Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Pedagogia da inclusão e da cooperação

Task 2

Aprender a fazer junto para ven-Ser

  • Cada pessoa é considerada um mestre-aprendiz que, em conjunto com as outras, descobre a si mesma de modo a fortalecer sua autonomia ao mesmo tempo em que promove o bem comum. Deste modo, a Pedagogia da Cooperação acredita que todos podem ven-Ser juntos: não é necessário que alguém perca para que o outro ganhe.
  • A Pedagogia da Cooperação é um sistema composto por convicções, processos, práticas e procedimentos orientados por um propósito de elaborar uma cultura cooperativa nas relações humanas.

Task 3

  • A Pedagogia também se propõe e pode ser aplicada por meio de um fluxo de 7 práticas cooperativas, a saber: com-tato; contrato; in-quieta-ações; alianças e parcerias; soluções como-uns; projetos de cooperação e celebrar o ven-Ser.

Task 4

O princípio da co-existência e o aprender a conhecer

Porque...

Quatro princípios presidem a Pedagogia da Cooperação:

O princípio da comum-unidade e o aprender a ser

O princípio da cooperação e o aprender a fazer

O princípio da com-vivência e o aprender a conviver

  • Os jogos cooperativos, neste sentido, têm como objetivo principal o “o aprender a fazer com o outro para promover as transformações necessárias que geram o bem-estar comum”.

  • A Pedagogia da Cooperação propõe algo semelhante, mas amplia o território ao incluir outros tipos de processos e práticas junto com os jogos. Organizando e sistematizando os achados que o Projeto Cooperação vem fazendo ao longo dos anos, de modo a configurar uma nova práxis (o encaixe entre teoria e prática) compatível com uma visão de mundo cooperativa.

Task 5

Pedagogia da inclusão...

Task 6

  • O princípio de Educação Inclusiva foi adotado pelos países membros da ONU a partir da Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Práticas na Área das Necessidades Especiais. Esse documento internacional, elaborado durante Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, tinha o objetivo de estabelecer diretrizes para a formulação de políticas públicas voltadas para a inclusão e acesso de pessoas com necessidades especiais nos sistemas educacionais ao redor do mundo, incentivando a orientação inclusiva em escolas regulares como estratégia eficiente contra atitudes discriminatórias.

Task 7

  • A inserção desses alunos em escolas regulares (final do século XX) não foi acompanhada por mudanças na organização das escolas regulares a fim de receber esses alunos como, por exemplo, adaptação física e predial; tampouco houve revisão de projetos pedagógicos, adaptação curricular ou estratégias de ensino que contemplassem as especificidades e diferentes tempos de aprendizagem desses alunos.

Task 8

  • "No Brasil, o Plano Nacional de Educação (2011-2020) considera como público alvo da educação inclusiva educandos com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e múltipla, alunos com transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades; estabelecendo assim a Educação Especial como modalidade de ensino que perpassa todos os segmentos da escolarização, realiza o atendimento educacional especializado (AEE) disponibiliza serviços e recursos próprios e orienta alunos e professora quanto a sua utilização no ensino regular.''

Task 9

  • "É direito do aluno, portanto, receber apoio de caráter especializado e recursos diferenciados como: ensino de linguagens e códigos de comunicação e sinalização (deficiência visual e auditiva); atividades voltadas para o desenvolvimento de estratégias de pensamento (deficiência intelectual), adaptação de material e ambiente físico (deficiência física), ampliação ou de recursos ou conteúdos (transtorno global e altas habilidades).''
Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi