Joana Gonçalves Ferreira nº19 12ºD
Conjunto de ações coordenadas, de âmbito extrahospitalar, hospitalar e inter-hospitalar, que resultam da intervenção ativa e dinâmica dos vários componentes do sistema de saúde nacional, de modo a possibilitar uma actuação rápida, eficaz e com economia de meios em situações de emergência médica. Compreende toda a atividade de urgência emergência, nomeadamente o sistema de socorro pré-hospitalar, o transporte, a receção hospitalar e a adequada referenciação do doente urgente/emergente.
Tendo como base o símbolo da ‘Estrela da Vida’, a cada uma das suas pontas corresponde uma fase do SIEM.
1ª Deteção: Corresponde ao momento em que alguém se apercebe da existência de uma ou mais vítimas de doença súbita ou acidente.
2ª Alerta: É a fase em que se contactam os serviços de emergência, utilizando o Número Europeu de Emergência - 112.
3ª Pré-Socorro: Conjunto de gestos simples que podem e devem ser efetuados até à chegada do socorro.
4ª Socorro: Corresponde aos cuidados de emergência iniciais efetuados às vítimas de doença súbita ou de acidente, com o objetivo de as estabilizar, diminuindo assim a morbilidade e a mortalidade.
5ª Transporte: Consiste no transporte assistido da vítima numa ambulância com características, tripulação e carga bem definidas, desde o local da ocorrência até à unidade de saúde adequada, garantindo a continuidade dos cuidados de emergência necessários.
6ª Tratamento na Unidade de Saúde: Esta fase corresponde ao tratamento no serviço de saúde mais adequado ao estado clínico da vítima. Em alguns casos excecionais, pode ser necessária a intervenção inicial de um estabelecimento de saúde onde são prestados cuidados imprescindíveis para a estabilização da vítima, com o objetivo de garantir um transporte mais seguro para um hospital mais diferenciado e/ou mais adequado à situação.
Ligar 112 - Chamar os serviços de emergência, préviamente à eventual ocorrência de PCR (paragem cardiorespiratória), aumenta a probabilidade de sobrevivência da vítima.
A Cadeia de Sobrevivência é composta por quatro elos de igual importância, que traduzem o conjunto de procedimentos vitais para recuperar uma vítima de paragem cardiorrespiratória.