Smoke (fumo) + Fog (nevoeiro) = SMOG
Este resulta da poluição provocada pelas indústrias e pelos transportes, que libertam fumos e outras partículas poluentes, formando em certas ocasiões, quando à pouco vento, uma espécie de neblina que cobre as cidades, ou perta delas.
Smog urbano: é o mais comum, e consiste numa mistura de poluentes gasosos, neblina e poeira. E o fumo fica escuro devido junção deste materiais. se deve à junção destes materiais.
Smog Industrial: presença de compostos mais nocivos à saúde, como H2SO4 (ácido sulfúrico), SO2 (dióxido de enxofre), cinzas, entre outros. É por isso que a poluição industrial é considerada um risco à humanidade.
Smog fotoquímico: este ocorre com a presença de luz, é comum nos dias muito quentes e secos, e é composto por dióxido de nitrogênio (NO2) que vem dos automóveis.
- Provoca dores de cabeça, naúseas, irritação nos olho e na garganta;
- Agrava os problemas respiratórios, principalmente nas crianças nos idosos;
- Deposita-se sobre os edifícios monumentos e, assim, enegrece a cidade e eleva os custos de conservação do património edificado.
- Contribui para o maior aquecimento urbano, e para a formação das «ilhas de calor».
Os níveis de poluição da maioria das cidades dos países desenvolvidos são monitorizados e levam, muitas vezes, à adoção de medidas que visam diminuir o risco de formação de smog e os seus efeitos e se prendem, geralmente, com a tentativa de: