Introduzione
Il tuo nuovo assistente di presentazione.
Perfeziona, migliora e personalizza i tuoi contenuti, trova immagini pertinenti e modifica le immagini più velocemente che mai.
Ricerche popolari
Antes da revolução Russa, que aconteceu em 1917, o sistema político que governava o pais desde o século XVI, era o Czarismo.
Tratava-se de uma forma de absolutismo, no qual o czar (imperador) concentrava nas suas mãos todos os poderes.
A Rússia vivia numa sociedade hierarquizada.
A Rússia, comparada aos outros países, encontrava-se muito atrasada economicamente. O que se refletia na vida social do país-
A agricultura era a principal atividade económica do país sendo principalmente artesanal logo tinha falta desenvolvimento.
A industrialização era pouco desenvolvida e concentrava-se nas principais cidades (Moscovo e São Petersburgo)
A Rússia transformou-se numa republica soviética.Isto é: os sovietes tinham mais poder do que a assembleia constituinte que era eleita pelo povo.
As medidas criadas pelo novo governo foram inspiradas no Marxismo-Leninismo que tinha como objetivo a ditadura do proletariado em que o operariado seria a classe dominante, retirando todo o poder à burguesia.
As medidas tomadas por Lenine levaram a Rússia a viver uma guerra civil (1918-1920). De um lado os defensores do regime parlamentar e do outro os defensores do comunismo.Com o agravamento da guerra civil Lenine teve que adotar uma política designada por "comunismo de guerra".
A guerra civil terminou em 1920 com a vitoria do exército vermelho, mas as sucessivas más colheitas deixaram o país arruinado.
Com isso surgiu a miséria e a fome fizeram aumentar a agitação social.
Com a NEP surgiu alguma iniciativa privada, o que contribuiu para o aumento da produção. Com isso as condições de vida da população melhoraram.
A revolução teve um grande impacto mundial pois foi com ela que começaram a surgir as ideias socialistas e comunistas, que a partir daí se expandiram pelo mundo. Com isto surgiram em vários países partidos comunistas.