Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
O que é Medicina Veterinária?
A medicina veterinária é uma das muitas áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura das doenças dos animais e dos humanos em um contexto médico. Sendo a área de atuação do profissional de saúde animal/pública formado em uma Faculdade de Medicina Veterinária ou num Estabelecimento de Ensino Altamente Qualificado.
O curso de Medicina Veterinária é uma graduação de nível superior do tipo bacharelado, com duração média de 5 anos. A formação conta com atividades práticas e disciplinas teóricas na área da Saúde. Temas como ética, direitos dos animais, sustentabilidade e empreendedorismo também aparecem nos currículos programáticos desta graduação.
Nos últimos semestres do curso de Medicina Veterinária o estudante precisa fazer o estágio obrigatório (ou estágio supervisionado).
Nele, colocará em prática o que aprendeu e contará com a supervisão de um de seus professores e de um médico veterinário no local do estágio.
O currículo do curso de Medicina Veterinária varia bastante de acordo com a faculdade e a região. Em locais com vocação para determinadas indústrias, como a pecuária, por exemplo, pode ser que o curso tenha mais disciplinas ligadas a esta atividade.
Veja algumas disciplinas que você poderá encontrar no curso de Medicina Veterinária:
Anatomia
Animais Silvestres
Biologia
Biofísica
Bioquímica
Diagnóstico por Imagem
Direito e Legislação
Direitos Humanos
- Veterinária clínica e cirúrgica
- Agronegócio e produção animal
- Vigilância e inspeção
- Perícia na Medicina Veterinária
- Veterinária esportiva
- Saúde pública na Medicina Veterinária
- Pesquisa e desenvolvimento
- Medicina Veterinária e o Ensino
O Brasil é o país com mais médicos veterinários no mundo.
são mais de 84 mil profissionais em atividade. Apesar da grande quantidade de veterinários formados, o mercado de atuação é amplo e está em expansão.
O médico veterinário pode trabalhar como profissional liberal (em sua própria clínica ou hospital veterinário), ser empregado de instituições privadas, atuar na área acadêmica (como professor ou pesquisador em universidades)
A Medicina Veterinária faz parte das categorias de trabalhadores que contam com um Salário Mínimo Profissional definido por lei. A remuneração mínima que um veterinário pode receber está vinculada ao salário mínimo vigente no País e depende da jornada diária de trabalho:
Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos
Essa profissão está em alta e tem boas perspectivas de crescimento. Em meados da próxima década, a profissão não deve sofrer impactos negativos dos avanços das tecnologias na geração de oportunidades de trabalho.
A demanda pelos serviços tende a continuar crescendo, mas a renda que será gerada para o pagamento pode ser reduzida, desvalorizando o profissional.