Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Trabalho realizado por :
Gerson Gonçalves nº7 , 10ºct4
Helder Teixeira nº11 , 10ºct4
Tiago Nogueira nº26 , 10ºct4
Miguel Dias nº20 , 10ºct4
Para responder a este problema existem três teorias:
A Teoria da imitação diz que tudo o que é arte imita algo mas nem tudo o que imita algo é arte.
Meninas de dança obra de arte realizada por: Devi krishna
Obra de arte realizada por Louis Aston Knight - Sunlight and Shadow
Está objeção diz que facilmente encontramos objetos k são arte e não imitam algo.
Obra de arte realizada por Rita Caruzzo denominada de: Cores de Rita Caruzzo
A teoria da representação diz que tudo o que representa algo é arte.
Contudo nem todas as representações são imitações.
A objeção a teoria da representação diz que existem obras de arte, principalmente as abstratas que nos cosideramos arte, não representam algo e segundo esta teoria não deviam ser obras de arte.
Obra de arte reaizada por: Wassily Kandinsky - Black and Violet
Teoria expressivista
Para Tolstoi algo é arte quando alguem usa algo para exprimir sentimentos.
Para Tolstoi essa expressao de sentimentos tem os seguintes aspetos:
O retrato do doutor Gachet de Van gogh
Collingwood tambem considera que a arte é a expressão de sentimentos de forma clara, sentimentos esses que inicialmente estão no estado bruto e depois sao trabalhados pelo artista.
Collingwood tambem diferencia a verdadeira arte da falsa arte.
Para Colllingwood a falsa arte não visa a clarificação de estados emocionais porque segue um plano como é o exempo dos artesãos, ao contrario da verdadeira arte em que o artista não segue um plano porque inicialmente não sabe muito bem o que vai expressar, ou seja, um verdadeiro artista recorre à imaginação para clarificar os sentimentos.
metropolis de george grosz
Objeções á teoria expressivista
Ambas as teorias dizem que o artista tem de sentir o que exprime o que é implausivel porque em obras coletivas nem todos estão a sentir o mesmo, logo não seria arte, ou seja segundo esta teoria vamos excluir muitas obras de arte que consideramos arte.
Esta objeção diz que muitas vezes não sabemos o que realmente o artista pensou, logo não poderiamos dizer se as suas obras sao uma obra de arte ou não, o que é dificil de aceitar
Outra objeção a esta teoria diz que esta teoria exclui obras de arte destinadas a divertir como algumas comédias
Esta objeção objeta a ideia de que o artista clarifica emoções porque muitos artistas afirmam que procuram transmitir sentimentos brutos na sua obra
Teoria formalista
Para a teoria formalista a arte é o que tem uma forma significante, forma essa que chama a atenção e desperta o nosso interesse, de forma, a que se alterassemos ela deixava de nos chamar a atenção e perderia o interesse.
Obra de arte realizada por Eduardo Pla
A arte, como tem uma forma significante provoca uma emoção significante, que é diferente do que a teroia expressivista diz porque estamos a falar de emoção de quem está diante da obra de arte, que é o contrario de dizer que ela exprime algo.
A emoção estética é uma emoção diferente de alegria, tristeza e esperança, é uma emoção unica que so temos quando estamos perante uma obra de arte.
A primeira objeção diz que há objetos que são arte e não se destinguem visulamente do que não é arte.
A segunda objeção diz que é dificil explicar o que é a forma significante e se perguntarmos a um formalista o que é a forma significante eles vão dizer que está relacionado com a emoção estetica e se lhes perguntarmos o que é a emoção estetica eles vão dizer que esta relacionado com a forma significante, a teoria formalista da uma resposta circular.
Conclusão
Para concluir com este trabalho o nosso grupo decidiu defender a teoria formalista pois para algo ser arte necessita de ter uma forma significante, forma que chama a nossa atencão e caso fosse alterada perdiria o interesse