Loading…
Transcript

LIGAÇÕES QUÍMICAS

Profª: Thaís Campos

Tópico 1

Ligações Químicas

  • As ligações químicas representam interações entre dois ou mais átomos, interações essas que podem ocorrer por doação de elétrons, compartilhamento de elétrons ou ainda deslocalização de elétrons.

  • Ligação Iônica, ligação metálica e ligação covalente.

Tópico 2

Gilbert Newton Lewis

  • Em 1916, Lewis apresentou previsões sobre como os átomos estabelecem ligações químicas.

  • Os elementos são representados por seus símbolos acrescidos de um ponto para cada elétron de valência.

Tópico 3

Valência de um elemento Químico

  • O número indica a quantidade de elétrons envolvidos da ligação, enquanto o sinal indica a tendência do átomo em perder ou ganhar elétrons .

Tópico 4

Ligação Iônica

  • Consiste na união de íons com cargas de sinais contrários, mediante forças eletrostáticas. Ocorre com a transferência de elétrons de um átomo para outro, formando cátions (íons positivos) e ânions (íons negativos), que se atraem mutuamente.

  • Essa ligação química, portanto, ocorre entre elementos que têm grandes diferenças na eletronegatividade, formando aglomerados de íons. Quanto maior for a diferença de eletronegatividade entre esses elementos, maior será o caráter iônico da ligação.

  • Acontece entre: metal + não metal e metal + hidrogênio.

Fórmulas para os compostos iônicos

  • Compostos binários
  • Para construir a fórmula, basta cruzar as cargas de cada um dos íons que formam o composto iônico. Para o cátion Al+3 e o ânion O-2, por exemplo, quando cruzamos as cargas e desprezamos os sinais, temos a seguinte fórmula:

Tópico 5

1. (UERJ 2018) Apesar de apresentarem propriedades químicas distintas, os elementos flúor, neônio e sódio possuem números atômicos próximos, conforme destacado a seguir.

Dentre esses elementos, nomeie o que apresenta maior estabilidade em relação à regra do octeto e indique o símbolo daquele cujos átomos têm o maior número de camadas eletrônicas.

Em seguida, nomeie a ligação interatômica formada entre Na e F e apresente a fórmula química do composto resultante dessa ligação.

Resposta: O que tem maior estabilidade pela regra do octeto é o Neônio, pois tem os 8 elétrons na camada de valência.

F: 1s2 2s2 2p5

Ne: 1s2 2s2 2p6

Na: 1s2 2s2 2p6 3s1

O símbolo que tem o maior número de camadas eletrônicas é o Na ( Sódio), pois ele alcança o subnível 3s1

A ligação entre o Na e o F é o NaF, e se chama fluoreto de sódio, sendo uma ligação iônica.

2. (UNIMONTES) - O poema de Anderson Sant’Anna retrata o princípio básico das ligações:

a) covalentes.

b) metálicas.

c) iônicas.

d) apolares.

Tópico 6

Estabilidade dos compostos iônicos

  • As Ligações iônicas são de natureza elétrica, e dão origem a retículos cristalinos – em nível microscópico, um cátion atrai vários ânions, e um ânion atrai vários cátions; formando, assim, aglomerados com formas geométricas bem definidas.

Propriedades físicas dos compostos iônicas

  • Apresentam ponto de fusão (P.F.) e ponto de ebulição (P.E.) elevados, esta característica é explicada pelo arranjo cristalino destes compostos.
  • O arranjo molecular de uma ligação está tão fortemente ligado que é preciso um intenso aquecimento para quebrar o arranjo do retículo cristalino, portanto, o ponto de ebulição se eleva.

  • Conduzem eletricidade quando dissolvidos em água. Existe a presença de íons, ou seja, cargas negativas e positivas que permitem a passagem de corrente elétrica.
  • Compostos iônicos são sólidos à temperatura ambiente 25° C e pressão de 1 atm, e o melhor solvente para esses compostos é a água.

Solubilidade

  • Um composto iônico será solúvel em água quando as interações entre os íons e esse solvente forem mais intensas e/ou mais numerosas que aquelas existentes nas substâncias isoladas.

Tópico 7

Ligação Covalente

A ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, com objetivo de formar moléculas estáveis, fundamentada na Teoria do Octeto.

Gilbert Newton Lewis

Teoria do Octeto

  • A teoria do octeto é baseada na estabilidade dos gases nobres.

  • Regra do octeto - os elementos químicos devem sempre conter 8 elétrons na última camada eletrônica ou camada de valência. Na camada K pode haver no máximo 2 elétrons. Desta forma, os átomos ficam estáveis, com a configuração idêntica a dos gases nobres.

  • Gilbert N. Lewis propôs, uma forma de representar as ligações que se estabeleciam nas moléculas, esta representação ficou conhecida como Fórmula de Lewis.

Essa fórmula é importante porque não só mostra os elementos e o número de átomos envolvidos, mas também os elétrons da camada de valência de cada átomo e quantos pares eletrônicos são compartilhados por cada átomo.

A ligação covalente geralmente é realizada entre:

• Ametais + ametais

• Hidrogênio + hidrogênio

• Hidrogênio + ametais

Ligação Covalente Simples

Neste tipo de ligação os átomos do elemento compartilham apenas um elétron.

Na molécula de Cl2, cada átomo tem 7 elétrons na última camada, são ametais e tem tendência em receber (ganhar) elétrons, a ligação é do tipo covalente. Cada átomo de cloro contribui com um elétron para formar o par compartilhado e cada átomo ficará com 8 elétrons na C.V.

Na molécula de HCl, cada átomo contribui com um elétron para formar o par, sendo que o hidrogênio ficará estável com 2 elétrons e o cloro ficará estável com 8 elétrons.

Entre os átomos de oxigênio existe uma ligação covalente dupla que representa 2 pares de elétrons compartilhados.

Ligação covalente tripla representando 3 pares eletrônicos sendo compartilhados entre os átomos de nitrogênio.

EXEMPLO: Escreva a fórmula eletrônica da água (H2O) e da água oxigenada (H2O2).

O hidrogênio é da família 1A da Tabela Periódica e apresenta 1 elétron na camada de valência. Já o oxigênio é da família 6A e apresenta 6 elétrons na camada de valência, precisando receber mais dois elétrons para ficar estável.

Assim, temos:

(Vunesp-SP) P e Cl têm, respectivamente, 5 e 7 elétrons na camada de valência.

Escreva a fórmula de Lewis do tricloreto de fósforo.

Qual é o tipo de ligação formada?

a)

b) Ligação covalente simples.

(Unicamp-SP) Observe as seguintes fórmulas eletrônicas (fórmulas de Lewis):

Consulte a classificação periódica e escreva fórmulas eletrônicas das moléculas formadas pelos seguintes elementos:

a. Fósforo e hidrogênio

b. Enxofre e hidrogênio

c. Flúor e carbono.

Tópico 8

Ligação Metálica

  • É a ligação que ocorre entre metais .
  • No estado sólido, os metais se agrupam de forma geométrica formando um retículo cristalino.
  • Na ligação entre átomos de um elemento metálico, ocorre liberação parcial dos elétrons mais externos, com a consequente formação de cátions, que formam as células unitárias. Esses cátions têm suas cargas estabilizadas pelos elétrons que foram liberados e que ficam envolvendo a estrutura como uma nuvem eletrônica.
  • São dotados de um certo movimento e, por isso, chamados de elétrons livres. Pode-se dizer que o metal seria um aglomerado de átomos neutros e cátions, mergulhados numa nuvem ou "mar" de elétrons livres. Esta nuvem de elétrons funcionaria como a ligação metálica, que mantém os átomos unidos.

Propriedades dos Metais

  • Condução de eletricidade: os metais são ótimos condutores de eletricidade, sendo, em razão dessa propriedade, muito utilizados em fios elétricos.

  • Essa propriedade é explicada pelo fato dos metais possuírem um “mar” de elétrons livres, ou deslocalizados, esses elétrons permitem a transição rápida de eletricidade através do metal.
  • Condução de calor: os metais são bons condutores térmicos por causa da presença dos elétrons livres que são dotados de movimento, como foi explicado no item anterior. Esses elétrons permitem o trânsito rápido do calor; e por isso os metais são usados em panelas e caldeiras industriais.

  • Pontos de fusão e ebulição altos: a força de atração causada pelo “mar” de elétrons livres é muito forte, mantendo os átomos unidos com muita intensidade. Assim, para que se rompa essa ligação é preciso fornecer altas energias externas.

Essa é uma característica que permite o uso dos metais em caldeiras, tachos e reatores nucleares, onde ocorrem aquecimentos intensos e eles não derretem. O tungstênio (W) é um exemplo muito importante, pois ele é o metal de maior ponto de fusão (3 403, 85 °C), sendo usado na fabricação de filamentos de lâmpadas incandescentes.

Maleabilidade

É a capacidade de moldar os metais em lâminas finas, por martelar o metal aquecido ou passá-lo por cilindros laminadores

Ductibilidade

É a capacidade que o metal possui de ser transformado em fios.

Densidade

Os metais apresentam altos valores de densidade, em virtude das estruturas compactas dos retículos cristalinos.

Solubilidade

Os metais são insolúveis nos solventes moleculares comuns, tais como a água ou a gasolina. Já o mercúrio (Hg) é um líquido que consegue dissolver a maioria dos metais.

Brilho

Os objetos metálicos, quando polidos, apresentam um brilho característico dos metais, por causa dos elétrons livres localizados na superfície dos metais que absorvem e irradiam a luz.

Tópico 9

Agenda

p. 323 a 326.