Loading content…
Loading…
Transcript

NAÇÃO RUBRO NEGRA

Clube de Regatas do Flamengo

Fundado em 15 de novembro de 1895

Patrono

José Agostinho Pereira da Cunha

HISTÓRIA

O Clube de Regatas do Flamengo, mais conhecido simplesmente como Flamengo, e popularmente pelos apelidos de Mengo, Mengão e Fla, é uma agremiação poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. Fundado no bairro de mesmo nome para disputas de remo em 17 de novembro de 1895, tornou-se um dos clubes mais bem-sucedidos e populares do esporte brasileiro, especialmente pelo futebol. Tem como suas cores tradicionais o vermelho e o preto e como seus maiores rivais esportivos o Botafogo, o Fluminense e o Vasco da Gama.

O Flamengo é o clube de futebol mais popular do Brasil, com uma torcida estimada em 39 milhões de torcedores espalhados por todas as regiões do Brasil. Segundo levantamento conduzido pela agência de marketing desportivo Gerardo Molina-Euroamerica, o Flamengo é, em números absolutos, o clube de futebol com o maior número de seguidores em todo o mundo. Em razão da força de sua torcida, é o clube brasileiro que mais recebe valores de direitos de transmissão.

O flamengo é uma associação civil, sem fins lucrativos e de utilidade pública. Caracterizada como entidade de prática desportiva, constituído por prazo indeterminado, com personalidade jurídica distinta da de seus associados, os quais não respondem solidária ou subsidiariamente pela ações contraídas pelo Flamengo.

UNIFORME

Este foi o primeiro uniforme utilizado no futebol. Este uniforme foi criado por exigência dos atletas do Remo que não permitiam a utilização do uniforme oficial do clube nas cores preto e vermelho em listras horizontais. O uniforme conforme mostra a foto era composto de quatro grandes quadrados (dois pretos e dois vermelhos alternados) e por se assemelharem muito as pipas/papagaios da época ganhou o apelido jocoso de papagaio vintém.

Tradicionalmente, o Flamengo não utiliza o escudo nas camisas do clube. O primeiro uniforme rubro-negro, em 1916, já trazia a sigla CRF no lugar do brasão.

A partir dos anos 2000, o Flamengo inovou e fez uma camisa utilizando o brasão no lugar das siglas CRF. A mudança parece ter trago sorte ao clube da Gávea. Durante este período, o Urubu conquistou o título do Campeonato Carioca sobre o Vasco, no Maracanã, com gol do meia Petkovic no minuto final em cobrança de falta.

Estes são os uniformes utilizado nos jogos de

2018/2019

CURIOSIDADES

HINO

O Flamengo possui dois hinos: o oficial, também chamado de "marchinha", que foi criado em 1920 com letra e música de Paulo Magalhães (ex-goleiro do clube), gravado em 1932 pelo cantor Castro Barbosa e registrado em 1937 no Instituto Nacional de Música, com o refrão "Flamengo, Flamengo, tua glória é lutar, Flamengo, Flamengo, campeão de terra e mar"; e o popular, com letra e música de Lamartine Babo, gravado pela primeira vez por Gilberto Alves em 1945. Este último é o mais conhecido e o que canta as glórias do clube, cujo refrão é "Uma vez Flamengo, sempre Flamengo"

MASCOTE

O primeiro mascote do Flamengo foi o marinheiro Popeye, personagem de quadrinhos na década de 1940 (e, posteriormente, de desenhos animados). A ideia para o mascote partiu do chargista argentino Lorenzo Mollas, que viu, no Popeye, a força e a persistência do Flamengo, além de sua óbvia ligação com o mar. No entanto, tal mascote nunca foi muito popular entre a torcida do clube.

Na década de 1960, as torcidas rivais começam a chamar os torcedores do Flamengo de "urubus", alusão racista à grande massa de torcedores rubro-negros afro-descendentes e pobres. Tal apelido de cunho ofensivo nunca foi bem recebido pela torcida do Flamengo, até o dia 31 de maio de 1969.

Foi em um domingo, quando um torcedor rubro-negro resolveu levar a ave para um jogo entre o Flamengo e Botafogo no Maracanã. Na época, os dois clubes faziam o clássico de maior rivalidade pós-Garrincha. E o Flamengo não vencia o rival fazia quatro anos. Nas arquibancadas, os torcedores do Botafogo gritavam, como sempre, que o Flamengo era time de "urubu"

O urubu foi solto na arquibancada com uma bandeira presa nos pés e, quando caiu no gramado, pouco antes de o jogo iniciar, a torcida fez a festa, vibrando e gritando: "é urubu, é urubu". O Flamengo venceu o jogo por 2 a 1 e, a partir daí, o novo mascote consagrou-se, tomando o lugar do Popeye. O cartunista Henfil, rubro-negro, tratou de humanizá-lo em suas charges esportivas em jornais e revistas, e o Urubu tornou-se um mascote popular

Em 2000, o mascote do Flamengo ganhou um desenho oficial e um nome: "Samuca". No entanto, esse nome não se popularizou entre a torcida, que o continua chamando simplesmente de "urubu".

CORES

Apesar do vermelho e preto terem se tornado uma identidade muito forte quando o assunto é Flamengo, as primeiras cores do clube foram o azul, que representava a Baía da Guanabara, e o amarelo em nome das riquezas do Brasil. Mas devido ao azul e amarelo desbotarem com muita facilidade por causa da salinidade das águas da Baía da Guanabara e do sol, além da dificuldade na importação do tecido da França e da Inglaterra fizeram o clube adotarem as atuais cores. O vermelho e o preto se tornou padrão no Fla em 1896 e foram escolhidos cores do clube por conta da bandeira do Jockey Clube Brasileiro, que também tinha essas tonalidades.

BRASÃO

Os primeiros escudos faziam referência ao remo, esporte pioneiro do Flamengo. Os primeiros traços do formato atual só foi aparecer em 1912. De lá pra cá, algumas mudanças para modernização foi feita mas pouca coisa mudou.

FINANCEIRO

Em 2012, último ano de administração da presidente Patrícia Amorim, o clube tinha um déficit financeiro na casa dos 20 milhões de reais e, segundo o atual mandatário, sofria com falta de credibilidade. Ele herdou uma dívida de quase 800 milhões de reais – naquela época, a maior entre os clubes brasileiros. “Foi melhorando ano a ano”, conta o dirigente.

Em 2013, primeiro ano da atual gestão, o clube acumulou 273 milhões de reais, mas amargou déficit de 20 milhões. Em 2015, a receita bruta já era de 355 milhões, e o lucro foi de 130 milhões. No ano passado, em contas recém-fechadas, a receita chegOU aos 650 milhões e, o superávit, aos 145 milhões.

PATROCÍNIOS: R$ 99 MILHÕES

CONQUISTAS

PRINCIPAIS CONQUISTAS NO FUTEBOL

ELENCOS

FUTEBOL

OUTROS ESPORTES

O Flamengo esta presente também no basquetebol, futebol de areia, futebol americano, futebol feminino, ginástica artística, judo, natação, polo aquático, remo, show bol, tênis, voleibol, eSport

eSport: League of Legends

CONCIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

FLAMENGO. o clube. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: <http://www.flamengo.com.br/>. Acesso em: 31 outubro 2018.

FOOTPUB. Conheça a história que há por trás do escudo do Flamengo. São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.footbup.com.br/noticias/conheca-a-historia-que-ha-por-tras-do-escudo-do-flamengo/584/>. Acesso em: 31 outubro 2018