Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Profª. Sinara Farias
Enfermeira com experiência clínica no hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde- UECE
Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde- UECE
Pesquisadora no Grupo de Pesquisa cuidado clínico e educativo em adoecimento cardiovascular
MULTIPROFISSIONALIDADE
Justaposição de disciplinas distintas, em que os saberes especializados balizarão a atuação de cada profissional.
INTERPROFISSIONALIDADE
Noção do trabalho em equipe de saúde, marcado pela reflexão sobre os papéis profissionais, a resolução de problemas e a negociação nos processos decisórios, a partir da construção de conhecimentos, de forma dialógica.
(BATISTA, 2012)
Heart Team
O processo de tomada de decisões e informações médicas do paciente deve ser guiado seguindo os “quatro princípios” para a ética da saúde: a autonomia, beneficência, não maleficência e justiça.
A criação de uma equipe multidisciplinar tem o propósito de permitir decisão equilibrada, usando protocolos baseados em evidências concebidos em colaboração.
Estabelece a colaboração multidisciplinar entre as especialidades para proporcionar o melhor atendimento centrado ao paciente.
(GOMES; ALMEIDA; BRAILE, 2015)
SBCCV
O conceito do heart team está se expandindo e deve ser necessariamente também aplicado na decisão de indicação das novas tecnologias que estão chegando, com a abordagem multidisciplinar.
O paciente também deve ter participação ativa no processo de decisão terapêutica. A informação ao paciente precisa ser objetiva, imparcial e baseada em evidências científicas atualizadas, além de compreensível, acessível e consistente.
Os hospitais e instituições devem ser encorajados a formar equipes multidisciplinares que promovam o conceito de que o paciente deve estar no centro da atenção de toda equipe cardiológica.
O CASO DE DONA IRENE...
QUAIS PROFISSIONAIS COMPÕEM UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE?
Profissões consideradas da área da Saúde segundo o Conselho Nacional de Saúde (Resolução nº 287, de 8/10/98):
ASSISTÊNCIA SOCIAL
BIOLOGIA
- Atua no âmbito da produção e reprodução social, vinculado a políticas e programas sociais destinados ao segmento social, econômico e culturalmente excluído;
- No caso da Dona Irene...
FARMÁCIA
ED. FÍSICA
ENFERMAGEM
BIOMEDICINA
- Por meio da avaliação clínica diária do paciente, poderá realizar o levantamento dos vários fenômenos, seja na aparência externa ou na subjetividade da multidimensionalidade do ser humano. Igualmente poderá providenciar para que o paciente seja atendido nos mais diferentes segmentos da equipe de saúde e/ou de enfermagem.
- No caso da Dona Irene...
- Devido à natureza de risco que a doença cárdio-coronariana representa para o paciente cardiopata, o farmacêutico tem de se inteirar do perfil desta especialidade, das patologias, dos medicamentos e de seus mecanismos de ação, interações e efeitos colaterais, para exercer a assistência farmacêutica com segurança, técnica, ciência e humanismo;
- No caso da Dona Irene...
- É fundamental para o bom resultado de inúmeras iniciativas de prevenção e promoção da saúde, orientar a prática de atividades físicas respeitando características individuais e os limites de cada um, além de atuar em ações educativas e na avaliação de diversos indicadores de capacidade física;
- No caso da Dona Irene...
MEDICINA
FISIOTERAPIA
FONOAUDIOLOGIA
MEDICINA VETERINÁRIA
- Utiliza o exercício físico e a biomecânica como instrumentos de trabalho para eliminar ou reduzir limitações físicas e sociais causadas por afecções agudas e crônicas;
- No caso da Dona Irene...
- Identifica as possíveis alterações funcionais que interferem na fase oral e faríngea da deglutição.
- No caso da Dona Irene...
- Promover ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, atuando como promotor da saúde integral do ser humano.
- No caso da Dona Irene...
NUTRIÇÃO
ODONTOLOGIA
PSICOLOGIA
TERAPEUTA OCUP.
- Deve planejar as consultas clínicas de acordo com o risco individual preestabelecido. Consultas de curta duração e a limitação dos níveis de estresse e ansiedade, podem ser importantes para um trans e pós-operatório sem complicações.
- No caso da Dona Irene...
- Objetiva a independência nas áreas de ocupação, proporcionando melhor qualidade de vida e utilizando-se de técnicas e conservação de energia, simplificação de trabalho e, de adaptações para a execução das atividades significativas;
- No caso da Dona Irene...
- A avaliação nutricional é um processo sistemático, sendo o primeiro passo da assistência nutricional. Ela tem como objetivo obter informações adequadas, a fim de identificar problemas ligados à nutrição;
- No caso da Dona Irene...
- O atendimento psicológico pode também ser realizado por modalidade de Psicoterapia Breve, onde o terapeuta intervém através do esclarecimento, clareamento e resolução de focos específicos da
psicodinâmica do paciente, visando restabelecer equilíbrio psíquico previamente existente, e assim ultrapassar os obstáculos que se interpuseram a uma determinada meta de sua vida.
- No caso da Dona Irene...
Em sua formação, o treinando em Cardiologia deverá desenvolver/aperfeiçoar princípios éticos de comportamento em sua área de atuação. Os três princípios fundamentais são: o bem-estar do paciente, a autonomia e a justiça social.
- Coletar a história clínica de forma lógica e organizada.
- Reconhecer as diferenças práticas dos pacientes que deveriam estar em diferentes ambientes: pronto-socorro, consultório, unidade de internação, unidade de cuidados intensivos;
- Adaptar a anamnese ao tempo disponível, conforme demandas prioritárias do paciente.
-Saber ouvir o paciente e usar técnicas não verbais na obtenção de informação.
- Exame clínico completo, descrevendo as bases fisiológicas e fisiopatológicas para achados normais e anormais.
- Distinguir achados normais de achados patológicos no exame completo do aparelho cardiovascular.
Os membros de um grupo multiprofissional devem trabalhar de acordo com os limites e especificidades de sua formação, e respeitada esta especificidade, necessitam conhecer a ação individual de cada um dos outros membros. Além disso, cada local de trabalho deve adequar-se à sua realidade.
Portanto, a criação de um consenso de abordagem multidisciplinar das doenças cardíacas representa um avanço que deve necessariamente ser implementado, com o apoio dos médicos, hospitais e sociedades de especialidade, tornando novamente o paciente o objetivo primário da atenção e do tratamento médico, devendo ser o maior beneficiado pelas decisões clinicas tomadas em conjunto.
Batista NA. Educação interprofissional em saúde: concepções e práticas. Cad FNEPAS. 2012; 2:25-8.
Gomes WJ, Almeida RMS, Braile DM. Abordagem multidisciplinar das doenças cardíacas: o paciente como prioridade na decisão médica. Rev Bras Cir Cardiovasc. 2010;25(4).
Sociedade Brasileira de Cardiologia. IDiretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Processos e Competências para a Formação em Cardiologia no Brasil. Arq Bras Cardiol 2011; 96(5 supl.1): 1-24.
OBRIGADA!
E-mail: sinarafariasbc@gmail.com