Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading content…
Loading…
Transcript

Métodos e Técnicas de recolha de dados

Unidade Curricular: Seminário 5 - Conceção de um Projeto de Intervenção

Docente: Catarina Gonçalves

Discentes: Beatriz Francisco e Inês Sá

Grupo 3 - TP2

Análise Documental

ANÁLISE DOCUMENTAL

  • É uma técnica de recolha de dados que abrange vários tipos de documentos e é uma das primeiras fontes de informação a ser utilizadas.

Utilizamos este método para recolher dados mais específicos sobre a escola e os seus constituintes, principalmente para fazer a sua caracterização, com a ajuda de documentos que nos foram disponibilizados pela mesma.

Observação Não Participante

OBSERVAÇÕES

  • Consiste na observação sem a participação direta do observador no contexto que vai ser observado.

As observações irão ser realizadas em aulas, de modo a perceber as relações dos alunos e as dinâmicas utilizadas. Iremos também utilizar este método em AECs e até mesmo nos intervalos.

Conversas Informais

CONVERSAS INFORMAIS

  • Conversas que não têm um guião estruturado e normalmente não são gravadas.

Estas vão sendo utilizadas algumas vezes por nós, temos conversas informais com professores, funcionários, a coordenadora e, posteriormente, poderão surgir algumas com alunos.

Questionários

QUESTIONÁRIOS

  • Segundo Carvalho (2008) os questionários são bastante utilizados para a recolha de informação estes têm as mesmas as mesmas questões para todas as pessoas, por norma são anónimos e podem ter questões para atender a finalidades específicas de uma pesquisa ou investigação.

Estes serão mais direcionados para os alunos para conseguirmos reunir mais informações sobre a escola através da visão deles. Poderão ser também realizados questionários para os professores titulares de cada turma de modo a conhecermos melhor os alunos e tudo o que os engloba.

Entrevistas Semi-Diretivas

ENTREVISTAS SEMI-DIRETIVAS

  • São um instrumento de recolha de informação que permitem “obter dados descritivos da linguagem do próprio" (Bogdan & Biklen, 1994).

  • “As perguntas devem levar o sujeito a explorar as ideias decorrentes das questões [...] o entrevistador deve evitar questões que possam ser respondidas por sim ou não.” (Horta, 2010).

Este método irá ser realizado, principalmente com a coordenadora da escola, de modo a obtermos informações mais específicas que possamos vir a precisar posteriormente. Foram realizadas algumas com crianças externas à escola como um estudo exploratório e poderão ser também realizadas com algum professor titular.

Referências Bibliográficas

Referências

Estrela, A. (1994). Teoria e prática de observação de classes: Uma estratégia de observação de professores. Porto: Porto Editora (pp. 26-52)

Damásio, P., & Horta, R. (2010). A microanálise através da entrevista semi-diretiva. Uma avaliação do ciclo da auto-regulação da aprendizagem.

https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1914/1/ulfp035572_tm.pdf

Carvalho V. (2008). Instrumentos de Coleta Dados Pesquisas Educacionais. Academia

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi