Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Presented by PERSON for COMPANY
... 2686 AC-20 DC)
No princípio emergiu das águas uma ilha, e nela havia um ovo, do qual saiu Rá, iluminando todas as coisas. Todos os outros deuses seriam filhos de Rá (Nut, Chu e Geb). A deusa Nut se casou com Geb em segredo. Depois de algum tempo, Rá descobriu o que tinha acontecido, e ficou furioso com Nut. Como castigo tornou Nut estéril. Com isso Nut usou sua criatividade desafiando Thot, em um jogo de dados. Com sua vitória, consegui que Thot acrescentasse cinco novos dias ao calendário de 360 dias. Com os novos dias, que não eram vigiados por Rá, teve seus filhos: Osíris, Ísis, Set e Néftis.
O primeiro relato da criação começa com o período indeterminado em que Deus (aqui chamado de Elohim) cria os céus e a terra[30] a partir do nada (ex nihilo)[36] ou das águas primordiais (tehom)/caos.[37] Depois descreve a transformação da criação em seis dias do caos até o estado de ordem que culmina com a criação dos humanos à sua própria imagem. O sétimo dia é santificado como um dia de descanso.
A semana de criação consiste em dez comandos divinos, dados em seis dias, seguido de um dia de descanso.
Depois de 520 AC
O universo surgiu quando Nammu, um abismo sem forma, enrolou-se em si mesmo num ato de auto-procriação, gerando An, deus do céu, e Antu (Ki), deusa da Terra. A união de An e Ki produziu Enlil, senhor dos ventos, que eventualmente tornou-se líder do panteão dos deuses. Após o banimento de Enlil de Dilmun (a morada dos deuses) por violentar Ninlil, a deusa teve um filho, Nanna, o deus da lua (mais tarde chamado de Sin (ou Sinnu). Da união posterior entre Sin e Ningal nasceram Inanna (deusa do amor e da guerra) e Utu (deus do sol, depois chamado de Shamash).
O que nos dizem os mitos de criação?
Desde sempre a humanidade procurou:
a) compreender a orgânica e funcionamento das coisas e
b) encontrar o seu lugar na ordem cósmica.
c) a primeira e mais antiga forma de pensar o cosmos foi através do discurso de matriz religiosa em que os elementos naturais eram antrpomorfizados .
d) Os fenómenos naturais eram assim actos de vontade, do querer de entidades supra naturais - os Deuses.
A Partir do século XVI a astronomia começa a colocar as questões noutro domínio. O da razão que apoiada no pensar lógico e no método científico vai levar á construção da ciência moderna.
Galileu construiu seu próprio telescópio e descobriu que nossa Lua tinha crateras, que Júpiter tinha luas, que o Sol tinha manchas, e que Vênus tinha fases como a Lua. Galileu argumentava que essas observações apoiavam o sistema de Copérnico, onde os planetas orbitavam ao redor do Sol, e não da Terra, com se defendia na época.
Nicolau Copérnico (Toruń, 19 de fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrônomo e médico.
A sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia.
Alexander Alexandrovich Friedman
1888
Sc:XVI Copernico - G. Bruno - Galileu Galilei
+/- 3000 AC - Egipto / Sumeria
...
Edwin Powell Hubble 1889 -1953
500 AC - Grecia - Filosofia Aristoteles - Plutarco - Ptolomeu
Sc: XVIII Isaac Newton
A teoria do universo geocêntrico ou geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo. Na Antiguidade era raro quem discordasse dessa visão. Entre os filósofos que defendiam essa teoria, o mais conhecido era Aristóteles. Foi o matemático e astrônomo grego Claudius Ptolomeu (78-161 d.C.) quem, na sua obra "Almagesto", deu a forma final a esta teoria, que se baseia na hipótese de que a Terra estaria parada no centro do Universo com os corpos celestes, inclusive o Sol, girando ao seu redor. Essa visão predominou no pensamento humano até o resgate, feito pelo astrônomo e matemático Nicolau Copérnico (1473-1543), da teoria heliocêntrica, criada pelo astrônomo grego Aristarco de Samos (310-230 a.C.).
O Big Bang não é uma explosão que originou tudo. É uma teoria que defende o começo do Universo há cerca de 14 mil milhões de anos a partir de um ponto compacto e quente que se expandiu arrefecendo com o tempo.
Big Bang
O sistema solar é um aglomerado de planetas, meteoroides, cometas, e vários outros corpos celestes em torno de uma estrela: o Sol.
Mercúrio, Vênus, Terra, Marte,
Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
A Vida