Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Aquilo Que Os Olhos Veem Ou O Adamastor
Todo começa quando Mestre João escreve as suas Crónicas...
-Mestro João (físico e astrólogo)
-Capitão
-Pêro e Diogo (marinheiros)
-Manuel
-Pai e Mãe de Manuel
-Ana (irmã de Manuel)
Era uma vez...
As CRÓNICAS de Mestre João
PRESENTE
-Mestre João encontra-se sentado a uma mesa escrevendo a sua cronica. Ouve-se o mar e o grasnar das aves. O físico relembra o tempo em que Manuel foi encontrado.
P. PERFEITO
-É de dia e situam-se em Angra de S. Brás. Um marinheiro tenta erguer um corpo inanimado. Vendo que não é capaz, chama Diogo e Nicolau que, com dificuldade, o arrastam para bordo.
-Manuel está estendido e agazalhado com u...
-Manuel está estendido e agazalhado com uma manta enquanto Mestre João lhe verifica os sinais vitais. De seguida, chama o capitão e pergunta-lhe se tem memorias do marinheiro e este disse-lhe que não tem a certeza, mas pensa que o rapaz possa ter sido deixado pelo alimirante Vasco da Gama. Manuel fala com grande esforço gritando pela Avantesma, mas o Mestre João suspeita que o rapaz esteja a delirar devido ás febres.
-Depois do sucedido o velho e capitao ficam a pens...
-Depois do sucedido o velho e capitao ficam a pensar que Manuel tenha visto a Avantesma e ficam admirados que o rapaz tenha escapado.
- Mestre João, acorda das suas lembranças e continua a escrever a sua crónica, duvidando que alguem acredite no sucedido. Escreve que conhece muito do mundo incluindo o que desconhece.
P.M.Q.P.
-Em casa do Manuel, encontram-...
P.M.Q.P.
-Em casa do Manuel, encontram-se todos, exceto o pai de Manuel, sentados à mesa. Comem pão e bebem água. Manuel tem 14 ou 15 anos e a irmã é mais nova. Durante a conversa, a mãe comenta com os filhos que o pai chega na barca. Por sua vez, Ana, a irmã de Manuel afirma que passado tanto tempo e tanta preocupação, irá finalmente voltar a ver o pai, Manuel aproveita também para dizer que teve um sonho no qual o barco onde o pai se encontra é devorado pelo mar e que ele próprio salva o prigenitor. A mãe fica aterrorizada e manda os filhos para o trabalho.
-No mesmo local entrou o pai de Manuel levando ...
-No mesmo local entrou o pai de Manuel levando às costas um saco de pano cheio de areia, pedrinhas e conchas de mares distantes. A mãe de Manuel, quando vê o marido, abraça-o chorando de emoção e pergunta-lhe se ele estava bem. Pede-lhe ainda para ele não voltar ao mar, mas o homem não concordava, afirmando ainda que se não fosse o mar não tinham dinheiro para comer.
-O pai de Manuel contou à família que ia morrendo ...
-O pai de Manuel contou à família que ia morrendo ao passar o Cabo das Tormentas dizendo que isso não aconteceu devido ao facto de ter sido salvo por um anjo da guarda. Contou também que engoliu imensa água salgada e que um enorme monstro marinho o puxou para o fundo. Ao ouvir aquilo, Manuel contou ao pai o sonho que tivera, fazendo a mãe ficar aterrorizada pedindo novamente ao marido que não tornasse ao mar.
TEMPO DO PERFEITO
-À conversa com Mest...
TEMPO DO PERFEITO
-À conversa com Mestre João, Manuel conta o seu sonho aterrorizador, adiantando que o Adamastor só descansaria quando o matasse. No entanto, o ouvinte não acredita em tal coisa.
TEMPO MAIS QUE PERFEITO
-Em casa, a mãe tenta convencer o filho a não embarcar, pois já corria o risco de ficar sem marido e não queria afastar-se do filho, devido ao mar ser traiçoeiro e perigoso.
TEMPO DO PERFEITO
-No decorrer da conversa,...
TEMPO DO PERFEITO
-No decorrer da conversa, o jovem relata que embarcou como artilheiro na frota do Almirante Pedro Álvares Cabral e, nessas viagens, visitou o Brasil.
-Manuel e Mestre João conversam no convés. O rapaz continua a achar ter morrido e ter atravessado o Purgatório. Afirma que ao 21º dia se deparou com homens muito morenos e vestidos de maneira estranha.
Entrou o capitão e ordenou a Manuel que ...
Entrou o capitão e ordenou a Manuel que vá virar a ampulheta, porque o seu turno já tinha começado. O capitão sai e termina a conversa. Antes de sair Manuel vira-se para Mestre João e questiona se a Avantesma será daquele Mundo.
-Mestre João continua a escrever a sua crónica
PRETÉRITO INDETERMINADO
-Decorre u...
PRETÉRITO INDETERMINADO
-Decorre uma tempestade e Manuel sítua-se no convés e quando se vira para trás depara-se com o Adamastor. Debate-se, mas sem sucesso. A tempestade acalma-se num local onde foi encontrado pelos marinheiros Diogo e Nicolau.
MORAL DA HISTÓRIA
Na nossa opinião, o Adamastor simboliza o medo que Manuel tem de perder o pai. Isto acontece pois este está a entrar na idade adulta e começa a pensar no futuro.
Podemos transmitir isto para a nossa vida, pensando nos percalços e estratégias que temos de arranjar na nossa fase da adulescência.
Afonso Santarém;
Joel Costa;
Nicole Pereira