Rigor acadêmico
Regras estabelecidas por escolas clássicas
Não rompe, totalmente, com arte acadêmica de raízes europeias
Principais artistas
Anita Malfatti, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia
Embora pouco entendida, sendo muito depreciada e reprovada por críticos da época, a Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renvoção de linguagem, propondo novas experiementações e liberdade de criação. Os pintores mostraram obras com identidade voltada para a cultura brasileira, valorizando os elementos étnicos, a luminosidade das cores e do clima tropical, as paisagens, a força do trabalho, as cidades e o cotidiano das pessoas.
O modernismo configurou uma nova forma de expressão. As pessoas se espantavam com as novas linguagens, mais livres e desprovidas das regras antes utilizadas. Um exemplo foi o trabalho da artista Anita Malfatti. Durante o período de estudos em Berlim, teve contato com o Expressionismo alemão. Suas pinturas chocaram, pois traziam elementos nunca antes vistos no país.
Parada Obrigatória 29
Entre em Ação p. 27
A Bossa Nova
O Tropicalismo
O Clube da Esquina
1960- Bahia
Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Tom Zé
Misturavam a cultura brasileira com as tendências externas e propuham uma inovação estética inspirada no Modernismo.
1950 - zona Sul do Rio de Janeiro
Compsitores - João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes
O termo "Bossa nova" significava Nova Tendência, ou seja, designava um tipo de samba que, posteriormente, incluiu elementos de estilos como o jazz e o choro, fazendo surgir uma nova consciência estética na Música Popular Brasileira.
1963 - Belo Horizonte
Milton Nascimento, Lô e Márcio Borges
Composições engajadas, mistura de sons e riqueza poética. As letras falam da aspereza do momento político do Brasil.
Originam-se das culturas africanas dese os tempos do Brasil colônia até a atualidade.
ritmo de origem indígena e africana com influências da cultura portuguesa
Pará - acompanhado de uma dança com movimentos que reportam às danças africanas. Os dançarinos usam figurinos que valorizam os movimentos e remetem aos trajes de agricultores euuropeus: saias rodadas e blusas de babados.