Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Sistema Reprodutor

Alunos: Ana Clara, Isaac Jairi , Jhullia Magalhães, Karine Victoria e Thais Macena

Os gametas

O Sistema Reprodutor é o responsável pela manutenção da vida humana, através da reprodução sexuada, que acontece pela junção de gametas, femininos e masculinos.

O que é ?

Os óvulos, gametas femininos, juntam-se aos espermatozóides, gametas masculinos, se combinam e trocam material genético originando o ovo ou zigoto, que dará origem ao embrião e assim, com seu desenvolvimento, originará uma nova vida.

A divisâo

O Sistema Reprodutor pode ser dividido em :

  • Sistema Reprodutor Feminino .
  • Sistema Reprodutor Masculino.

Cada um com suas particularidades de órgãos, tipos de células, hormônios, entre outros.

Importância

O sistema reprodutor humano é importante para a manutenção da vida na Terra. O ser humano apresenta a reprodução sexuada e é por meio dela que existe uma troca de material genético entre indivíduos da mesma espécie.

Os sistemas reprodutores, intimamente relacionados à psique, também são importante elemento para a satisfação sexual do indivíduo.

Fatores Psicológicos

Sistema reprodutor Masculino

Composição: Uretra, pênis, vesícula seminal, próstata, canais deferentes, epidídimo e testículos.

Masculino

Testículos

Composição: Artéria do Testículo, Plexo Pampiniforme, Epidídimo, Canal Deferente, Testículo.

Testículos

Os testículos são duas glândulas de forma oval, que estão situadas na bolsa escrotal.

Nos testículos são produzidos os espermatozoides, as células reprodutoras (gametas) masculinas, durante o processo chamado espermatogênese (processo de formação dos espermatozoides), além de diversos hormônios.

O principal hormônio é a testosterona, responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas, como os pelos, modificações da voz, etc.

Epidídimos

Epidídimo

Os epidídimos são canais alongados que se enrolam e recobrem posteriormente a superfície de cada testículo. Corresponde ao local onde os espermatozoides são armazenados.

Canais Deferentes

O canal deferente é um tubo fino e longo que sai de cada epidídimo. Ele passa pelas pregas ínguas (virilha) através dos canais inguinais, segue sua trajetória pela cavidade abdominal, circunda a base da bexiga e alarga-se formando uma ampola.

Canal Deferente

Recebe o líquido seminal (proveniente da vesícula seminal), atravessa a próstata, que nele descarrega o líquido prostático, e vai desaguar na uretra.

O conjunto dos espermatozoides, do líquido seminal e do líquido prostático, constitui o “esperma” ou “sêmen”.

Vesícula Seminal

A vesícula seminal é formada por duas pequenas bolsas localizadas atrás da bexiga. Sua função é produzir o "líquido seminal", uma secreção espessa e leitosa, que neutraliza a ação da urina e protege os espermatozoides, além de ajudar seu movimento até a uretra.

Vesícula Seminal

O líquido seminal também ajuda a neutralizar a acidez da vagina durante a relação sexual, evitando que os espermatozoides morram no caminho até os óvulos.

Próstata

A próstata é uma glândula localizada sob a bexiga que produz o "líquido prostático", uma secreção clara e fluida que integra a composição do esperma.

Próstata

Uretra

A uretra é um canal que, nos homens, serve ao sistema urinário e ao sistema reprodutor. Começa na bexiga, atravessa a próstata e o pênis (sua maior porção) até a ponta da glande, onde há uma abertura pela qual são eliminados o sêmen a a urina.

Uretra

Importante ressaltar que urina e esperma nunca são eliminados ao mesmo tempo graças à musculatura da bexiga, na entrada da uretra, que impede que isso ocorra.

Pênis

O pênis é um órgão cilíndrico externo, que possui dois tipos de tecidos: cavernoso e esponjoso. Através do pênis são eliminados a urina (função excretora) e o sêmen (função reprodutora).

O tecido esponjoso envolve a uretra e a protege, enquanto o tecido cavernoso se enche de sangue, fazendo com que o pênis fique maior e duro (ereção), pronto para o ato sexual, geralmente levando à ejaculação (processo de expulsão do sêmen).

Pênis

A ereção, no entanto, não ocorre apenas como preparação para uma atividade sexual. Ela pode acontecer por diversos estímulos fisiológicos, por exemplo, quando a bexiga está cheia ou quando o homem tem um sonho à noite.

SISTEMA REPRODUTOR

FEMININO

É formado pelos seguintes órgão: ovário,tubas uterinas , útero e vagina

Feminino

OVÁRIO

3 a 4 cm de comprimento

TUBA UTERINA

10 cm de comprimento

PARTE INTERNA

ÚTERO

útero é um órgão muscular oco de grande elasticidade

VAGINA

Ela consiste em um canal muscular, com cerca de 8 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro, que liga a vulva ao útero.

Parte interna

Grandes lábios: dobras cobertas por pele e pelos que se estendem-se do púbis até o períneo;

Pequenos lábios: são duas extremidades finas, enervadas e vascularizadas, constituídas de mucosa, que se localizam no interior dos grandes lábios;

PARTE EXTERNA

URETRA:

faz parte do sistema urinário, e pelo qual se expele a urina desde a bexiga urinária até o meio externo.

Clitóris:

Entre os lábios está o clitóris, parte do aparelho altamente sensível. Na verdade, é a única parte do corpo humano cuja única função é trazer prazer para a mulher.

Gravidez na adolescência

Desafios

na adolescência

A gravidez na adolescência pode resultar em diversas consequências tanto para a mulher quanto para o bebê, como depressão durante e após a gravidez, parto prematuro e aumento da pressão arterial, risco de descolamento da placenta, novidades relacionadas ao pré-natal, vítimas de piadinhas dos colegas da escola e o preconceito de parte das pessoas, medo de não conseguirem dar conta de seu filho e entre outros fatores.

Pré-eclâmpsia e eclâmpsia:Pré-eclâmpsia é o surgimento da hipertensão e proteinúria após 20 semanas de gestação. Eclâmpsia é a ocorrência de convulsões generalizadas e inexplicadas em mulheres com pré-eclâmpsia. O diagnóstico é clínico e pela mensuração de proteínas urinárias.

Parto prematuro.

Bebê com baixo peso ou subnutrido.

Complicações no parto, que pode levar à uma cesária.

Infecção urinária ou vaginal.

Aborto espontâneo.

Má formação fetal.

Anemia e entre outros.

Doenças

Formas de Evitar

A melhor forma de evitar a gravidez na adolescência é se informar adequadamente e conhecer o próprio corpo e do parceiro antes de começar a vida sexual. Meninos e meninas devem se informar sobre os métodos anticoncepcionais.

São eles:

Preservativo masculino (camisinha) e feminino;

Diafragma: é um termo utilizado para nomear um músculo localizado entre a cavidade torácica e a abdominal.

Espermicidas: é um líquido utilizado para aniquilar os espermatozoides. Eles contêm substâncias químicas que matam os espermatozóides, impedindo assim que eles fertilizem o ovócito II.

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi