Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Prof. Wesley Alanis
É a mais mais!
+ industrializada.
+ urbanizada.
+ população.
+ PIB (riqueza).
+ infraestrutura.
A Região Sudeste é a que apresenta o maior crescimento urbano industrial, em especial pela presença de São Paulo e sua região metropolitana, além do Rio de Janeiro. Quase 60% da economia do país se verifica nessa região, onde a grande Belo Horizonte completa o quadro de desenvolvimento, sobretudo industrial e de recursos minerais.
Imagens da Avenida Paulista nos anos de 1911, 1976 e 2020.
Mapa em ANAMORFOSE
- CONCENTRA O MAIOR PIB - Produto Interno Bruto (soma de toda a riqueza acumulada durante um ano).
ALÉM DA INDUSTRIALIZAÇÃO:
- Maior setor de SERVIÇOS.
- Forte produção agropecuária.
- Exploração Mineral (mineração)
MG - cidades históricas (Ouro Preto).
A influência do carnaval no Rio e em São Paulo.
Rio de Janeiro - cidade mais visitada do Brasil.
São Paulo é o maior centro de eventos do Brasil.
Antes Café = Hoje Indústria
Aproveitamento da herança:
- infraestrutura (ferrovias e portos).
- capital (acúmulo de dinheiro).
- mão de obra qualificada (imigrantes).
Eixo Rio-São Paulo.
MEGALÓPOLE
Complexo Metropolitano Expandido.
Fuga das grandes indústrias para médias cidades do interior. Há uma grande disputa pela instalação dessas empresas, conhecida como “Guerra Fiscal” – troca de benefícios para atrair empresas.
Mares de Morros
O relevo de Mares de Morros, localiza-se no território brasileiro, especialmente na área dominada pelas serras e pelos Planaltos (Serra do Mar, da Mantiqueira, Espinhaço, Geral, Caparaó).
Devido ao grande processo de erosão, o topo desse relevo ficou arredondado, no formato de "MEIAS-LARANJAS".
Explorada desde a época da colonização pela extração do Pau-Brasil e, depois pelo cultivo de monoculturas como o café e a cana-de-açúcar, além de dar espaço para o grande crescimento urbano e industrial brasileiro, a Mata Atlântica foi reduzida, a apenas, 7% da sua cobertura original. Sem contar que a grande maioria dessas espécies são endêmicas, ou seja, só existem aqui e estão desaparecendo.
Dentre outros, o clima tropical predomina no litoral, com temperaturas altas e duas estações bem marcadas: o verão, chuvoso, e o inverno, seco. E nos planaltos, o clima tropical de altitude, com grandes variações de temperatura.
O Sudeste possui vários rios importantes, como o Rio Tietê, Rio Paraíba do Sul, Rio Paraná, Rio Doce, além da nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra, em Minas Gerais.
- Lixo (falta de saneamento básico).
- Ilhas de Calor.
- Enchentes.
- Favelização.
- Deslizamentos de encostas.
Ilhas de Calor – PROBLEMA AMBIENTAL (ANTRÓPICO-homem)
QUANDO - Ocorre durante o dia.
ONDE - É comum nos centros das grandes cidades.
MOTIVOS – Os centros das grandes cidades concentram muito: concreto, cimento, asfalto, vidro, areia, calçada, ferro... que acumulam muito calor durante o dia. Essa grande quantidade de calor acumulado se chama = Ilhas de Calor.
SOLUÇÃO – Plantar mais árvores nos centros das cidades..
As enchentes em dois tipos de causas principais: as naturais e as antrópicas, pois estamos falando de um fenômeno comum na natureza, mas que é intensificado pela ação humana (LIXO).
O deslizamento é um fenômeno comum em áreas de relevo acidentado, sobretudo nas encostas. Esse processo pode ocorrer em locais onde não há ocupação humana, no entanto, são mais comuns em terrenos onde houve a retirada da cobertura vegetal original, que é responsável pela consistência do solo e que impede, através das raízes, o escoamento das águas.
Fenômeno natural que auxilia a vida na Terra.