para explicar a origem e os objetivos do poder político.

Ele apresentava o contrato social (ou contractus originarius) como um princípio apriori (anterior à experiência), isto é, uma ideia racional, e não como um fato ocorrido em determinado momento histórico. Sendo assim, em vez de revelar a origem histórica do Estado, esse princípio indicava como ele deveria ser.

Assim como Rousseau

01

Kant também valorizava profundamente a ideia de liberdade.

Além disso, a sua concepção de contratualismo se aproximava do pensamento liberal, assim como as de Locke e Montesquieu.

Ele afirmava que o Estado Civil nascera com o objetivo de garantir as liberdades individuais, organizando-as de acordo com as leis civis.

Somente os indivíduos

02

deixariam de prejudicar a liberdade uns dos outros, na tentativa de desfrutar da liberdade brutal, característica do estado de natureza.

Logo, o filósofo julgava necessária a limitação da liberdade original dos indivíduos, para que eles pudessem obter uma nova forma de liberdade, garantida pelo Estado, na condição de participantes de uma comunidade, isto é, do povo.

01

Para que isso fosse possível

Kant elencava três princípios, denominados imperativos, que deveriam nortear as ações dos indivíduos no Estado:

•Viver honestamente.

•Não cometer injustiça contra ninguém.

•Receber o que lhe cabe como direito.

De acordo com Kant

03

a condição dos Estados entre si era comparável à dos indivíduos no estado de natureza, ou seja, uma liberdade brutal capaz de gerar disputas. Sendo assim, ele buscou es-tabelecer um acordo entre política e moral, por meio do cosmopolitismo. Dessa maneira, propôs uma ordem internacional que unisse os Estados na forma de uma liga ou federação. Acreditava que essa “república mundial” poderia conso-lidar o ideal de cosmopolitismo, uma vez que todos os indivíduos seriam seus cidadãos, condição a que denominava Erdbürger (cidadão da Terra).

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi