Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

ÁGUA

Introdução

- A maioria das reações Bioquímicas ocorrem na água

- A água participa ativamente das reações

I

Principal componente da maioria das células

Responsável por 70% do peso do organismo.

As moléculas celulares se organizam de acordo com a estrutura da água

H20

- A forma mais abundante na natureza, nas condições normais de temperatura e pressão, é a líquida graças à sua estrutura química, além do fato de ter um alto ponto de ebulição (só ferve aos 100°).

II

A água na natureza pode ser encontrada no estado sólido nas geleiras de regiões muito frias

No estado de vapor formando a atmosfera e as nuvens

No estado líquido, nos rios, mares e outros corpos aquáticos.

Calor Específico

- Quantidade de calor que 1g de uma substância precisa absorver para aumentar sua temperatura em 1°C, sem que haja mudança de estado físico.

* Calor específico da água: 1 cal = 4,186J*

III

- Possui a característica de cada tipo de substância e indica o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor

SUBSTÂNCIAS

-A água tem um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para alterar a sua temperatura, sem mudar de estado físico, mas por outro lado isso demora mais a acontecer, se comparado com outras substâncias.

TEMPERATURA

- A água possui alto calor específico, isso faz com que ela possa tanto ceder como absorver muita quantidade de calor.

IV

FUNÇÃO

- O calor específico, faz com que não ocorra variações bruscas de temperatura, possibilitando a vida de muitos organismos, que só conseguem sobreviver em uma faixa estreita de variação de temperatura.

- Participa ativamente dos processos celulares para evitar o superaquecimento e o congelamento do organismo.

FUNÇÃO

- O alto valor do calor específico da água, é de suma importância para as células e os organismos, pois permite que a água atue como "tampão térmico", mantendo a temperatura de um organismo constante, enquanto do meio ambiente varia, e o metabolismo passa a gerar calor.

FUNÇÃO

Termorregulação

V

- Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada. Ao controlar a temperatura, ocorre a liberação de energia calorífica, e o suor ao ser liberado na superfície do corpo, inicia um processo de evaporação.

FUNÇÃO

- O controle da temperatura pelo suor não está ligado apenas à sua eliminação. Para que a temperatura abaixe, é necessário que o suor evapore, pois é nesse momento que ocorre o resfriamento da superfície do corpo.

FUNÇÃO

- O suor é formado por uma solução aquosa que contém íons, como o sódio e o potássio, ureia, amônia, ácido úrico e uma pequena porção de proteínas. Além de regular a temperatura do corpo, o suor é responsável por eliminar produtos tóxicos.

COMPOSIÇÃO

Disciplina: Bioquímica

Professora: Maria das Neves Moreira Carneiro

Curso: Odontologia

Turno: Noturno

Componentes: Aimê Ximenes; Cristiano Miranda; Kelvin Sena; Khadydja Santana; Raquel Santos Barbosa; Rayane dos Santos; Rogerio Jr; Thayná Oliveira

VI

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi