Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
É a energia associada as propriedades elásticas de uma mola.
Um corpo possui a capacidade de produzir trabalho quando está ligado a extremidade comprimida ou esticada de uma mola.
Sendo assim, possui energia potencial, visto que o valor dessa energia depende da sua posição.
A energia potencial elástica é igual ao trabalho da força elástica que a mola exerce sobre um corpo.
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/energia-potencial-elastica/. Acesso: 07/2020.
A energia potencial elástica somada a energia cinética e a energia potencial gravitacional representam a energia mecância de um corpo em um dado instante.
Sabemos que em sistemas conservativos a energia mecânica é constante.
Nesses sistemas, ocorre a transformação de um tipo de energia para outro tipo de energia, de forma que o seu valor total permaneça o mesmo.
https://br.pinterest.com/pin/363384263669627232/
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/energia-potencial-elastica/. Acesso: 07/2020.
O objetivo deste experimento é mostrar o armazenamento da energia na forma de Energia Potencial Elástica.
Bate e Volta
Materiais
Duas réguas de 30 cm;
Uma bolinha de gude;
Um elástico.
Procedimento
Posicione as duas réguas sobre uma superfície plana e horizontal de modo que elas formem um trilho, por onde rolará a bolinha de gude.
Segure o elástico na horizontal no final do trilho formado pelas réguas, como mostra nas imagens ao lado..
Lance a bola fazendo a bater no elástico.
Observe o que acontece e repita o procedimento algumas vezes.
1. Ao ser lançada, a bola de gude se movimenta em direção ao elástico. Nesse momento, qual é o tipo de energia associada a ela?
2. Quando a bola bate no elástico, o que ocorre com a energia dela? Explique.
3. Considerando que a energia mecânica foi conservada, descreva o que ocorreu com a quantidade de energia associada à bola de gude antes, durante e depois da colisão com o elástico.
O bungee jumping, também chamado de bungee jump, tem uma história repleta de mitos. Conta-se que uma mulher da tribo Bunlap, em Vanuatu (Oceano Pacífico) tentando fugir do seu marido ciumento, subiu em uma árvore alta e se jogou de lá. O marido, desesperado, jogou-se depois dela.
Contudo, a mulher amarrou cipós em seu pé, o que garantiu a sua chegada ao solo de forma segura. Já o marido, não sabia dessa estratégia e saltou da árvore sem qualquer tipo auxílio, o que causou a sua morte.
Por essa atitude corajosa, a mulher ganhou admiração de toda a tribo, além de transformar a ação em uma prática ritualística. Como prova de bravura, os homens jovens da tribo passaram a escalar torres de madeira e saltar, também amarrados em cipós.
Esses saltos ficaram conhecidos como Naghol, uma espécie de esporte antecessor ao bungee jumping. O Naghol, também era praticado pelos jovens como rito de passagem da adolescência para fase adulta. Uma outra versão afirma que esse ritual é praticado para garantir a fertilidade do solo.
A rede de televisão americana, National Geografics, na década de 90 visitou Vanuatu e apresentou ao mundo esse ritual e os jovens ficaram conhecidos como “Land Divers”. A tradução literal para esse nome seria “Mergulhadores Terrestres”
Depois da visita da National Geografics, os saltos que misturam adrenalina e coragem conquistou os amantes dos esportes radicais. Em 1979, membros do “Dangerous Sport Club”, clube de esportes perigosos da Universidade de Oxford, saltaram da ponte de Clifton com 75m, amarrados a elásticos de bagagens.
Pouco menos de dez anos depois, em 1987, o neozelandês Alan John Hackett saltou de um terminado ponto da Torre Eiffel, em Paris. Após esses acontecimentos, o bungee jumping passou a acumular milhares de adeptos em todo o mundo.
Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/bungee-jumping
a) Antes do salto que tipo de energia a pessoa possui?
b) Com base no conceito de energia potencial elástica, como se explica o processo de salto que ocorre nesse esporte radical.