Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

exergames

1

6

5

brincar

E o

EQUILíBRIO

2

4

3

T E M A

DESENVOLVIMENTO

DO EQUILÍBRIO

EM CRIANÇAS NA

PRÁTICA DO SLACKLINE

COM AUXÍLIO

DE JOGOS

ELETRÔNICOS

Estimular

a prática do

slackline

com o auxílio

de jogos

eletrônicos

OBJETIVO

Introdução

  • O desenvolvimento da tecnologia no mundo.

  • O brincar relaciona-se ainda com a aprendizagem. Brincar é aprender, na brincadeira, reside à base daquilo que, mais tarde, permitirá à criança aprendizagens mais elaboradas.

  • Saber usar essas tecnologias como ferramentas de incentivo, seja no campo cognitivo, na coordenação motora, na parte social ou afetiva, aumentam as chances do profissional que deseja trabalhar com essa realidade.

  • Portanto, este estudo tem por objetivo geral estimular a pratica do slackline com o auxílio de jogos eletrônicos.

brincar

E o

EQUILÍBRIO

o brincar

  • Brincar é aprender; na brincadeira, reside à base daquilo que, mais tarde, permitirá à criança aprendizagens mais elaboradas.

  • O lúdico torna-se, assim, uma proposta educacional para o enfrentamento das dificuldades no processo ensino-aprendizagem.

  • A criança, ao brincar, expressa sua linguagem por meio de gestos e atitudes, as quais estão repletas de significados, visto que ela investe sua afetividade nessa atividade.

Equilíbrio

O equilíbrio é a principal habilidade motora desenvolvida durante a prática do Slackline, pois o balanço da fita nos obriga a manter o corpo o mais ereto possível e para atingir o objetivo, que é atravessar todo o percurso da fita.

EXPERIMENTO

O experimento com o slackline

foi realizado com total segurança,

a participação do Felipe de 6 anos no processo

de montagem do aparelho foi de forma lúdica e divertida.

Antes de iniciar a prática, primeiro foram mostrados estímulos tecnológicos, usando vídeos para o conhecimento da modalidade e a criança começar a sentir interesse e querer reproduzir. Logo após, ainda

com os pés no chão foi colocado o óculos virtual e um celular adaptado ao seu rosto, e assim, foi realizado outro estímulo eletrônico. Era um vídeo 360° de alta resolução mostrando a prática do highline

com a fita sobre um precipício. Em seguida já sem o recurso

da tecnologia, começou as instruções e a fase

de passar segurança, até o momento

que ele se sentiu confiante para

fase inicial da atividade.

FOTOS

E

VÍDEOS

exergames

e

x

e

r

g

a

m

e

s

baixo custo

slackline

MODALIDADES

  • Slackline – a base para todas as outras, que é o andar na fita.

  • Trickline – é a realização de manobras sobre a fita e nesse caso o Slackline é diferente, devendo ser mais elástico e flexível, para que possa fazer a função de “arremessar” o praticante melhor e auxiliar na realização dos movimentos.

  • Longline – quando a distância percorrida é superior a 20 metros, na maioria das vezes a fita muda por completo, sendo uma fita de 25 milímetros de espessura e tubular, pois quanto mais distante as ancoragens, mais “mole” a fita fica no meio, dificultando a travessia.

  • Highline – pode ser considerada a modalidade mais radical do Slackline, onde a fita é montada em alturas a partir de 5 metros do chão e muito praticada entre montanhas, prédios, etc.

  • Waterline – quando o Slackline é montado sobre a água, como rio, piscina, lago, mar.

  • Surfline e Yogaline – são variações quando realizadas manobras ou movimentos similares a essas práticas.

EQUIPAMENTOs benefícios Aspectos

Psicológicos

Fita Slackline Equilíbrio

Fita Elo e catraca Concentração

Protetor de catraca Força Muscular

Protetor de árvore

Back up de segurança

A prática do slackline, além de desenvolver as habilidades motoras, consciência corporal e reeducação postural, estimula capacidades cognitivas, como o desenvolvimento do raciocínio lógico, exercita a capacidade de planejamento, e aprimora competências como a atenção, disciplina e determinação.

O equilíbrio emocional também é estimulado, pois como as tentativas e quedas são inerentes à prática do Slackline, a repetição ou treinamento e a dedicação farão toda a diferença, reforçando a auto-estima e encorajando o enfrentamento do medo e da vergonha, que podem afastar definitivamente o indivíduo do esporte.

conclusão

O experimento mostrou efeitos positivos na utilização do óculos virtual como ferramenta para dar o estímulo tecnológico e aprimorar o equilíbrio na prática do slackline.

Diante desse cenário com crianças cada vez mais sedentárias que vêm ocorrendo em todo o mundo, os jogos eletrônicos, quando utilizados de forma consciente, trabalham não só os músculos do corpo mais também a parte cognitiva dos praticantes. Representam também, boas estratégias para os pais e professores de Educação Física.

Essa ferramenta pode auxiliar na motivação da prática de exercício físico em ambientes domésticos e escolares, com o intuito de aperfeiçoar as habilidades e o desenvolvimento das capacidades motoras de forma mais divertida para as crianças, usando materiais de baixo custo na confecção do óculos virtual para proporcionar um investimento menor.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Referências Bibliográfica

MELO, Luciana; VALLE, Elizabeth. O brinquedo e o brincar no desenvolviment infantil. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 40, p. 43-48, jan./mar. 2005.

NORMAN, Donald. 1993 Things that make us smart. Cambridge: Perseus Books.

OLIVEIRA, Ricardo Benevides Couto; RODRIGUES, Eduardo Fantato. Ciberesporte: os jogos esportivos eletrônicos e a Educação Física. 2008. Acesso em: 01 abr. 2019.

PEREIRA, Dimitri Wuo. SLACKLINE: Vivências acadêmicas na educação física. Motrivivência, 2013, p.227.

PEREIRA, Dimitri Wuo; MASCHIÃO, João Marcelo. Primeiros passos no slackline. 2012. Disponivel em: http://www.efdeportes.com/efd169/primeiros-passos-noslackline.htm.

RAMOS*, Daniela Karine; ROCHA, Natália Lorenzetti; LUZ, Maiara Lopes da. O uso de jogos eletrônicos para o exercício das habilidades cognitivas: relato de uma experiência no Ensino Fundamental. 2016. 9 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-graduação, Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2016.

RÉGIS, Fátima. 2010. Práticas de comunicação e desenvolvimento cognitivo na cibercultura [online]. Anais da XIX COMPÓS. Rio de Janeiro.

ROLIM, Amanda Alencar Machado; GUERRA, Siena Sales Freitas; TASSIGNY, Mônica Mota. Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. 2008.

Disponível em:. Acesso em: 05 ABRIL. 2019.

SOUSA, Fernando Henrique de. O uso do Nintendo® Wii como instrumento de reabilitação na Fisioterapia:. 2015. 9 f. Tese (Doutorado) - Curso de Fisioterapia, Unesp, Bauru, 2015.

ANDRADE, C.E. de. O mercado de jogos eletrônicos no Brasil. Campinas: UNICAMP, 2005. In: SEMANA NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA, Inconfidente, 05 out. 2005.

AUDI, Gustavo M.. Cognição e Videogame: o jogo narrativo e o uso do corpo como interface. 2011. 14 f. TCC (Graduação) - Curso de Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

BARKLEY, R. A. The executive fnctions and self-regulation: an evolutionary neuropsychoological perspective. Neuropsychol Rev. 2001; 11 (1): 1-29

BARROS, Daniel Ferreira. O slackline: do surgimento a evolução e seus benefícios, 2015. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd202/o-slackline-do-surgimento-aevolucao.htm

BURDEA, G. C. COIFFET, P., Virtual Reality Technology, 2ª ed., Wiley-IEEE Press, 2003.

COSTA, R. M.; RIBEIRO, M. W. Aplicações de realidade virtual e aumentada. Porto Alegre: SBC, 2009. 146 p.

GARDNER, Horward. Inteligências múltiplas: a teoria da prática. Trad. Maria Adriana Verissimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.

KELLER, M. et al. Improved postural control after slackline training is accompanied by reduced H-reflexes. J. of Med. and Science in Sport, v.22, n.4, p. 471-477, 2012.

MAHAFFLEY, B. J. Physiological effects of slacklining on balance and core strength. Exercise and Sport Science. Physical Education, 2009.

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi